25 de outubro de 2025

‘Maranhão no Campo’ recebe secretário Fábio Gentil

Convidado falou sobre as novas ações voltadas à agricultura familiar no estado

‘Maranhão no Campo’ recebe secretário Fábio Gentil

Secretário Fábio Gentil conversou com Mário Porto

Agência Assembleia

O programa ‘Maranhão no Campo’, exibido neste sábado (25), pela TV Assembleia, abordou as novas ações voltadas à agricultura familiar no estado. O apresentador Mário Porto recebeu o secretário de Estado da Agricultura Familiar (Sagrima), Fábio Gentil, que apresentou as políticas públicas em desenvolvimento para fortalecer o setor e detalhou o programa Tempo de Semear, considerado o maior programa social do Nordeste voltado aos pequenos produtores.

Durante a entrevista, Fábio Gentil ressaltou a importância de aproximar o governo dos agricultores e garantir autonomia na produção.

“Quando assumi a secretaria, entendi que era preciso nos aproximar do produtor. O Tempo de Semear é fruto de um estudo cuidadoso. Mesmo com a doação de sementes, é necessário fornecer subsídios para o plantio. Por isso, o programa oferece um cartão de débito no valor de R$ 2 mil, que permite ao agricultor escolher as sementes que deseja e demais investimentos. Vamos às cidades entregar os cartões pessoalmente, valorizando quem vive do campo”, destacou o secretário.

Segundo Gentil, o programa vai além do incentivo financeiro, pois a Sagrima acompanhará todo o processo, desde a entrega dos cartões até a produção e o resultado das colheitas. “A Sagrima vai fiscalizar desde a entrega até a produção, observando como o agricultor prosperou. Queremos dar condições reais de crescimento a quem trabalha na terra”, completou.

Uma das novidades anunciadas pelo secretário é a ampliação do Tempo de Semear para as quebradeiras de coco, com a meta de atender mais de mil beneficiárias em todo o Maranhão. A iniciativa busca apoiar essas trabalhadoras com recursos, promovendo geração de renda e sustentabilidade.

O secretário também destacou o compromisso do Governo do Estado em oferecer condições concretas para o fortalecimento do setor. “Por meio de programas como o Tempo de Semear, o Maranhão reafirma seu apoio à agricultura familiar, reconhecendo o valor dos agricultores e impulsionando o desenvolvimento econômico e social nas comunidades rurais”, concluiu.

O programa ‘Maranhão no Campo’ é apresentado por Mário Porto e vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Max TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Assista ao programa na íntegra:

Mais notícias

‘Em Discussão’ detalha avanços do trabalho da Defensoria Pública do Maranhão para a população em todo o estado

A 1ª subdefensora-geral da DPE, Cristiane Marques Mendes, destacou, entre outras ações e projetos, o mutirão da Carreta…

Diário da Manhã’ destaca a 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar, que começará neste domingo

O secretário-adjunto da SAF, Ricarte Almeida, anunciou, no programa, a participação, além do Maranhão, dos estados do Piauí,…

“Perucas que Curam”, projeto que devolve autoestima a mulheres em tratamento oncológico, é tema do ‘Café com Notícias’

Projeto, criado pela cabeleireira Rose Gonçalves, devolve a autoestima a mulheres e crianças em tratamento contra o câncer;…

Deputada Daniella lidera articulação que garante amparo a crianças órfãs do feminicídio

Medida do Ministério Público acolhida pelo governador Carlos Brandão propõe auxílio mensal a menores de idade

Cláudio Cunha destaca ações do governo estadual na Baixada e litoral

Parlamentar ressaltou a importância das iniciativas executadas nas cidades de Apicum-Açu, Cedral e Central do Maranhão

Ana do Gás resgata desafios da segurança pública e reconhece trabalho de policiais

Parlamentar respondeu às críticas do deputado Carlos Lula

Sindsalem realiza XVI Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão

Evento tem como tema “Impostos e Arrecadação: como isso impacta nossas vidas” e reúne servidores e especialistas em…

‘Café com Notícias’ – Promotora de Justiça aborda direitos de órfãos de vítimas de feminicídio

Projeto elaborado pelo Ministério Público garante os direitos não só financeiros, mas também acompanhamento e apoio psicológico e…