25 de novembro de 2024
‘Pautas Femininas’ destaca ações da Secti para o desenvolvimento de jovens maranhenses
Entre os temas abordados, a democratização do acesso à tecnologia e a popularização da ciência por meio de políticas públicas governamentais

Agência Assembleia
O programa ‘Pautas Femininas’, transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM) nesta segunda-feira (25), conversou com a assessora de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fabiana Moura, sobre o papel dessa pasta no Maranhão.
“A função da Secti é democratizar o acesso à tecnologia e popularizar a ciência por meio de políticas públicas. Nossa missão é garantir que projetos nessa área cheguem em todo o Estado, promovendo inclusão e desenvolvimento. Além disso, fomentar a pesquisa e fortalecer a cidadania digital e a educação profissional são também nossos maiores objetivos”, esclareceu Fabiana Moura.
Na entrevista comandada pelas radialistas Josélia Fonseca e Régina Santana, a assessora destacou o programa ‘Trilhas Inova’, destinado à qualificação de jovens a partir dos 16 anos, nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação. “Esse projeto visa gerar um impacto social e econômico significativo na vida dos participantes, alinhando-se com as tendências e necessidades do mercado de trabalho”, enfatizou.
Fabiana Moura informou, também, que cada selecionado recebe bolsa de R$ 2.000,00 dividido em 4 meses. “É uma forma de incentivo e apoio no processo de aprendizagem. É mais um programa voltado para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses e que garante a inserção deles no mercado de trabalho”, reforçou.
Segundo ela, a maior parte dos programas da Secti são voltados para os jovens. “Eles são os protagonistas do futuro e a chave para impulsionar a inovação no Estado. Investir em ciência para essa faixa etária é uma determinação do governador Carlos Brandão”, acrescentou.
A assessora da Secti mencionou, ainda, outros programas, como o ‘Cidadão do Mundo’, que promove a integração dos jovens maranhenses em outras culturas, por meio de intercâmbios, além das ‘Estações Tech’, que são centros de capacitação em inovação tecnológica direcionados às comunidades.
Mais notícias
Assembleia aprova mudanças em lei de incentivo a centros de distribuição no Maranhão
Principal mudança permite que parte dos empregos exigidos para adesão ao programa seja indireto
Assembleia Legislativa realizará o 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão nesta quinta-feira
Programação será aberta às 8h pela presidente da Assembleia, Iracema Vale. Haverá, também, rodas de conversa e troca de…
Plenário aprova MP que aprimora regras do Prêmio Escola Digna e da Bolsa-Auxílio Educacional
Com a nova regra, a comparação de desempenho passa a ser os dados da avaliação do Sistema de…
Adelmo Soares destaca investimentos do Governo e pede coerência à oposição
O parlamentar destacou diversas obras entregues nos últimos dias e advertiu que é preciso reconhecer o trabalho que…
‘Saúde e Bem-Estar’ destaca os cuidados essenciais para a prática de exercícios físicos
A profissional de Educação Física, Giuliana Nogueira, deu orientações para uma rotina segura de exercícios físicos, como avaliação,…
Encontro de Comunicadores Católicos, que ocorrerá em São Luís no domingo, é tema de entrevista no ‘Diário da Manhã’
A Coordenadora da Pastoral da Comunicação, Beatriz Fernandes, convidou todos os agentes das Pascoms de igrejas, grupos e…
Comissão de Educação aprova projeto sobre acessibilidade para estudantes com daltonismo
Na reunião desta quarta-feira,28, foram aprovados, também, o PL 236/2025, que cria o programa ‘Maranhão Sem Fronteiras’; e…
Vereadora Thay Evangelista destaca protagonismo feminino e o 1º Encontro de Legisladoras em entrevista ao ‘Café com Notícias’
Durante a conversa, Thay Evangelista afirmou que as mulheres estão presentes nos espaços de poder e preparadas para…