07 de novembro de 2024
Paulo Pellegrini fala sobre Dia do Radialista e desafios da profissão em tempos de internet
Professor do Curso de Comunicação e coordenador do Núcleo de Rádio da Universidade FM participou do 'Diário da Manhã'

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
Assista ao programa na íntegra
O professor do Curso de Comunicação e coordenador do Núcleo de Rádio da Universidade FM da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Paulo Pellegrini, destacou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, nesta quinta-feira (07), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, a passagem do Dia do Radialista, comemorado nesta data, e os desafios da profissão em um mundo conectado.
O professor disse, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que com a popularização da internet, o radialista também precisou se reinventar para conquistar seu espaço, mas que a profissional sempre supera os desafios que aparecem.
“Sempre acham que a próxima tecnologia vai acabar com o tudo e a gente tem sobrevivido. Eu sou otimista! O ser humano segue sendo a peça central de qualquer processo e ele precisa, sim, se adaptar, saber identificar quais são as novas demandas, as novas competências que precisa dominar para poder sobreviver”, assegurou.
Paulo Pellegrini contou também que a data é uma homenagem ao compositor e radialista Ary Barroso, que nasceu em 07 de novembro. Reforçou que, anteriormente, a data era 21 de setembro, entretanto, uma lei federal assinada em 2006 transferiu para 7 de novembro o dia que homenageia os profissionais.
O professor lembrou ainda que Ary Barroso nasceu no dia 7 de novembro de 1903, em Ubá, interior de Minas Gerais. Autor de sambas como “Aquarela do Brasil”, de 1939, foi um compositores que revolucionou a música brasileira. Sua paixão pelo rádio foi verificada principalmente na Rádio Tupy, onde produziu e participou de vários programas e ainda foi locutor e cronista esportivo.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…
Acadêmicos de Direito visitam memorial Deputada Zuleide Bogéa e instalações da Alema
Estudantes são do Centro Universitário UNDB
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira