15 de outubro de 2025

Neto Evangelista destaca atuação decisiva no resgate de criança sequestrada pelo pai em São José de Ribamar

O deputado relatou sua atuação direta no resgate da criança, após ter sido procurado pela mãe do menor, e elogiou o serviço de inteligência da Polícia Civil, que identificou rapidamente o paradeiro do suspeito

Neto Evangelista destaca atuação decisiva no resgate de criança sequestrada pelo pai em São José de Ribamar

Neto Evangelista relatou o desfecho do resgate da criança, informando que a Secretaria de Segurança do Maranhão atuou de forma ágil e eficiente

Agência Assembleia

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quarta-feira (15), o deputado estadual Neto Evangelista (União) relatou sua atuação direta no resgate de uma criança de um ano e meio, que havia sido sequestrada pelo próprio pai, no município de São José de Ribamar, com o objetivo de chantagear a mãe.

O parlamentar explicou que foi procurado pela mãe da criança há cerca de 15 dias, após o pai fugir com a menina e dizer que deixaria o país, afirmando que a mãe só teria a filha de volta se retomasse o relacionamento com ele.

“A primeira providência foi solicitar, na Vara de São José de Ribamar, a guarda unilateral da mãe, concedida pela Justiça, seguida do pedido de busca e apreensão da criança. Com a decisão judicial em mãos, acionei a Secretaria de Segurança Pública do Estado, que atuou de maneira ágil e eficiente”, disse Neto Evangelista.

Segundo o deputado, o serviço de inteligência da Polícia Civil do Maranhão identificou rapidamente o paradeiro do suspeito em Ponta Porã (MS). Ao constatar que ele havia cruzado a fronteira para Pedro Juan Caballero, no Paraguai, foi necessário o apoio da Polícia Federal, que acionou as autoridades paraguaias para efetuar a busca internacional.

A criança foi localizada, extraditada para o Brasil, entregue ao Conselho Tutelar de Ponta Porã e, posteriormente, à Vara da Infância do município. Com apoio do Governo do Estado, a mãe foi encaminhada ao Mato Grosso do Sul para reencontrar a filha, que hoje está em segurança.

“Se o sistema de segurança pública do Maranhão não agisse com rapidez e eficiência, essa criança poderia nunca mais ter voltado para sua mãe”, afirmou Evangelista, ao parabenizar o secretário de Segurança Pública, Maurício Ribeiro, e o governador Carlos Brandão pela condução exemplar do caso.

Acerto na Segurança Pública

Ainda em seu pronunciamento, o deputado ressaltou o trabalho da Secretaria de Segurança no combate ao tráfico de drogas no Maranhão, destacando apreensões que ultrapassam R$ 10 milhões em entorpecentes. Segundo ele, as ações têm impacto direto na redução da violência.

“Quando você tira a droga de circulação, você quebra financeiramente as facções. Esse é o caminho certo”, reforçou o parlamentar, ao defender a continuidade das operações e elogiar a política de enfrentamento às drogas adotada pelo Governo do Estado.

Mais notícias

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios

Psicóloga alerta, no ‘Diário da Manhã’, sobre o aumento do tabagismo e a importância do exercício físico para a saúde mental

Segundo Miryan Lacerda, o uso do cigarro comum e eletrônico é altamente prejudicial, pois causa dependência química e…

Neurologista destaca, no ‘Café com Notícias’, os avanços do Maranhão no combate e tratamento do AVC

O coordenador do Programa Cada Segundo Importa, Marcone Moreno, afirmou que, reconhecer os sintomas do Acidente Vascular Cerebral…

Café com Notícias destaca importância do procedimento legal para entrega voluntária de bebês à adoção

Programa recebeu a coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Tereza Feitosa

Aprovado projeto que prevê reestruturação da carreira da Defensoria Pública no Maranhão

Projeto altera a Lei Complementar 19, de 11 de janeiro de 1994