16 de setembro de 2024
‘Pautas Femininas’ aborda atuação da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica contra a Mulher de São Luís
A juíza Lúcia Helena Heluy foi a entrevistada do programa. Segundo ela, embora ainda haja muito a fazer, é possível apontar avanços na área
Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado
A juíza titular da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, Lúcia Helena Heluy, foi a entrevistada do programa ‘Pautas Femininas’, que foi ao ar nesta segunda-feira (16), pela Rádio Assembleia do Maranhão (FM 96,9).
Na ocasião, a magistrada falou sobre as ações desenvolvidas nos sete anos de implementação da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, responsável por processar e julgar as medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha.
A violência doméstica contra as mulheres tem crescido nos últimos anos. No Maranhão, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram registrados, somente em 2024, 46 feminicídios, sendo nove na Ilha de São Luís. Em todo o ano de 2023, foram registrados 50 casos. Em sua maioria, os crimes são cometidos por companheiros ou ex-companheiros das vítimas.
Para Lúcia Helena, embora ainda haja muito a fazer, é possível apontar avanços. “Nos anos anteriores, tivemos muitas leis reestruturando a Lei Maria da Penha e outros dispositivos legais para a proteção da mulher, a exemplo da definição dos grupos reflexivos, que são aqueles nos quais os homens são levados à formação e reeducação, bem como o estabelecimento legal do auxílio aluguel destinado para mulheres vulneráveis, entre outros vários avanços”, ressaltou a juíza.
Em sua entrevista, Lúcia Helena Heluy destacou ainda as parcerias da Justiça para efetivar ações de proteção às mulheres, uma rede necessária para o combate à violência, a exemplo do Ministério Público, unidades de saúde, Casa da Mulher Brasileira, entre outros órgãos.
A magistrada ressaltou ainda os números da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís. Lúcia Helena Heluy destacou quantidades de pedidos de proteção, prisões decretadas, monitoramento eletrônico, entre outras ações realizadas nos sete anos de atuação da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís.
Mais notícias
‘Em Discussão’ detalha mudanças na economia brasileira decorrentes da Reforma Tributária
Programa recebeu o auditor fiscal Nicholas Moreira, que explicou as alterações no sistema de arrecadação de tributos no…
‘Diário da Manhã’ destaca os cuidados necessários para a prática segura de corrida
O professor de Educação Física, Darlan Wedy, afirmou que o esporte traz benefícios físicos e mentais, mas é…
Favela do Samba destaca, no ‘Café com Notícias’, a homenagem que fará às quebradeiras de coco no Carnaval
O presidente da agremiação, Euclides Moreira Neto, falou sobre sua relação histórica com o Carnaval, o calendário dos…
Creche-Escola Sementinha faz acolhimento aos pais de alunos
Momento de diálogo é importante para os pais tirarem dúvidas e conhecerem a equipe, a estrutura da unidade…
‘Diário da Manhã’ detalha ações da Defesa Civil contra desabamentos e de prevenção em áreas de risco no Maranhão
O coronel Silva Júnior informou, no programa, que o estado já conta com o serviço da Defesa Civil…
TEA em crianças é tema de entrevista no programa Saúde & Bem-Estar
Neuropediatra reforçou que o convívio com colegas e a participação em atividades na escola são fundamentais para o…
‘Diário da Manhã’ aborda os 20 anos do Prêmio Fapema e os avanços da produção científica no estado
Cerimônia de premiação do ‘Oscar da ciência maranhense’ acontece nesta quarta-feira, em São Luís, com homenagens a personalidades,…
Roberta Duailibe alerta, no Café com Notícias’ para a prevenção e tratamento da obesidade
Endocrinologista lembrou que obesidade não é só questão de estética e, sim, uma inflamação contínua no corpo que…