01 de agosto de 2025

Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia,  é destaque no ‘Diário da Manhã’ 

Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do mundo

Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia,  é destaque no ‘Diário da Manhã’ 

Henrique Pereira conversou com o professor Fábio Aurélio no programa desta sexta-feira

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas

O programa ‘Diário da Manhã’, desta sexta-feira (1°), transmitido, simultaneamente pela Rádio e TV Assembleia, recebeu o professor Fábio Aurélio, coordenador de Robótica do IEMA ( Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão). Em entrevista ao jornalista Henrique Pereira, ele falou sobre um grupo de alunos que visitarão a Coreia do Sul para participar do evento Roboworld Cup FIRA 2025.

“Oito estudantes do IEMA dos municípios de Bacabal, Pindaré-Mirim e São Luís foram selecionados para participar da FIRA, que é um evento anual de robótica e reúne as melhores equipes do mundo. Desde 2017, o IEMA participa desse evento. Esta é a nossa sétima viagem internacional representando o Maranhão e sempre conquistando pódio”, relatou o professor.

A edição de 2024 aconteceu em São Luís, onde as equipes do IEMA conquistaram três pódios das quatro modalidades que participaram. Ainda de acordo com o coordenador, os alunos conquistaram títulos à frente de países como Estados Unidos, Rússia e Coreia. 

“O governador Carlos Brandão entendeu a importância dessa oportunidade única para estudantes maranhenses de escolas públicas, alguns da zona rural, e tem incentivado essa iniciativa. Estamos levando para o evento as melhores tecnologias e estruturas, com todo o apoio necessário disponibilizado pelo Governo do Estado”, disse. 

Pódios

O Maranhão é a terceira maior delegação do país. Fabio Aurélio enfatizou que o estado sempre conquista pódios nos eventos, mostrando o grande potencial dos alunos maranhenses.

“Todo ano, lançamos o edital no IEMA com os critérios necessários para a participação dos alunos. O primeiro critério é o mínimo de nota 7,0 em todas as disciplinas. O primeiro passo é ser um bom aluno”, explicou.

A Roboworld Cup FIRA é uma competição internacional que reúne estudantes de diversos países em desafios que combinam engenharia, lógica, programação e criatividade. A participação da equipe maranhense reforça o protagonismo da educação técnica no Brasil e consolida o IEMA como uma referência em robótica educacional.

Mais notícias

Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino

Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…

Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias

O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…

‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal

Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…

‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses

A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…

Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino

O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…

Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina

A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…

Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses

A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…

Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano

Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…