22 de novembro de 2024
Othelino comanda oposição contra aumento do ICMS e anuncia judicialização do reajuste
Othelino Neto encaminhou votação contra a aprovação do projeto que aumentou a alíquota de ICMS
Assecom/ Dep. Othelino Neto
O deputado estadual Othelino Neto (SDD) votou contra o projeto do governo Carlos Brandão que aumenta a alíquota de ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços) de 22% para 23% em sessão que durou mais de seis horas nesta quinta-feira (21). Ele liderou uma oposição de nove parlamentares, na Assembleia Legislativa do Maranhão, que se posicionaram pelo enfrentamento ao Palácio dos Leões. “Vamos entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade e lutar até o fim”, anunciou o ex-presidente da Casa.
Votaram também contra a elevação da carga tributária do estado, além de Othelino Neto, os deputados Fernando Braide (PSD), Francisco Nagib (PSB), Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Rodrigo Lago (PCdoB), Ricardo Rios (PCdB), Leandro Bello (Podemos) e Wellington do Curso (Novo). Nos dias em que antecederam a votação, diversas entidades empresariais reagiram ao projeto do governo, repudiando o aumento da alíquota.
Na tribuna, o deputado reforçou a denúncia de que, nesta quinta-feira (11), pessoas, entre empresários e visitantes, foram barradas e tiveram dificuldade de acesso à Assembleia, no início da manhã, para não presenciarem a votação de projetos do governo, como o que aumentou o ICMS. Os deputados Carlos Lula e Rodrigo Lago também denunciaram a atitude antidemocrática que, logo após as reclamações, foi revista.
Durante a sessão, o deputado foi à tribuna para discutir requerimento de urgência que visava votar projetos do governo com o objetivo de prejudicar a economia e o consumidor maranhenses, como o que aumentou o ICMS. “Encaminhei contra porque precisamos discutir amplamente pautas tão delicadas”, frisou.
Othelino Neto encaminhou votação contra a aprovação do projeto que aumentou a alíquota de ICMS. Destacou várias manifestações de entidades empresariais de classe, repudiando o teor do projeto do governo enviado para a Assembleia Legislativa.
“Nem as inúmeras manifestações de repúdio das entidades empresariais sensibilizaram o governador Carlos Brandão que determinou agora a aprovação do projeto que aumentou, mais ainda, a alíquota do ICMS e mete a mão no bolso e na cara do cidadão maranhense”, afirmou o deputado.
Segundo Othelino, a Assembleia Legislativa aprovou três projetos. Dois deles são o refinanciamento de dívida com o Bank of America, não paga pelo governo e que compromete o estado por mais 30 anos, e o que aumenta a alíquota do ICMS, já uma das mais altas do Brasil.
“É inadmissível que, em vez de cortar despesas, o governo prefira aumentar impostos, prejudicando, ainda mais, o povo do Maranhão. Estamos tomando medidas para impedir essa injustiça”, comentou o deputado.
Mais notícias
‘Contraplano’ debate direitos da pessoa idosa e alerta para golpes e violência
Entrevistados foram o delegado Antônio Sobrinho e o promotor Alenilton Santos
Carlos Lula denuncia novas taxas no Detran-MA e alerta para perda do caráter inclusivo do programa
Deputado denuncia novas taxas no Detran-MA e alerta para perda do caráter inclusivo do programa
Junior Cascaria destaca agenda com o governador Carlos Brandão em Açailândia
Parlamentar afirmou que foi uma semana de muito trabalho e avaliou como extremamente produtiva a série de compromissos…
Projeto Horta Escolar como Meio de Promoção da Educação é destaque no ‘Sustentabilidade na Prática’
Por meio de atividades práticas, os professores da rede estadual Raimundo Barata e Elivonete Vilhena transformam os estudantes…
‘Café com Notícias’: Procon-MA atua para coibir aumento abusivo de tarifas por aplicativos de transportes
Prática estaria ocorrendo principalmente durante greve dos rodoviários em São Luís e o órgão já ingressou com Ação…
Revista Maranhão aborda “Operação Carnaval” com major do Corpo de Bombeiros
O militar detalhou o planejamento e a execução das medidas adotadas pelo sistema de segurança para o Carnaval…
‘Pautas Femininas’ destaca ações da Defensoria Pública voltadas para mulheres
Defensora Cristiane Marques foi a convidada do programa
Vagas oferecidas pela UFMA pelo Sisu são tema do ‘Em Discussão’
Universidade federal maranhense é a nona do Brasil em oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada; são…