24 de outubro de 2024
Plenário aprova PL que cria sala para pessoas neurodiversas, com transtorno de espectro autista
Projeto de Lei nº 246/2024, de autoria do deputado Jota Pinto, prevê que espaço será denominada como “Sala do Aconchego”
Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quinta-feira (24), o Projeto de Lei nº 246/2024, de autoria do deputado Jota Pinto (Podemos), que cria a sala para pessoas neurodiversas, que possuam transtorno de Espectro Autista, TDAH e outros transtornos de comportamento no Estado do Maranhão.
De acordo com o projeto, o espaço para pessoas neurodiversas será denominado como “Sala do Aconchego” e será instalada ou adaptada em shoppings centers, estádios de futebol, arenas esportivas, museus, teatros, cinemas e espaços fechados públicos ou privados que sejam destinados a grandes públicos.
Terão acesso à Sala do Aconchego pessoas neurodiversas que possuam Transtorno de Espectro Autista, TDAH e outros transtornos de comportamento, junto com seus acompanhantes.
As Salas do Aconchego deverão possuir os equipamentos necessários para que os acompanhantes deem o devido reestabelecimento às pessoas em crise, de acordo com sua neurodiversidade.
Os shoppings centers, estádios de futebol, arenas esportivas, museus, teatros, cinemas e espaços fechados públicos ou privados que sejam destinados à grandes públicos dispostos na lei deverão, por intermédio de atos administrativos próprios, estabelecer o setor para o atendimento especial, divulgando-os amplamente nos meios de comunicação e afixação de cartazes e placas de informação. O projeto seguiu para sanção governamental.
Mais notícias
Catulé Júnior dá início à 13ª Caravana do Bem em Caxias
Iniciativa teve apresentação oficial no Gabinete Social do parlamentar
Adelmo Soares encerra temporada de mutirões com mais de mil atendimentos em São Luís e Rosário
Iniciativas aconteceram na Cidade Operária, em São Luís, e no município de Rosário
Dermatologista alerta sobre prevenção do câncer de pele no programa ‘Mais Saúde’
Entrevistada foi a médica dermatologista Cássia Leite
‘Diário da Manhã’ destaca o jiu jitsu como instrumento de evangelização e socialização
Jadson Rodrigues explicou, no programa, que as atividades integram projeto desenvolvido em comunidades por um grupo de amigos…
Programa “Em Discussão” debate o projeto “Mãos que Transformam”
O secretário de Estado Extraordinário de Políticas para as Comunidades, Fabiano Furtado, destacou as ações desenvolvidas pelo órgão…
‘Café com Notícias’ destaca o aumento dos casos de bronquiolite no Maranhão e a nova vacina de prevenção
A neonatologista Marynea Vale explicou, no programa, que fatores como as variações climáticas, a queda das temperaturas e…
Carlos Lula critica incoerência da Câmara Federal em votações sobre cassações parlamentares
Deputado afirma que decisão que manteve mandato de Carla Zambelli afronta a Constituição
Cláudio Cunha celebra título de cidadão imperatrizense e destaca avanços na Baixada Maranhense
Parlamentar agradeceu aos vereadores do município, em especial ao vereador Elias Holanda, autor da homenagem