03 de novembro de 2025
‘Pautas Femininas’ aborda envolvimento de mulheres com tráfico de drogas e a importância da prevenção
Promotora de Justiça, Cristiane Lago, destacou que a maioria das mulheres presas por tráfico acaba se envolvendo por influência de companheiros ligados ao crime
Agência Assembleia
A promotora de Justiça Cristiane Lago, titular da 23ª Promotoria Criminal de São Luís, foi a convidada do programa ‘Pautas Femininas’ desta segunda-feira (13), transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM). Na conversa com a apresentadora Josélia Fonseca, ela destacou o aumento da criminalidade entre mulheres, sobretudo nos casos relacionados ao tráfico de drogas.
“O encarceramento feminino no Brasil cresceu 600% nas últimas duas décadas, sendo que mais de 50% das mulheres presas cumprem pena por delitos relacionados à lei de drogas. O Ministério Público exerce papel fundamental não apenas na repressão, mas também na prevenção do crime”, afirmou Cristiane Lago, que também é coordenadora do projeto ‘Prevenção às Drogas – Pela Valorização da Vida’ do MPMA.
Segundo a promotora, o MPMA é o titular da ação penal e atua de forma independente. “É preciso lembrar que, além da repressão, a instituição também tem o dever legal de atuar na prevenção. Nosso projeto busca conscientizar a população a não praticar esses crimes para que possamos construir uma sociedade mais segura, com menos violência e menos prisões”, explicou.
Cristiane Lago destacou ainda que a maioria das mulheres presas por tráfico acaba se envolvendo por influência de companheiros ligados ao crime. “A maioria que responde por tráfico não começou por conta própria. Elas se envolvem por causa de relacionamentos com homens que já atuam no tráfico. E, uma vez dentro desse ciclo, é muito difícil sair”.
Para a promotora, mesmo as que tentam se manter à margem acabam sofrendo constrangimentos e consequências sérias. “Por isso, as meninas precisam estar atentas e se afastar o quanto antes dessas situações. Muitas vezes, elas acreditam que estão apenas ajudando o parceiro, guardando algo ou fazendo um favor, mas isso já configura participação no crime”, alertou.
O programa reforçou que o enfrentamento ao tráfico de drogas precisa ir além da punição, priorizando educação, informação e apoio social como caminhos para quebrar o ciclo de vulnerabilidade que leva tantas mulheres ao cárcere. “Prevenir é valorizar a vida e o combate efetivo às drogas começa com consciência e oportunidades”, finalizou a promotora.
Mais notícias
Ricardo Arruda destaca gestão de Carlos Brandão como a que mais trabalha por São Luís
O parlamentar afirmou que as grandes obras que hoje transformam a capital são resultado dos investimentos do Governo…
Saúde e Bem-Estar debate prevenção e tratamento de doenças com aplicação de métodos naturais e não invasivos
Entrevistada foi a médica naturopata integrativa Mayara Castro
‘Toda Mulher’ destaca trajetória de Nelinha do Babaçu
Empresária transforma tradição em inovação e será tema de escola de samba de São Luís
Antônio Pereira destaca avanços em conflitos fundiários e comenta greve dos rodoviários
O parlamentar salientou que, apesar do entendimento mantido em algumas áreas, ainda precisa avançar em outras localidades que…
Assembleia faz minuto de silêncio em memória do ex-vereador Walter França
O ex-parlamentar faleceu na última segunda-feira (2), deixa um legado de dedicação à vida pública
Plenário aprova PL que garante prioridade no atendimento psicológico aos cuidadores de pessoas com deficiência
De autoria do deputado Wellington, objetivo do PL é garantir adequada assistência às pessoas que se dedicam ao…
Crescimento do turismo no Maranhão é destaque no ‘Café com Notícias’
Em 2025, o setor cresceu cerca de 40%, impulsionado pelos investimentos em grandes eventos, como Carnaval e São…
Catulé Júnior defende protagonismo da Alema e apoia candidatura de Iracema Vale ao Senado
Deputado destacou importância de manter o bom andamento da Casa e das ações produzidas em 2025