30 de setembro de 2024

‘Pautas Femininas’ destaca lutas e conquistas das pessoas com deficiência

Programa recebeu Beatriz Carvalho, secretária adjunta da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular

‘Pautas Femininas’ destaca lutas e conquistas das pessoas com deficiência

Radialistas Régina Santana e Josélia Fonseca conversaram com a titular da Sedihpop, Beatriz Carvalho, sobre as ações voltadas às pessoas com deficiência

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

A secretária adjunta da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Beatriz Carvalho, foi a entrevistada desta segunda-feira (30), do programa ‘Pautas Femininas’, transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM). 

Durante entrevista às radialista Régina Santana e Josélia Fonseca, a gestora falou sobre a abordagem da secretaria na campanha ‘Setembro Verde’, que tem como objetivo dar visibilidade à luta pelos direitos das Pessoas Com Deficiência (PCDs). Também abordou aspectos como a luta das pessoas com deficiência em busca de direitos, suas conquistas ao longo dos anos, bem como os desafios que ainda se apresentam a este segmento da população. 

“O marco regulatório no Brasil é a lei de inclusão, de 2015, que dá uma nova visão e possibilita garantia de direitos das pessoas com deficiência, que hoje podem e devem ocupar seus espaços nos ambientes de trabalho, na sociedade, desempenhando seus papeis com seus direitos respeitados por todos”, destacou a secretária adjunta.

Sobre o trabalho realizado pela Sedihpop, Beatriz Carvalho destacou que uma das ações da pasta é a divulgação dos direitos dos PCDs, auxílio em atendimentos de uma forma geral, garantia de direitos no âmbito do estado, entre outras. 

Barreiras

Quanto aos desafios, segundo Beatriz Carvalho, um deles é o fato de a sociedade ainda não dominar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), essencial para uma comunicação eficaz com pessoas surdas. Além disso, há ainda as barreiras físicas para quem tem pouca ou nenhuma mobilidade e o combate aos abusos cometidos contra PCDs, bem como o combate ao capacitismo, por exemplo. 

Beatriz Carvalho destacou também os avanços promovidos pelo governo do estado voltados para as pessoas com deficiência, como a central de Libras, centro de atendimento às pessoas com autismo, editais que garantem vagas nos órgãos estaduais e outras políticas públicas destinadas aos PCDs.

Mais notícias

Etarismo é abordado pelo defensor Vinicius Goulart no programa ‘Café com Notícias’

Titular do Núcleo de Defesa do Idoso falou sobre causas e consequências do preconceito contra pessoas com base…

Em Poção de Pedras, Junior Cascaria acompanha entrega de escola na Vila Borges

Para o deputado, a entrega da Unidade Integrada Professor José Ribamar Dias representa um esforço contínuo para melhorar…

Desembargador Paulo Velten, do TRE/MA, afirma que está tudo pronto para as eleições

Vice-presidente do Tribunal Regional do Maranhão foi entrevistado no ‘Diário da Manhã', com transmissão ao vivo e simultânea…

‘Toda Mulher’ discute desafios para efetividade das cotas de gênero

Programa recebeu a advogada Sanya Aquino, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MA

Doenças relacionadas ao metabolismo e hormônios são pauta no ‘Saúde e Bem-Estar’

Programa desta quarta-feira recebeu a médica endocrinologista Roberta Maria Duailibe, na Rádio Assembleia

‘Café com Notícias’ – Delegada Wanda Moura fala sobre casos de feminicídio no Maranhão

Ela informou ações de prevenção e que já foram registrados 52 feminicídios no estado este ano, número que…

Psicopedagoga Luce Malba discute uso do celular em sala de aula no ‘Café com Notícias’

Questão ganhou destaque após o Ministério da Educação anunciar que prepara para outubro um projeto de lei que…

‘Diário da Manhã’ – Especialista ressalta importância das eleições municipais para a democracia

Advogado Carlos Sérgio Barros, mestre em Direito Eleitoral, foi o entrevistado do programa desta terça-feira, em transmissão simultânea…