12 de fevereiro de 2025

Inscrição aqui: Minicurso sobre Controle de Constitucionalidade marca celebrações aos 190 anos da Assembleia

Haverá palestra magna ministrada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho

Inscrição aqui: Minicurso sobre Controle de Constitucionalidade marca celebrações aos 190 anos da Assembleia

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) promove, no dia 17 de fevereiro, o minicurso “Controle de Constitucionalidade no Maranhão: aspectos históricos, práticos e desafios contemporâneos”. A iniciativa faz parte das comemorações pelos 190 anos da Casa e 35 anos da Constituição Estadual.

O evento será realizado no Auditório Fernando Falcão, nos turnos da manhã e tarde, e tem como objetivo aprofundar a discussão sobre os principais aspectos do controle de constitucionalidade no estado.

A programação contará com uma palestra magna ministrada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho. Além disso, atuarão como facilitadores o juiz de Direito Auxiliar em São Luís, Paulo Brasil Menezes, doutor em Direito do Estado (USP), mestre em Direitos Fundamentais (UGR/Espanha) e em Direito Constitucional (IDP); e o consultor legislativo de Direito Constitucional da Assembleia Legislativa, Anderson Rocha, especialista em Direito Constitucional e em Direito Administrativo (LFG/Anhanguera),  mestrando em Direito (Unoesc/Chapecó-SC), autor da obra “Esquematização e Comentários (artigo por artigo) ao Regimento Interno da Alema”.

A diretora da Escola do Legislativo (Elema), Silvana Leal, destacou a importância do evento. “Será um momento de reflexão sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelo estado do Maranhão, a partir de uma perspectiva histórica, tendo como principal ponto de fluxo os diversos mecanismos de controle existentes e a atuação dos órgãos jurisdicionais, aspectos que serão retratados pelos palestrantes”, afirmou.

Como fazer para participar

O minicurso é destinado ao público interno e externo da Assembleia, com especial atenção a representantes de instituições de ensino e demais poderes do Estado.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas via Google Forms, por meio de link disponível no site da Alema, na intranet da instituição e nos perfis oficiais do Instagram da Assembleia (@assembleiama) e da Escola do Legislativo (@escoladolegislativo.ma).

Com carga horária de oito horas, o evento concederá certificados de participação, que serão enviados aos participantes pelo e-mail informado no ato da inscrição.

Mais notícias

‘Mais Saúde’ alerta para importância de cuidados profissionais com a saúde mental

Psicólogo Mauro Sérgio Brandão Júnior ressaltou o aumento no número de afastamentos no trabalho devido a quadros de…

Sancionada lei fruto de PL de Rodrigo Lago que protege mulheres vítimas de violência

Parlamentar comemorou a sanção e destacou a relevância da medida

‘Maranhão no Campo’ repercute temas debatidos na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente

Secretária adjunta de Recursos Ambientais da Sema, Oquerlina Costa, foi a entrevistada desta edição no programa

‘Em Discussão’ aborda políticas públicas para comunidades tradicionais do Maranhão

Secretária adjunta de Promoção do IDH Sedihpop, Kelly Araújo ressaltou que órgão é responsável pela articulação da estratégia…

Gabinete Social do deputado Catulé Júnior realiza aula inaugural de Ritbox

De acordo com parlamentar, ação atendeu a pedido de mulheres em Caxias. Aulão foi comandado pela coach Andressa…

‘Diário da Manhã’ – Jornalista Nonato Reis fala sobre lançamento de seu novo livro

“Vida de Oficial... Era só uma intimação” será lançado na terça-feira (25), às 10h, no Fórum do Calhau,…

‘Café com Notícias’ destaca Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Secretaria adjunta de Estado de Igualdade Racial, Socorro Guterres falou sobre a data, definida pela ONU em 1966

Carlos Lula reforça apoio à criação da Frente Parlamentar da Primeira Infância no Maranhão

O deputado destacou a importância de políticas públicas para crianças de zero a seis anos e a necessidade…