14 de abril de 2025

‘Pautas Femininas’ aborda desafios da maternidade e a exaustão mental das mães nesta fase da vida

Programa recebeu a psicóloga Juliana Noronha, que falou sobre o adoecimento mental que cerca este momento da vida da mulher

‘Pautas Femininas’ aborda desafios da maternidade e a exaustão mental das mães nesta fase da vida

Apresentadora Josélia Fonseca conversa com a psicóloga especialista em neuropsicologia, Juliana Noronha, no programa 'Pautas Femininas'

Agência Assembleia

O programa ‘Pautas Femininas’ que foi ao ar nesta segunda-feira (14), pela Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu a psicóloga especialista em neuropsicologia e mestre em ciência da saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Juliana Noronha. Na conversa com a apresentadora Josélia Fonseca, a especialista falou sobre o avanço do adoecimento mental das mães e da exaustão que cerca este momento da vida da mulher.

Na oportunidade, a psicóloga pontuou ainda os muitos desafios da maternidade. “As mulheres já têm uma série de demandas, mesmo as que não são mães. Isto é histórico e cultural. Quando se fala das mães, uma série de fatores levam à exaustão, caracterizada pela sobrecarga mental e física”, ressaltou Juliana.

Entre as características que identificam este quadro estão aspectos como a despersonalização, quando a mulher já não se reconhece mais enquanto pessoa, a não ser pelo recorte da maternidade. Como consequência estão a falta de interesse em outras atividades fora do lar, baixa autoestima, irritabilidade, entre outros fatores.

A psicóloga ressaltou também a importância das redes de apoio e da ajuda profissional para estas mulheres e destacou os muitos papéis que as mulheres desempenham na sociedade e as consequências de cada um.

Para a psicóloga, o papel da mãe deve ser naturalizado, retirado do local da perfeição. “Não existe a mãe perfeita, temos de naturalizar esta mulher. Além disso, temos de ter atenção às redes sociais que apresentam quase sempre uma imagem de perfeição que, na realidade, não existe”, frisou.

Ao final, Juliana Noronha deixou algumas dicas para que a maternidade seja mais leve, como momentos de autocuidado e descanso mental. “Isto não vai afastá-la do filho, ao contrário, é necessário se cuidar para dar qualidade a este amor. Isto não é egoísmo”, aconselhou a psicóloga.

Mais notícias

Curadora de arte destaca valorização da arte maranhense em entrevista à Rádio Assembleia

Entrevistada foi a marchand e curadora de arte Silvânia Tamer

‘Sustentabilidade na Prática’ destaca projeto ‘Vida Criativa Sênior’ e o envelhecimento ativo

Convidada foi a advogada Tânia Castro, idealizadora e coordenadora do projeto

Diário da Manhã aborda direitos do consumidor relacionados a atrasos e cancelamento de voos

Convidado foi o presidente em exercício do Viva Procon (MA, Ricardo Cruz

Café com Notícias: Bolos afetivos unem memória, poesia e sabor

Alice Nascimento fala sobre a criação de bolos personalizados que transformam histórias e sentimentos em verdadeiras obras de…

Osmar Filho participa da Marcha da Bíblia

Evento reuniu centenas de fiéis e lideranças religiosas

Osmar Filho participa do Adora São Luís na Arena Castelão

Deputado estadual destinou emenda parlamentar para viabilizar o evento e reforçou seu compromisso com ações que valorizem a…

Catulé Júnior dá início à 13ª Caravana do Bem em Caxias

Iniciativa teve apresentação oficial no Gabinete Social do parlamentar

Adelmo Soares encerra temporada de mutirões com mais de mil atendimentos em São Luís e Rosário

Iniciativas aconteceram na Cidade Operária, em São Luís, e no município de Rosário