16 de setembro de 2024

‘Pautas Femininas’ aborda atuação da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica contra a Mulher de São Luís

A juíza Lúcia Helena Heluy foi a entrevistada do programa. Segundo ela, embora ainda haja muito a fazer, é possível apontar avanços na área

‘Pautas Femininas’ aborda atuação da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica contra a Mulher de São Luís

Lúcia Helena Heluy destacou as parcerias da Justiça para efetivar ações de proteção às mulheres, ações necessárias para o combate à violência

Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado

A juíza titular da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, Lúcia Helena Heluy, foi a entrevistada do programa ‘Pautas Femininas’, que foi ao ar nesta segunda-feira (16), pela Rádio Assembleia do Maranhão (FM 96,9).

Na ocasião, a magistrada falou sobre as ações desenvolvidas nos sete anos de implementação da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, responsável por processar e julgar as medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha.

A violência doméstica contra as mulheres tem crescido nos últimos anos. No Maranhão, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram registrados, somente em 2024, 46 feminicídios, sendo nove na Ilha de São Luís. Em todo o ano de 2023, foram registrados 50 casos. Em sua maioria, os crimes são cometidos por companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

 Para Lúcia Helena, embora ainda haja muito a fazer, é possível apontar avanços. “Nos anos anteriores, tivemos muitas leis reestruturando a Lei Maria da Penha e outros dispositivos legais para a proteção da mulher, a exemplo da definição dos grupos reflexivos, que são aqueles nos quais os homens são levados à formação e reeducação, bem como o estabelecimento legal do auxílio aluguel destinado para mulheres vulneráveis, entre outros vários avanços”, ressaltou a juíza.

Em sua entrevista, Lúcia Helena Heluy destacou ainda as parcerias da Justiça para efetivar ações de proteção às mulheres, uma rede necessária para o combate à violência, a exemplo do Ministério Público, unidades de saúde, Casa da Mulher Brasileira, entre outros órgãos.

A magistrada ressaltou ainda os números da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís. Lúcia Helena Heluy destacou quantidades de pedidos de proteção, prisões decretadas, monitoramento eletrônico, entre outras ações realizadas nos sete anos de atuação da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís.    

Mais notícias

Adelmo Soares parabeniza atleta caxiense pelo bronze no lançamento de martelo do Troféu Norte-Nordeste  

O parlamentar enalteceu a performance da atleta Laura Sofia, no Campeonato Norte-Nordeste Loterias Caixa de Atletismo, realizado em…

Carlos Lula alerta para grave déficit de aprendizado no Maranhão

Ele apresentou dados acerca do tema, tendo como fonte o Sistema de Avaliação da Educação Básica

 ‘Contraplano’ – Especialistas debatem papel da Libras na vida da pessoa surda

Convidados foram o professor e tradutor intérprete de Libras na Alema, João Moreno; o presidente da FMADS, André…

CCJ emite pareceres favoráveis às MPs que criam programas ‘Cartão Travessia’ e ‘Qualifica Maranhão’

As MPs 479/2025 e 480/2025 são de autoria do Poder Executivo, que instituem, respectivamente, os programas ‘Cartão Travessia’…

Carlos Lula propõe apoio básico aos entregadores de aplicativos no Maranhão

Deputado quer garantir acesso a banheiros, água potável e pontos de descanso para profissionais que trabalham nas ruas

Campanha Abril Verde é encerrada com programação especial voltada à saúde e segurança no trabalho

Ação da Diretoria de Saúde contou com dinâmica interativa e palestras sobre temas como prevenção de acidentes e…

Alema faz minuto de silêncio em memória da ex-procuradora-geral de Justiça Néa Bello de Sá

A solicitação para a homenagem foi feita pelo deputado Glalbert Cutrim, na sessão desta terça-feira

‘Diário da Manhã’ destaca ações realizadas pela Secretaria de Estado da Mulher

Secretária adjunta de Autonomia Econômica e Cuidados, Brígida Santos afirmou que um dos destaques é o projeto Mãos…