21 de outubro de 2024

‘Pautas Femininas’ debate garantia do direito à alimentação e benefícios para a saúde humana

Botânica e pesquisadora em biodiversidade alimentícia Mahedy Passos falou sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais

‘Pautas Femininas’ debate garantia do direito à alimentação e benefícios para a saúde humana

Mahedy Passos falou sobre plantas alimentícias não convencionais

Agência Assembleia

O programa ‘Pautas Femininas’, que foi ao ar nesta segunda-feira (21), pela Rádio Assembleia (96,9 FM), conversou com a botânica e pesquisadora em biodiversidade alimentícia Mahedy Passos. Na ocasião, a entrevistada falou sobre a garantia do direito à alimentação e benefícios para a saúde humana.

Comandado pelas apresentadoras Josélia Fonseca e Régina Santana, o ‘Pautas Femininas’ destacou, entre os assuntos abordados, as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

“Temos um país e um estado biodiverso, com muitas espécies de plantas comestíveis não convencionais, que são desconhecidas, ou negligenciadas ou subutilizadas. É importante que as pessoas conheçam este potencial para que a gente não ouça mais falar que o Maranhão tenha problemas relacionados à fome ou à insegurança alimentar”, destacou a pesquisadora.

Mahedy Passos ressaltou a importância de uma alimentação biodiversa, que proporcione todos os benefícios que as plantas podem oferecer, tendo sempre atenção para o fato de que umas podem ser consumidas in natura e outras não.

A pesquisadora é autora do livro ‘PANC é Pop: Plantas Alimentícias Não Convencionais’, no qual traz um estudo sobre PANC e seus usos, com lista de espécies, aspectos gerais e receitas ilustradas.

Para tornar as PANCs mais conhecidas, a pesquisadora aponta como um dos caminhos a base educacional, nas salas de aula, bem como a conscientização dos agricultores. “Se começarmos na sala de aula e também em casa, vamos repensar nossos hábitos alimentares até mesmo por conta das mudanças climáticas. Também é necessário que os agricultores detenham este conhecimento, que, na maioria das vezes, estamos resgatando, porque já existem”.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios