14 de abril de 2025
‘Pautas Femininas’ aborda desafios da maternidade e a exaustão mental das mães nesta fase da vida
Programa recebeu a psicóloga Juliana Noronha, que falou sobre o adoecimento mental que cerca este momento da vida da mulher

Agência Assembleia
O programa ‘Pautas Femininas’ que foi ao ar nesta segunda-feira (14), pela Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu a psicóloga especialista em neuropsicologia e mestre em ciência da saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Juliana Noronha. Na conversa com a apresentadora Josélia Fonseca, a especialista falou sobre o avanço do adoecimento mental das mães e da exaustão que cerca este momento da vida da mulher.
Na oportunidade, a psicóloga pontuou ainda os muitos desafios da maternidade. “As mulheres já têm uma série de demandas, mesmo as que não são mães. Isto é histórico e cultural. Quando se fala das mães, uma série de fatores levam à exaustão, caracterizada pela sobrecarga mental e física”, ressaltou Juliana.
Entre as características que identificam este quadro estão aspectos como a despersonalização, quando a mulher já não se reconhece mais enquanto pessoa, a não ser pelo recorte da maternidade. Como consequência estão a falta de interesse em outras atividades fora do lar, baixa autoestima, irritabilidade, entre outros fatores.
A psicóloga ressaltou também a importância das redes de apoio e da ajuda profissional para estas mulheres e destacou os muitos papéis que as mulheres desempenham na sociedade e as consequências de cada um.
Para a psicóloga, o papel da mãe deve ser naturalizado, retirado do local da perfeição. “Não existe a mãe perfeita, temos de naturalizar esta mulher. Além disso, temos de ter atenção às redes sociais que apresentam quase sempre uma imagem de perfeição que, na realidade, não existe”, frisou.
Ao final, Juliana Noronha deixou algumas dicas para que a maternidade seja mais leve, como momentos de autocuidado e descanso mental. “Isto não vai afastá-la do filho, ao contrário, é necessário se cuidar para dar qualidade a este amor. Isto não é egoísmo”, aconselhou a psicóloga.
Mais notícias
‘Pautas Femininas’ aborda atuação da Ouvidoria da Mulher do TJMA
Entrevistada a assistente social Danyelle Bitencourt, mestra em Direito e Afirmação de Vulneráveis
Sustentabilidade na Prática’ aborda realização de pesquisas nas áreas do paisagismo e recuperação ambiental
Assunto foi tratado pela professora, arquiteta e urbanista Bárbara Irene Wasinski Prado, chefe do Laboratório da Paisagem e…
‘Diário da Manhã’ – Especialista do Procon alerta sobre cobranças abusivas
Chefe da Assessoria Jurídica do Viva Procon/MA, Ricardo Cruz, respondeu a questionamentos de ouvintes no quadro Tribuna do…
Projeto “Acolher com Amor” leva cuidado e carinho a gestantes de Bacabal com apoio de Davi Brandão
Idealizado por Neidinha Brandão, projeto visa prestar apoio às gestantes em condições de vulnerabilidade social, promovendo palestras, check-ups…
Catulé Júnior leva mutirão oftalmológico com atendimento a mais de mil pessoas em São João do Sóter e Aldeias Altas
Ação foi desenvolvida nos municípios em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras; foram realizadas consultas…
Programa ‘Mais Saúde’ aborda terapias regenerativas com especialista em ortopedia e medicina esportiva
Entrevistado foi o ortopedista e médico do esporte Thairon Medeiros
‘Maranhão no Campo’ discute desafios e soluções para pequenos e médios produtores
Entrevistado foi o gestor do 'Empório do Agro', André Paiva
‘Em Discussão’ aborda políticas sobre garantias legais para proteção da pessoa com deficiência
Entrevistado foi o promotor de justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de…