30 de setembro de 2024

‘Pautas Femininas’ destaca lutas e conquistas das pessoas com deficiência

Programa recebeu Beatriz Carvalho, secretária adjunta da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular

‘Pautas Femininas’ destaca lutas e conquistas das pessoas com deficiência

Radialistas Régina Santana e Josélia Fonseca conversaram com a titular da Sedihpop, Beatriz Carvalho, sobre as ações voltadas às pessoas com deficiência

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

A secretária adjunta da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Beatriz Carvalho, foi a entrevistada desta segunda-feira (30), do programa ‘Pautas Femininas’, transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM). 

Durante entrevista às radialista Régina Santana e Josélia Fonseca, a gestora falou sobre a abordagem da secretaria na campanha ‘Setembro Verde’, que tem como objetivo dar visibilidade à luta pelos direitos das Pessoas Com Deficiência (PCDs). Também abordou aspectos como a luta das pessoas com deficiência em busca de direitos, suas conquistas ao longo dos anos, bem como os desafios que ainda se apresentam a este segmento da população. 

“O marco regulatório no Brasil é a lei de inclusão, de 2015, que dá uma nova visão e possibilita garantia de direitos das pessoas com deficiência, que hoje podem e devem ocupar seus espaços nos ambientes de trabalho, na sociedade, desempenhando seus papeis com seus direitos respeitados por todos”, destacou a secretária adjunta.

Sobre o trabalho realizado pela Sedihpop, Beatriz Carvalho destacou que uma das ações da pasta é a divulgação dos direitos dos PCDs, auxílio em atendimentos de uma forma geral, garantia de direitos no âmbito do estado, entre outras. 

Barreiras

Quanto aos desafios, segundo Beatriz Carvalho, um deles é o fato de a sociedade ainda não dominar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), essencial para uma comunicação eficaz com pessoas surdas. Além disso, há ainda as barreiras físicas para quem tem pouca ou nenhuma mobilidade e o combate aos abusos cometidos contra PCDs, bem como o combate ao capacitismo, por exemplo. 

Beatriz Carvalho destacou também os avanços promovidos pelo governo do estado voltados para as pessoas com deficiência, como a central de Libras, centro de atendimento às pessoas com autismo, editais que garantem vagas nos órgãos estaduais e outras políticas públicas destinadas aos PCDs.

Mais notícias

Revista Maranhão aborda “Operação Carnaval” com major do Corpo de Bombeiros

O militar detalhou o planejamento e a execução das medidas adotadas pelo sistema de segurança para o Carnaval…

‘Pautas Femininas’ destaca ações da Defensoria Pública voltadas para mulheres

Defensora Cristiane Marques foi a convidada do programa

Vagas oferecidas pela UFMA pelo Sisu são tema do ‘Em Discussão’

Universidade federal maranhense é a nona do Brasil em oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada; são…

Procon-MA alerta, no ‘Diário da Manhã’, para práticas abusivas em contratos

Consumidor deve ler o contrato com atenção e as cláusulas abusivas têm que estar em negrito e claras;…

Júnior Cascaria acompanha entrega de novas obras pelo Governo em Açailândia

Parlamentar também realizou a entrega de cestas básicas para famílias da comunidade Vila Nova República, em São Luís

Copa Davi Brandão de Futebol fortalece o esporte no interior do Maranhão

Competição, realizada pelo deputado Davi Brandão, valorizou atletas locais e reafirmou seu compromisso do parlamentar com o esporte…

Deputado Adelmo Soares realiza mutirão de catarata e pterígio em Caxias

Ação foi realizada na Macrorregional de Caxias e atende pacientes de diversos municípios do Leste Maranhense