16 de setembro de 2024

‘Pautas Femininas’ aborda atuação da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica contra a Mulher de São Luís

A juíza Lúcia Helena Heluy foi a entrevistada do programa. Segundo ela, embora ainda haja muito a fazer, é possível apontar avanços na área

‘Pautas Femininas’ aborda atuação da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica contra a Mulher de São Luís

Lúcia Helena Heluy destacou as parcerias da Justiça para efetivar ações de proteção às mulheres, ações necessárias para o combate à violência

Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado

A juíza titular da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, Lúcia Helena Heluy, foi a entrevistada do programa ‘Pautas Femininas’, que foi ao ar nesta segunda-feira (16), pela Rádio Assembleia do Maranhão (FM 96,9).

Na ocasião, a magistrada falou sobre as ações desenvolvidas nos sete anos de implementação da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, responsável por processar e julgar as medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha.

A violência doméstica contra as mulheres tem crescido nos últimos anos. No Maranhão, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram registrados, somente em 2024, 46 feminicídios, sendo nove na Ilha de São Luís. Em todo o ano de 2023, foram registrados 50 casos. Em sua maioria, os crimes são cometidos por companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

 Para Lúcia Helena, embora ainda haja muito a fazer, é possível apontar avanços. “Nos anos anteriores, tivemos muitas leis reestruturando a Lei Maria da Penha e outros dispositivos legais para a proteção da mulher, a exemplo da definição dos grupos reflexivos, que são aqueles nos quais os homens são levados à formação e reeducação, bem como o estabelecimento legal do auxílio aluguel destinado para mulheres vulneráveis, entre outros vários avanços”, ressaltou a juíza.

Em sua entrevista, Lúcia Helena Heluy destacou ainda as parcerias da Justiça para efetivar ações de proteção às mulheres, uma rede necessária para o combate à violência, a exemplo do Ministério Público, unidades de saúde, Casa da Mulher Brasileira, entre outros órgãos.

A magistrada ressaltou ainda os números da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís. Lúcia Helena Heluy destacou quantidades de pedidos de proteção, prisões decretadas, monitoramento eletrônico, entre outras ações realizadas nos sete anos de atuação da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís.    

Mais notícias

Assembleia aprova MP que institui o programa ‘Maranhão Sustentável’

Programa objetivo doação de patrulhas mecanizadas, motocultivadores e equipamentos agrícolas a municípios e associações

Davi Brandão destaca trabalho do governo estadual e da Prefeitura de Bacabal

Ele falou, também, sobre o trabalho do secretário de Estado de Assuntos Municipais, Orleans Brandão

Deputados aprovam projeto que zera taxas da primeira habilitação no Maranhão

De acordo com o texto aprovado, a iniciativa beneficia pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do…

Plenário faz minuto de silêncio em homenagem ao servidor Chiquinho Porfírio e ao professor Winston Campos

As solicitações foram feitas pela presidente Iracema Vale e pelo deputado Wellington do Curso

‘Café com Notícias’ destaca a Rede Nacional de Dados em Saúde e seus impactos no Maranhão

A coordenadora estadual da federalização da RNDS, Mayra Nina, explicou que a plataforma do Ministério da Saúde, que…

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda preservação de recursos hídricos

Entrevistada foi a vice-coordenadora do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, Teresa Cristina Pereira

‘Pautas Femininas’ aborda empreendedorismo e empoderamento

Idealizadora do projeto, Lou Marques, e a microempreendedora Francisca Alves foram as entrevistadas

Mutirão de Saúde realizado pelo deputado Adelmo Soares leva atendimentos gratuitos a cidade de Raposa

Ação, com apoio do governo do Estado, ofertou exames laboratoriais, consultas com clínico geral e oftalmologista, com doação…