14 de abril de 2025

‘Pautas Femininas’ aborda desafios da maternidade e a exaustão mental das mães nesta fase da vida

Programa recebeu a psicóloga Juliana Noronha, que falou sobre o adoecimento mental que cerca este momento da vida da mulher

‘Pautas Femininas’ aborda desafios da maternidade e a exaustão mental das mães nesta fase da vida

Apresentadora Josélia Fonseca conversa com a psicóloga especialista em neuropsicologia, Juliana Noronha, no programa 'Pautas Femininas'

Agência Assembleia

O programa ‘Pautas Femininas’ que foi ao ar nesta segunda-feira (14), pela Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu a psicóloga especialista em neuropsicologia e mestre em ciência da saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Juliana Noronha. Na conversa com a apresentadora Josélia Fonseca, a especialista falou sobre o avanço do adoecimento mental das mães e da exaustão que cerca este momento da vida da mulher.

Na oportunidade, a psicóloga pontuou ainda os muitos desafios da maternidade. “As mulheres já têm uma série de demandas, mesmo as que não são mães. Isto é histórico e cultural. Quando se fala das mães, uma série de fatores levam à exaustão, caracterizada pela sobrecarga mental e física”, ressaltou Juliana.

Entre as características que identificam este quadro estão aspectos como a despersonalização, quando a mulher já não se reconhece mais enquanto pessoa, a não ser pelo recorte da maternidade. Como consequência estão a falta de interesse em outras atividades fora do lar, baixa autoestima, irritabilidade, entre outros fatores.

A psicóloga ressaltou também a importância das redes de apoio e da ajuda profissional para estas mulheres e destacou os muitos papéis que as mulheres desempenham na sociedade e as consequências de cada um.

Para a psicóloga, o papel da mãe deve ser naturalizado, retirado do local da perfeição. “Não existe a mãe perfeita, temos de naturalizar esta mulher. Além disso, temos de ter atenção às redes sociais que apresentam quase sempre uma imagem de perfeição que, na realidade, não existe”, frisou.

Ao final, Juliana Noronha deixou algumas dicas para que a maternidade seja mais leve, como momentos de autocuidado e descanso mental. “Isto não vai afastá-la do filho, ao contrário, é necessário se cuidar para dar qualidade a este amor. Isto não é egoísmo”, aconselhou a psicóloga.

Mais notícias

Representante da Assembleia Legislativa do Amapá realiza visita institucional à Alema

A agenda teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento da Casa, além de trocar experiências administrativas e…

‘Diário da Manhã’ detalha avanços da atuação da Defensoria Pública do Maranhão em todo o estado

Entre os trabalhos de destaque estão o Plano Institucional da Defensoria Pública do Maranhão para erradicar o sub-registro…

‘Café com Notícias’: Desinformação e diagnóstico tardio sobre a hanseníase levam ao aumento de incidência no Maranhão

Segundo a especialista Cíntia Agostino, a doença ainda é cercada de estigma e, muitas vezes, os sintomas são…

‘Diário da Manhã’ aborda impactos do conflito e ataque dos Estados Unidos à Venezuela

Entrevistados pelo programa o especialista em Relações Internacionais Igor Ferreira Fóscolo e a aluna Lorenna Costa fizeram uma…

Mutirão oftalmológico do deputado Catulé Júnior segue ativo já na primeira semana de 2026

Ação de promoção da saúde ocular, realizada em Barreirinhas, entregou, gratuitamente, mais de 600 óculos a beneficiários, que…

Psicóloga alerta, no ‘Café com Notícias’ sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

Sanna Brandes falou sobre a campanha Janeiro Branco, que visa mostrar à população que uma saúde mental saudável…

‘Café com Notícias’ destaca o projeto Praias Seguras e alerta para os cuidados em banhos de mar e rio

O tenente-coronel Marcos Bittencourt, do Corpo de Bombeiros Militar, detalhou o trabalho da corporação, falou sobre incidência e…

Neto Evangelista entrega aparelho de ultrassom ao hospital Aldenora Bello

Equipamento foi adquirido por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado à unidade e será utilizado tanto na…