01 de julho de 2025
Mical Damasceno repercute lançamento de programas na área da saúde em Viana
A deputada disse que fez um levantamento juntamente com a diretoria do Hospital Regional para saber quais são os serviços essenciais dessa unidade

Agência Assembleia
A deputada Mical Damasceno (PSD) repercutiu, na sessão desta terça-feira (01), o lançamento oficial, na segunda-feira (30), dos programas “Semeando Saúde” e “Autoestima é Saúde”, realizado na cidade de Viana, com a destinação de R$ 2 milhões de emenda parlamentar de sua autoria.
A parlamentar relatou que destinou os recursos para o Hospital Regional Dr. Antônio Hadade, com o intuito de ajudar nesses programas. Mical disse ainda que fez um levantamento juntamente com a nova diretoria regional para saber quais são os serviços essenciais nessa unidade que atende 11 municípios da Baixada Maranhense.
“Estou falando com o coração transbordando de gratidão e alegria. Vivemos um momento histórico, diria profético e transformador, com o lançamento oficial desses programas. Nós detectamos a necessidade de ofertarmos consultas oftalmológicas e óculos, por isso incluímos o serviço no programa “Semeando Saúde”, além de cirurgias de catarata e pterígio, atendimento odontológico, como extrações e restaurações; cirurgias de laqueadura também”, disse.
De acordo com a deputada, vão ser levados também, por meio do programa “Semeando Saúde”, exames como endoscopia, mamografia e ultrassonografia, além de contar com um estomatologista, cirurgião-dentista especializado no diagnóstico e tratamento de doenças da boca, incluindo lábios, língua, gengivas e ossos maxilares.
Ainda segundo Mical Damasceno, por meio do programa ‘Autoestima é Saúde’ será levado atendimento de saúde para as pessoas que têm deformações na orelha ou nariz, por exemplo, ou mulheres com mamas muito grandes.
“Houve um avanço depois que a nova direção do Hospital Regional assumiu, há cerca de três meses. Fico feliz, porque nós já sentimos essa mudança. Existia uma demanda reprimida de cirurgias desde março de 2024, que era acompanhada pela promotora de Justiça de Viana, e essa fila nunca acabava, mas, graças a Deus, dentro desses três meses, zeramos a fila realizando cirurgias em 24 horas”, frisou.
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…