07 de agosto de 2025

Os 19 anos e avanços da Lei Maria da Penha são destaque no ‘Diário da Manhã’

De acordo com a assessora da Casa da Mulher Brasileira, Renata Memória, um dos avanços da lei é que, hoje, os homens que agridem mulheres não são punidos só legalmente, mas também nas esferas social e profissional

Os 19 anos e avanços da Lei Maria da Penha são destaque no ‘Diário da Manhã’

O apresentador Henrique Pereira entrevista a advogada Renata Memória

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

A assessora da Casa da Mulher Brasileira, a advogada Renata Memória, falou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta quinta-feira  (7), sobre os 19 anos de criação da Lei da Maria da Penha, comemorados nesta data. O programa tem transmissão simultânea da TV Assembleia.

A especialista, na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, lembrou os avanços trazidos pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que foi promulgada exatamente há 19 anos. Ela afirmou que a legislação é reconhecida internacionalmente como uma das mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres, por meio de medidas protetivas e instrumentos legais para garantir a segurança e a dignidade das vítimas.

Naturalização

De acordo com Renata Memória, os casos que ainda são registrados de agressões contra as mulheres, não só no Maranhão, mas em todo o Brasil, são reflexos da naturalização da violência, situação que já vem sendo transformada, lembrando que antes da Lei Maria da Penha, a mulher não tinha opção e que, atualmente, estão sendo vítimas de feminicídio as mulheres que não acessaram seus direitos por conta de uma extrema naturalização.

“O maior rigor nas punições dos homens que comentem agressões contra mulheres contribuiu diretamente para mudar a realidade, que resultava em diversas vítimas. Hoje, os homens são punidos por praticar violência contra as mulheres, mas não só uma punição no sistema legal. Os agressores sofrem outras sanções, como, por exemplo, impossibilidade de serem contratados para determinados empregos” explicou.

A gestora informou, também, que a campanha Agosto Lilás está em ação e que é um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Em âmbito federal, a campanha tem como tema “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, que reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube. 

Mais notícias

Jogos Escolares Maranhenses 2025 são tema de entrevista do ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira

Com a participação de 7 mil estudantes, os JEMs seguem até o próximo dia 23, consolidando-se como um…

Adelmo Soares comemora sanção de lei que trata de divulgação de informações para prevenir diabetes

Ele frisou que o pré-diabetes é uma condição de saúde que indica risco de desenvolver diabetes tipo 2,…

Assembleia aprova diretrizes para incentivo à inserção de mulheres no mercado digital

Proposta objetiva promover a igualdade de oportunidades, o empoderamento econômico feminino e a inovação tecnológica

‘Saúde & Bem-Estar’ destaca os benefícios da orientação de um fonoaudiólogo durante a amamentação  

Durante entrevista ao programa, Victor Figueiredo também falou sobre a campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno

Ambientalista José Carlos Arouche fala sobre sua nova obra ao ‘Diário da Manhã’

Livro “O Ambientalista Prático” será lançado neste sábado, na 2° Feira do Livro do Itaqui- Bacanga

No ‘Café com Notícias’, coordenadora do Mobiliza São Luís convida empreendedores para o evento

Inscrições estão sendo realizadas até esta quinta-feira,7, para o movimento, que reunirá empreendedores da cultura, economia solidária e…

Eric Costa defende projeto que institui Estatuto Estadual do Conselheiro Tutelar do Maranhão

Ele explicou que o PL, de sua autoria, visa fortalecer a rede de proteção das crianças e adolescentes…

Adelmo Soares reforça caráter municipalista da gestão de Carlos Brandão

Em seu pronunciamento na Alema, o parlamentar afirmou que o governo do estado tem levado ações aos 217…