07 de agosto de 2025
Os 19 anos e avanços da Lei Maria da Penha são destaque no ‘Diário da Manhã’
De acordo com a assessora da Casa da Mulher Brasileira, Renata Memória, um dos avanços da lei é que, hoje, os homens que agridem mulheres não são punidos só legalmente, mas também nas esferas social e profissional

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
A assessora da Casa da Mulher Brasileira, a advogada Renata Memória, falou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta quinta-feira (7), sobre os 19 anos de criação da Lei da Maria da Penha, comemorados nesta data. O programa tem transmissão simultânea da TV Assembleia.
A especialista, na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, lembrou os avanços trazidos pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que foi promulgada exatamente há 19 anos. Ela afirmou que a legislação é reconhecida internacionalmente como uma das mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres, por meio de medidas protetivas e instrumentos legais para garantir a segurança e a dignidade das vítimas.
Naturalização
De acordo com Renata Memória, os casos que ainda são registrados de agressões contra as mulheres, não só no Maranhão, mas em todo o Brasil, são reflexos da naturalização da violência, situação que já vem sendo transformada, lembrando que antes da Lei Maria da Penha, a mulher não tinha opção e que, atualmente, estão sendo vítimas de feminicídio as mulheres que não acessaram seus direitos por conta de uma extrema naturalização.
“O maior rigor nas punições dos homens que comentem agressões contra mulheres contribuiu diretamente para mudar a realidade, que resultava em diversas vítimas. Hoje, os homens são punidos por praticar violência contra as mulheres, mas não só uma punição no sistema legal. Os agressores sofrem outras sanções, como, por exemplo, impossibilidade de serem contratados para determinados empregos” explicou.
A gestora informou, também, que a campanha Agosto Lilás está em ação e que é um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Em âmbito federal, a campanha tem como tema “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, que reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Eric Costa defende solução para problema de demarcação de terras indígenas em Barra do Corda
Parlamentar disse que famílias não invadiram território, mas foram assentadas por um governo que fez todo o procedimento
Yglésio defende criação de redes de proteção à pessoa com alcoolismo nos 217 municípios do MA
Yglésio assinalou que muitas pessoas, inclusive de grande capacidade, são silenciosamente afastadas do círculo de amizade porque são…
Solange Almeida destaca avanços no município de Igarapé do Meio em diversas áreas
Parlamentar ressaltou que a cidade vem se destacando com ações voltadas à inclusão, ao cuidado com os idosos…
Fred Maia destaca, no ‘Diário da Manhã’, sua atuação parlamentar e agradece ao Governo do Estado por ações em municípios
Parlamentar falou de sua alegria em estar de volta à Assembleia e poder continuar a trabalhar, principalmente, na…
Alunos da Creche-Escola Sementinha recebem aplicação de flúor e dicas sobre higiene bucal
Ação, realizada em parceria com a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO), visa a prevenção da cárie…
Deputado Adelmo Soares participa de agenda intensa em Caxias com ações em educação, cultura e saúde
Parlamentar acompanhou o governador Carlos Brandão na inauguração do Centro de Estudos em Ciências da Saúde da UEMA,…
Corrida promovida pelo deputado Davi Brandão reúne milhares de pessoas em Bacabal
A competição teve a participação de mais de 1.600 atletas em várias categorias e distribuiu mais de R$…
Saúde mental das crianças é tema do ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira
A psicóloga infantil Janicelma Fernandes mostrou a importância de os pais perceberem as mudanças de comportamento, evitar agenda…