16 de dezembro de 2024

Pautas Femininas – Susan Lucena fala sobre aumento da violência contra a mulher em dezembro

Segundo ela, é devido a fatores como o consumo excessivo de álcool, ao período marcado por muitas festividades e maior convivência entre os casais

Pautas Femininas – Susan Lucena fala sobre aumento da violência contra a mulher em dezembro

Em conversa com Josélia Fonseca e Régina Santana, Susan Lucena revelou que os índices de violência contra a mulher crescem nesta época do ano

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

O programa ‘Pautas Femininas’, transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM) nesta segunda-feira (16), conversou com a diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, Susan Lucena, que falou sobre o aumento dos casos de violência doméstica no período das festas de fim de ano.

Em conversa com as apresentadoras Josélia Fonseca e Regina Santana, ela revelou os índices de violência contra a mulher tendem a crescer nesta época. “É devido a fatores como o consumo excessivo de álcool e o aumento das tensões familiares. Esse período é marcado por festividades e maior convivência entre os casais, o que, infelizmente, pode aumentar os casos”, frisou.

Segundo ela, as mulheres negras, especialmente as que vivem em periferias, estão entre as mais vulneráveis à violência. “Essas mulheres estão na base da pirâmide social, enfrentando as maiores negações de direitos. No entanto, isso não significa que mulheres de classes sociais mais altas ou de outras etnias estejam imunes. Todas, de maneira geral, estão expostas à violência”, afirmou.

A especialista também apontou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha. “Quase todos os brasileiros conhecem a existência da lei, mas apenas 20% sabem de fato o que ela assegura. Muitas mulheres sequer sabem que podem pedir medida protetiva on-line”, acrescentou.

Por fim, Susan Lucena destacou o aplicativo ‘Salve Maria Maranhão’, criado para prevenir casos de violência doméstica. “O aplicativo permite que as usuárias acionem a polícia de maneira rápida, oferecendo uma alternativa segura para denunciar ameaças e agressões. Não é necessário fornecer nenhuma outra informação além das que já foram dadas no cadastro”, esclareceu.

Mais notícias

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira