30 de dezembro de 2024
‘Pautas Femininas’ destaca trabalho da Secretaria de Estado da Mulher
Programa abordou as ações da pasta durante o ano de 2024 e as perspectivas de novas iniciativas voltadas à área no ano que vem

Agência Assembleia
A secretária de Estado da Mulher, Antonieta Lago, foi a entrevistada desta segunda-feira (30), do programa Pautas Femininas, que vai ao ar semanalmente pela Rádio Assembleia. Na conversa com a apresentadora Régina Santana, a secretária fez um balanço das ações da pasta, bem como sobre o planejamento para o ano de 2025.
Antonieta Lago, que era secretária adjunta, assumiu recentemente o cargo de secretária de Estado da Mulher, após o retorno da deputada Abigail Cunha (PL) à Assembleia Legislativa.
A nova titular da pasta ressaltou que o trabalho na secretaria continua, com o comprometimento com as mulheres do Maranhão. Ela destacou as caravanas realizadas em todo o estado, como ‘Maranhão Empreendedora’ e ‘Maranhão lodos Por Elas’ , que tiveram como foco a autonomia financeira das mulheres, bem como o enfrentamento à violência doméstica e familiar e ainda a articulação com a rede estadual de proteção feminina
“Estas são ações que a deputada Abigail deixa na secretaria e nossa missão é dar continuidade a este trabalho, seguindo o plano estadual de políticas públicas voltado para as mulheres”, destacou Antonieta Lago.
Entre os assuntos abordados pela secretária, está a carreta da mulher, que leva serviços de saúde e informação aos municípios do Maranhão durante todo o ano. Segundo Antonieta Lago, somente em 2024, foram atendidas mais de 30 mil mulheres.
“Vale ressaltar que a Secretaria de Estado da Mulher tem uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, na qual nos fazemos presentes nas carretas com o objetivo de atrair as mulheres que, enquanto aguardam atendimento, recebem orientações quanto ao enfrentamento da violência doméstica, entregando material, falando sobre a rede de proteção para elas e identificando casos” , disse Antonieta Lago.
A gestora falou ainda dos programas de proteção às mulheres, parcerias e rede de apoio da secretaria, formação de lideranças nas comunidades, entre outros assuntos. Para 2025, Antonieta Lago destacou a continuidade das ações já desenvolvidas pela pasta, entre as quais a de combate ao abuso e violência contra mulheres no Carnaval, com a campanha ‘Não é Não’, entre outras iniciativas.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ destaca papel da neurociência e inteligência artificial em projetos de inovação no estado
Programa recebeu, neste sábado, o professor doutor Othon Bastos Filho, do Instituto Pedagógico de Educação e Gestão
Maranhão avança com nova ‘Rota do Queijo’ e conquista prêmios importantes no cenário nacional
Com sabores peculiares, o produto vem colocando o estado em uma posição privilegiada na produção de queijos artesanais…
Com articulação de Ricardo Arruda, obras do Aeroporto Regional de Grajaú são iniciadas
Parlamentar vinha se empenhando para que o projeto se tornasse realidade, desde que apresentou a Indicação ao governo,…
Movimentações recordes de cargas no Porto do Itaqui são destaque no ‘Diário da Manhã’
Só no primeiro semestre deste ano, o terminal maranhense movimentou 17,2 milhões de toneladas de cargas, segundo o…
‘Café com Notícias’ aborda a atuação da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão
A diretora Susan Lucena informou, no programa, que, além do acolhimento, alojamento, apoio, defesa dos direitos e assistência…
‘Toda Mulher’ aborda avaliação neuropsicológica na identificação de transtornos do neurodesenvolvimento
Programa recebeu a neuropsicóloga Rossana Queiroz, que falou sobre a importância da avaliação neuropsicológica na identificação de transtornos…
Saúde e Bem-Estar destaca importância do fisioterapeuta forense para as perícias judiciais
Para falar sobre o assunto, o programa recebeu o fisioterapeuta forense David Rabêlo, que explicou um pouco sobre…
Pneumologista Bráulio Nunes fala, no ‘Diário da Manhã’, sobre a incidência de doenças respiratórias no Brasil
Médico alertou sobre a redução da cobertura vacinal no país devido à disseminação de notícias falsas e destacou…