27 de novembro de 2024
Plenário aprova PL que reconhece o gato-do-mato como espécie símbolo da biodiversidade do Maranhão
O Leopardus tigrinus é um pequeno felino semelhante a um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente, na categoria “vulnerável"
Agência Assembleia
O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei nº 411/2024, de autoria do Poder Executivo, que reconhece o Leopardus tigrinus (gato-do-mato) como espécie símbolo da conservação da biodiversidade do Maranhão.
Na Mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Carlos Brandão afirma que pesquisas científicas demonstram que o Leopardus tigrinus precisa de proteção, pois é uma espécie que se encontra na lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção. Argumenta ainda que o Parque Estadual do Mirador é a unidade de conservação mais importante do mundo para essa espécie, pois é a única área capaz de sustentar, por si só, populações ecologicamente viáveis a longo prazo.
“O Parque Estadual do Mirador, localizado no Cerrado Maranhense, é a mais importante unidade de conservação mundial para sobrevivência do gato-do-mato (Leopardus tigrinus), também conhecido como “pintadinho”, diz o texto, que institui ainda o 17 de setembro como o Dia do Leopardus tigrinus, no âmbito do Estado do Maranhão.
O gato-do-mato é um pequeno felino de tamanho semelhante ao de um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente na categoria “vulnerável”. No Brasil, é a única espécie de carnívoro listada na categoria de ameaça “Em Perigo” na atual lista vermelha dos animais ameaçados de extinção”.
Pesquisa
A Mensagem governamental diz também que, para conservar animais ameaçados de extinção, é necessário um imenso esforço de pesquisa a fim de compreender aspectos básicos relacionados à vida dessas espécies.
Em relação ao gato-do-mato, afirma a Mensagem, os pesquisadores utilizaram múltiplas abordagens para conhecer características relacionadas à população dessa espécie de felino e as ameaças que podem afetar sua sobrevivência no Parque Estadual do Mirador, localizado no sudeste do Maranhão.
A área mantém valiosas fontes de água, cenários turísticos, vegetação e animais raros ou ameaçados de extinção. Decretado em junho de 1980, o Parque do Mirador é hoje considerada a maior reserva de proteção integral do Estado do Maranhão.
Mais notícias
Ricardo Arruda repercute rejeição das contas de Mercial e denuncia perseguição política do prefeito Gilson Bonfim
Segundo o parlamentar, a decisão dos vereadores não teve base técnica nem respeito ao Regimento Interno da Câmara
Frente Parlamentar de Combate à Pobreza realiza reunião de avaliação dos trabalhos
Encontro contou com a presença do presidente do colegiado, deputado Arnaldo Melo, do deputado Ricardo Arruda e de…
‘Toda Mulher’ debate desafios enfrentados por mulheres com deficiência na luta contra a violência
Entrevistada foi a advogada, ativista e diretora de Mobilidade Inclusiva da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços…
Carlos Lula critica violência no Congresso e repudia projeto que reduz penas de condenados do 8 de janeiro
Deputado maranhense afirma que episódios representam “um dos dias mais tristes da República” e denuncia retrocessos na democracia…
Saúde e Bem-estar aborda o impacto psicológico do fim do ano
Entrevistada foi a psicóloga Marina Coelho
Arnaldo Melo recebe alunos de Passagem Franca em visita à Assembleia
Alunos estavam acompanhados da diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Suzana Cardoso
Assembleia aprova MP que institui o Programa Estadual de Infraestrutura da Agricultura Familiar
Finalidade é assegurar a disponibilidade de estruturas hídricas, acesso, instalações, máquinas, equipamentos e insumos para a produção da…
‘Diário da Manhã” detalha a campanha de vacinação contra a bronquiolite no Maranhão
São alvos da ação de imunização, mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade…