20 de fevereiro de 2026
“Papo Cidadão” aborda programa trabalho jovem e campanha de doação de sangue
Entrevistados foram o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, e a assistente social do setor de captação de doador voluntário de sangue e medula óssea, Frassinete Santos Araújo
Nesta sexta-feira (20), o programa ‘Papo Cidadão’, apresentado pela jornalista Milena Dutra, na Rádio Assembleia (96,9 FM), entrevistou o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, e a assistente social do setor de Captação de Doador Voluntário de Sangue e Medula Óssea, Frassinete Santos Araújo.
O secretário abordou, dentre outros assuntos, o Programa Trabalho Jovem. Já a assistente social deu detalhes do programa de Doação de Sangue.
Avanços
Antes de detalhar o que é o programa Trabalho Jovem, Júnior Marreca destacou que, ano passado, no terceiro trimestre, o Maranhão teve o melhor PIB do Brasil, alcançando 4.2%, contrapondo o Nordeste com 2.4% e o Brasil com 1.8%.
“No acumulado do ano, a gente chega a quase 4% do PIB. Isto demonstra um governo de visão, trabalho e de desenvolvimento, que é o governo de Carlos Brandão. Os institutos que avaliam dizem que os números são incontestáveis. Alcançamos também mais de 30 mil empregos formais, sendo o terceiro melhor do Nordeste e o quinto do Brasil”, destacou.
Programa Trabalho Jovem
Na sequência, o secretário explicou que o Trabalho Jovem é um programa de governo que dá oportunidade aos jovens de terem o primeiro emprego e pessoas de 17 a 25 anos que estejam cursando o Ensino Médio, Técnico, Superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial.
“É um programa que dá oportunidade aos jovens de terem o primeiro emprego. É desenvolvido desde 2021. Já ofertamos mais de 15 mil vagas. Oferecemos uma bolsa no valor de R$ 600,00, por um período de oito meses”, afirmou.
Júnior Marreca disse que, ano passado, foram oferecidas duas mil vagas para o setor público e quatro mil para a iniciativa privada, e que as inscrições iniciaram dia 9 de fevereiro, e se estendem até 9 de março.
“Este ano, também oferecemos o mesmo quantitativo. Por sorteio, serão ofertadas duas mil vagas para o setor público. E as quatro mil são para as quase mil empresas que participam do programa. Temos um banco de dados dentro do programa. É a empresa que escolhe o candidato de acordo com sua necessidade”, ressaltou.
Doação de sangue
Frassinete Santos esclareceu que podem doar sangue pessoas acima de 50 kg entre 16 e 17 anos, acompanhados por um dos pais, e, a partir dos 18 anos até os 70, sendo que ela precisa doar antes dos 60.
“Doar sangue é um gesto simples e muito nobre. E é um gesto que beneficia a saúde do doador porque, no ato da doação, se pesquisa as possíveis doenças que o doador possa ter. Doar sangue é pensar na vida do outro. É deixar falar o coração. A voz do coração é a voz de Deus”, afirmou.
A assistente social explicou que a pessoa que quer doar deve se dirigir ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão ( Hemomar) e fazer seu cadastro de doador.
“A pessoa passa por duas triagens: uma hematológica e outra clínica. Na hematológica é feita a verificação da pressão e o peso. A clínica consiste numa série de perguntas básicas que, inclusive, indagam sobre a sexualidade do doador. A pessoa não deve nem mentir e nem omitir informação nenhuma”, esclareceu.
Mais notícias
Helena Duailibe participa da inauguração do CAPS AD III no João Paulo
Parlamentar destacou a importância do novo equipamento de saúde para a região
‘Diário da Manhã’ destaca sucesso dos programas ‘Mais Renda’ e ‘Minha Renda’ no Carnaval 2026
Beneficiários dos programas, desenvolvidos pelo Governo do Estado, tiveram ampla oportunidade para comercializar seus produtos em circuitos carnavalescos,…
Gestora do Unicef detalha, no ‘Café com Notícias’ projeto de redução da evasão escolar
Por meio de ações estruturantes, desenvolvidas com apoio de parceiros, o Fundo busca motivar jovens a estudarem e…
Deputado Adelmo Soares fortalece retiros religiosos com a entrega de 300 cestas básicas
Ação do Programa Mesa Compartilhada beneficiou 20 igrejas dos municípios de Caxias, Aldeias Altas e São João do…
Osmar Filho intensifica agenda no Carnaval entre São Luís e interior do Maranhão
Deputado destacou o impacto econômico da folia, participou de celebrações em Matinha e Cajari e reforçou apoio à…
Catulé Júnior reúne milhares de foliões em Caxias com o bloco “Tá chegando a hora!”
Centro Histórico da cidade foi tomado por uma verdadeira multidão que atendeu ao convite do parlamentar
Socorro Araújo destaca, no ‘Diário da Manhã’, o crescimento do turismo no Maranhão
Investimentos do Governo do Estado em festas, como o Carnaval e o São João, e em segurança, têm…
Programa ‘Mais Saúde’ destaca papel dos profissionais de Educação Física na promoção de mudanças de vida
Denise Martins ressaltou que a atividade física deve ser encarada como ferramenta essencial de prevenção e cuidado contínuo