14 de abril de 2025

‘Pautas Femininas’ aborda desafios da maternidade e a exaustão mental das mães nesta fase da vida

Programa recebeu a psicóloga Juliana Noronha, que falou sobre o adoecimento mental que cerca este momento da vida da mulher

‘Pautas Femininas’ aborda desafios da maternidade e a exaustão mental das mães nesta fase da vida

Apresentadora Josélia Fonseca conversa com a psicóloga especialista em neuropsicologia, Juliana Noronha, no programa 'Pautas Femininas'

Agência Assembleia

O programa ‘Pautas Femininas’ que foi ao ar nesta segunda-feira (14), pela Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu a psicóloga especialista em neuropsicologia e mestre em ciência da saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Juliana Noronha. Na conversa com a apresentadora Josélia Fonseca, a especialista falou sobre o avanço do adoecimento mental das mães e da exaustão que cerca este momento da vida da mulher.

Na oportunidade, a psicóloga pontuou ainda os muitos desafios da maternidade. “As mulheres já têm uma série de demandas, mesmo as que não são mães. Isto é histórico e cultural. Quando se fala das mães, uma série de fatores levam à exaustão, caracterizada pela sobrecarga mental e física”, ressaltou Juliana.

Entre as características que identificam este quadro estão aspectos como a despersonalização, quando a mulher já não se reconhece mais enquanto pessoa, a não ser pelo recorte da maternidade. Como consequência estão a falta de interesse em outras atividades fora do lar, baixa autoestima, irritabilidade, entre outros fatores.

A psicóloga ressaltou também a importância das redes de apoio e da ajuda profissional para estas mulheres e destacou os muitos papéis que as mulheres desempenham na sociedade e as consequências de cada um.

Para a psicóloga, o papel da mãe deve ser naturalizado, retirado do local da perfeição. “Não existe a mãe perfeita, temos de naturalizar esta mulher. Além disso, temos de ter atenção às redes sociais que apresentam quase sempre uma imagem de perfeição que, na realidade, não existe”, frisou.

Ao final, Juliana Noronha deixou algumas dicas para que a maternidade seja mais leve, como momentos de autocuidado e descanso mental. “Isto não vai afastá-la do filho, ao contrário, é necessário se cuidar para dar qualidade a este amor. Isto não é egoísmo”, aconselhou a psicóloga.

Mais notícias

Jotta Pinto destaca ações do governo nas áreas de educação, infraestrutura e mobilidade

Na área da educação, Jota Pinto ressaltou a entrega de cinco mil cartões de transporte a estudantes da…

Assembleia aprova PL que institui Semana da Cidadania nas escolas públicas

Proposta prevê a realização anual de palestras voltadas, principalmente, aos alunos do ensino médio

Assembleia aprova PL que cria Política Estadual de Segurança Contra Incêndios

Objetivo  é preservar vidas, proteger o meio ambiente e garantir a segurança do patrimônio público e privado

‘Diário da Manhã’: Especialista esclarece regras para Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2026

O contador André Mota deu dicas importantes para os contribuintes, alertou para cuidados na hora de declarar e…

‘Café com Notícias’ destaca o significado e rituais da Semana Santa

O padre Rimson Dutra chamou atenção para a natureza humana e divina de Jesus, importância de manter costumes…

Agenda intensa marca atuação de Adelmo Soares com ações em diversas regiões do Maranhão

O deputado promoveu, na semana passada, mutirão na Cidade Olímpica, em São Luís, com mais de mil atendimentos;…

Davi Brandão cumpre agenda no interior do estado e reforça compromisso com os maranhenses

Parlamentar esteve em Presidente Sarney e Miranda do Norte levando ações de saúde, apoio social e fortalecendo presença…

Misoginia digital e violência simbólica contra a mulher são tema do Pautas Femininas

Edição contou com a participação da psicóloga Ana Karoline, especialista em Psicologia Organizacional e Social