14 de abril de 2025

‘Pautas Femininas’ aborda desafios da maternidade e a exaustão mental das mães nesta fase da vida

Programa recebeu a psicóloga Juliana Noronha, que falou sobre o adoecimento mental que cerca este momento da vida da mulher

‘Pautas Femininas’ aborda desafios da maternidade e a exaustão mental das mães nesta fase da vida

Apresentadora Josélia Fonseca conversa com a psicóloga especialista em neuropsicologia, Juliana Noronha, no programa 'Pautas Femininas'

Agência Assembleia

O programa ‘Pautas Femininas’ que foi ao ar nesta segunda-feira (14), pela Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu a psicóloga especialista em neuropsicologia e mestre em ciência da saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Juliana Noronha. Na conversa com a apresentadora Josélia Fonseca, a especialista falou sobre o avanço do adoecimento mental das mães e da exaustão que cerca este momento da vida da mulher.

Na oportunidade, a psicóloga pontuou ainda os muitos desafios da maternidade. “As mulheres já têm uma série de demandas, mesmo as que não são mães. Isto é histórico e cultural. Quando se fala das mães, uma série de fatores levam à exaustão, caracterizada pela sobrecarga mental e física”, ressaltou Juliana.

Entre as características que identificam este quadro estão aspectos como a despersonalização, quando a mulher já não se reconhece mais enquanto pessoa, a não ser pelo recorte da maternidade. Como consequência estão a falta de interesse em outras atividades fora do lar, baixa autoestima, irritabilidade, entre outros fatores.

A psicóloga ressaltou também a importância das redes de apoio e da ajuda profissional para estas mulheres e destacou os muitos papéis que as mulheres desempenham na sociedade e as consequências de cada um.

Para a psicóloga, o papel da mãe deve ser naturalizado, retirado do local da perfeição. “Não existe a mãe perfeita, temos de naturalizar esta mulher. Além disso, temos de ter atenção às redes sociais que apresentam quase sempre uma imagem de perfeição que, na realidade, não existe”, frisou.

Ao final, Juliana Noronha deixou algumas dicas para que a maternidade seja mais leve, como momentos de autocuidado e descanso mental. “Isto não vai afastá-la do filho, ao contrário, é necessário se cuidar para dar qualidade a este amor. Isto não é egoísmo”, aconselhou a psicóloga.

Mais notícias

‘Em Discussão’ aborda diversidade e Prêmio Luiz Alves Ferreira (Luizão) do TJ/MA

Tema foi tratado pela servidora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) e membro do Comitê de Diversidade…

Campanha Natal da APAE é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

O coordenador Gabriel Bartowski falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição e quais as formas de as pessoas…

Aprovado PL do Poder Executivo que dispõe sobre revisão do Plano Plurianual de 2024-2027

O projeto teve parecer favorável da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, com relatoria do deputado Neto…

Assembleia realiza última sessão de 2025 e aprova a Comissão de Recesso Parlamentar 

O grupo atuará durante o período de recesso parlamentar, iniciado nesta quinta-feira,18, e seguindo até o dia 2…

Alema aprova Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2026

A LOA é um dos instrumentos da tríade orçamentária brasileira, junto com o PPA e a LDO, que…

Osmar Filho entrega óculos do programa Cuidar dos Olhos em Cachoeira Grande

Ação garantiu mais dignidade e qualidade de vida à população, por meio de parceria com o Governo do…

Júnior Cascaria articula retomada das aulas de música no Parque João do Vale, em Pedreiras

Parlamentar informou que irá se reunir com representantes da Secretaria de Cultura (Secma), para tratar da convocação dos…

Comissão de Meio Ambiente debate gestão dos recursos hídricos no Maranhão

Reunião contou com participação de representantes da Sema, que apresentaram ações, instrumentos de gestão e desafios enfrentados pelo…