02 de junho de 2025
‘Pautas Femininas’ recebe oftalmologista Raíssa Moreira Lima
Médica falou sobre anemia falciforme e saúde ocular

Agência Assembleia
O programa ‘Pautas Femininas’, transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, nesta segunda-feira (2), a oftalmologista Raíssa Moreira Lima, que falou sobre anemia falciforme e saúde ocular. A primeira diz respeito a uma condição genética hereditária que afeta a hemoglobina: proteína nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio.
A médica disse que a anemia falciforme é geralmente descoberta na infância e, entre outros detalhes, ela fez um alerta geral. “É muito importante fazer exames de rotina. A oftalmologia deve estar dentro do checkup médico completo”, frisou.
A oftalmologista falou sobre sintomas, cuidados e medicações utilizadas no combate à anemia falciforme. Ela também deu detalhes sobre a neurite, uma inflamação do nervo óptico que causa dor ocular e problemas de visão.
Raíssa Moreira Lima também falou sobre as complicações decorrentes da diabetes e deu muitas dicas sobre glaucoma, uma doença grave com vários tipos, sendo que os mais comuns são os glaucomas primários de ângulo aberto.
“O glaucoma é assintomático e quando o paciente começa a perceber que tem algo errado, a doença já está avançada”, explicou, acrescentando que há cirurgias para esse tipo de problema, além do laser e do colírio, sendo que o mais importante é diagnosticar a doença precocemente.
A médica deixou um recado para os ouvintes. “A visão é 90% do nosso contato com o mundo exterior. É o que mais nos conecta com o mundo. Os problemas de visão não se resolvem apenas com óculos. É preciso resolver com precocidade. Daí, a importância de consultar um oftalmologista”, finalizou.
Assista à entrevista na íntegra:
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…