27 de novembro de 2024
Plenário aprova PL que reconhece o gato-do-mato como espécie símbolo da biodiversidade do Maranhão
O Leopardus tigrinus é um pequeno felino semelhante a um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente, na categoria “vulnerável"
Agência Assembleia
O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei nº 411/2024, de autoria do Poder Executivo, que reconhece o Leopardus tigrinus (gato-do-mato) como espécie símbolo da conservação da biodiversidade do Maranhão.
Na Mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Carlos Brandão afirma que pesquisas científicas demonstram que o Leopardus tigrinus precisa de proteção, pois é uma espécie que se encontra na lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção. Argumenta ainda que o Parque Estadual do Mirador é a unidade de conservação mais importante do mundo para essa espécie, pois é a única área capaz de sustentar, por si só, populações ecologicamente viáveis a longo prazo.
“O Parque Estadual do Mirador, localizado no Cerrado Maranhense, é a mais importante unidade de conservação mundial para sobrevivência do gato-do-mato (Leopardus tigrinus), também conhecido como “pintadinho”, diz o texto, que institui ainda o 17 de setembro como o Dia do Leopardus tigrinus, no âmbito do Estado do Maranhão.
O gato-do-mato é um pequeno felino de tamanho semelhante ao de um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente na categoria “vulnerável”. No Brasil, é a única espécie de carnívoro listada na categoria de ameaça “Em Perigo” na atual lista vermelha dos animais ameaçados de extinção”.
Pesquisa
A Mensagem governamental diz também que, para conservar animais ameaçados de extinção, é necessário um imenso esforço de pesquisa a fim de compreender aspectos básicos relacionados à vida dessas espécies.
Em relação ao gato-do-mato, afirma a Mensagem, os pesquisadores utilizaram múltiplas abordagens para conhecer características relacionadas à população dessa espécie de felino e as ameaças que podem afetar sua sobrevivência no Parque Estadual do Mirador, localizado no sudeste do Maranhão.
A área mantém valiosas fontes de água, cenários turísticos, vegetação e animais raros ou ameaçados de extinção. Decretado em junho de 1980, o Parque do Mirador é hoje considerada a maior reserva de proteção integral do Estado do Maranhão.
Mais notícias
Carlos Lula cobra ações contra desigualdade racial no Dia da Consciência Negra
Parlamentar ressaltou que o Maranhão possui uma das maiores populações negras do Brasil
Importância da fisioterapia para qualidade de vida é destaque no ‘Saúde e Bem Estar’
Entrevistado foi o fisioterapeuta Leandro Marques
‘Diário da Manhã’ destaca ações da DPE para fortalecer a igualdade racial no Maranhão
O defensor público titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE, Fábio Carvalho, foi o convidado do programa…
Assembleia aprova projetos que ampliam estrutura do TJMA
Agência Assembleia O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (18), o Projeto de Lei Complementar…
Carlos Lula pede expansão do programa ‘CNH Social’
Segundo o parlamentar, o déficit atual demonstra que o Maranhão precisa avançar muito para garantir que a CNH…
CCJ dá parecer favorável a PL que institui o Festival do Coco Babaçu
Matéria foi apreciada em reunião presidida por Neto Evangelista nesta terça-feira (18)
Assembleia aprova MP que institui o programa ‘Maranhão Sustentável’
Programa objetivo doação de patrulhas mecanizadas, motocultivadores e equipamentos agrícolas a municípios e associações
Davi Brandão destaca trabalho do governo estadual e da Prefeitura de Bacabal
Ele falou, também, sobre o trabalho do secretário de Estado de Assuntos Municipais, Orleans Brandão