30 de setembro de 2024
‘Pautas Femininas’ destaca lutas e conquistas das pessoas com deficiência
Programa recebeu Beatriz Carvalho, secretária adjunta da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular
Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
A secretária adjunta da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Beatriz Carvalho, foi a entrevistada desta segunda-feira (30), do programa ‘Pautas Femininas’, transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM).
Durante entrevista às radialista Régina Santana e Josélia Fonseca, a gestora falou sobre a abordagem da secretaria na campanha ‘Setembro Verde’, que tem como objetivo dar visibilidade à luta pelos direitos das Pessoas Com Deficiência (PCDs). Também abordou aspectos como a luta das pessoas com deficiência em busca de direitos, suas conquistas ao longo dos anos, bem como os desafios que ainda se apresentam a este segmento da população.
“O marco regulatório no Brasil é a lei de inclusão, de 2015, que dá uma nova visão e possibilita garantia de direitos das pessoas com deficiência, que hoje podem e devem ocupar seus espaços nos ambientes de trabalho, na sociedade, desempenhando seus papeis com seus direitos respeitados por todos”, destacou a secretária adjunta.
Sobre o trabalho realizado pela Sedihpop, Beatriz Carvalho destacou que uma das ações da pasta é a divulgação dos direitos dos PCDs, auxílio em atendimentos de uma forma geral, garantia de direitos no âmbito do estado, entre outras.
Barreiras
Quanto aos desafios, segundo Beatriz Carvalho, um deles é o fato de a sociedade ainda não dominar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), essencial para uma comunicação eficaz com pessoas surdas. Além disso, há ainda as barreiras físicas para quem tem pouca ou nenhuma mobilidade e o combate aos abusos cometidos contra PCDs, bem como o combate ao capacitismo, por exemplo.
Beatriz Carvalho destacou também os avanços promovidos pelo governo do estado voltados para as pessoas com deficiência, como a central de Libras, centro de atendimento às pessoas com autismo, editais que garantem vagas nos órgãos estaduais e outras políticas públicas destinadas aos PCDs.
Mais notícias
Com mutirão, Neto Evangelista amplia acesso ao diagnóstico de TEA na capital
Iniciativa do deputado visa garantir mais cuidado e acesso ao diagnóstico de autismo. Atividade faz parte de uma…
Escola do Legislativo inicia aulas do curso de inglês básico
Turma é formada por servidores da Assembleia Legislativa e, também, por pessoas da comunidade
Helena Duailibe participa das comemorações alusivas aos 106 anos de Coroatá
Foram inauguradas diversas obras importantes para o município
Projeto estabelece diretrizes para a campanha educativa ‘Pequeno Agricultor’
Programa tem como diretrizes incentivar e conscientizar os alunos sobre a importância da permanência do homem na zona…
Avanços no combate ao sub-registro no Maranhão são tema do ‘Diário da Manhã’
Diversas ações vêm sendo realizadas pela Sedihpop para aumentar o número de registros civis no estado; em 20…
‘Café com Notícias’ aborda o lançamento da Câmara Empresarial da Mulher no Maranhão
Iniciativa liderada pela Fecomércio com a participação do Sebrae, Senac, Sesc, CDL Mulher, FCDL e Associação Comercial, tem…
Carlos Lula destaca SUS em sessão no Congresso Nacional
Deputado participa de homenagem e cita resposta do MA à Covid-19
Comunicação da Assembleia recebe equipe do Senado e fortalece parceria na área
Equipe ralizou visita técnica às instalações do Complexo de Comunicação e conheceu o trabalho desenvolvido pelo setor