27 de novembro de 2024

Plenário aprova PL que reconhece o gato-do-mato como espécie símbolo da biodiversidade do Maranhão

O Leopardus tigrinus é um pequeno felino semelhante a um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente, na categoria “vulnerável"

Plenário aprova PL que reconhece o gato-do-mato como espécie símbolo da biodiversidade do Maranhão

Sessão plenária na qual foi aprovado o Projeto de Lei 411/2024, de autoria do Poder Executivo

Agência Assembleia

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei nº 411/2024, de autoria do Poder Executivo, que reconhece o Leopardus tigrinus (gato-do-mato) como espécie símbolo da conservação da biodiversidade do Maranhão.

Na Mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Carlos Brandão afirma que pesquisas científicas demonstram que o Leopardus tigrinus precisa de proteção, pois é uma espécie que se encontra na lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção. Argumenta ainda que o Parque Estadual do Mirador é a unidade de conservação mais importante do mundo para essa espécie, pois é a única área capaz de sustentar, por si só, populações ecologicamente viáveis a longo prazo.

“O Parque Estadual do Mirador, localizado no Cerrado Maranhense, é a mais importante unidade de conservação mundial para sobrevivência do gato-do-mato (Leopardus tigrinus), também conhecido como “pintadinho”, diz o texto, que institui ainda o 17 de setembro como o Dia do Leopardus tigrinus, no âmbito do Estado do Maranhão.

O gato-do-mato é um pequeno felino de tamanho semelhante ao de um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente na categoria “vulnerável”. No Brasil, é a única espécie de carnívoro listada na categoria de ameaça “Em Perigo” na atual lista vermelha dos animais ameaçados de extinção”.

Pesquisa

A Mensagem governamental diz também que, para conservar animais ameaçados de extinção, é necessário um imenso esforço de pesquisa a fim de compreender aspectos básicos relacionados à vida dessas espécies.

Em relação ao gato-do-mato, afirma a Mensagem, os pesquisadores utilizaram múltiplas abordagens para conhecer características relacionadas à população dessa espécie de felino e as ameaças que podem afetar sua sobrevivência no Parque Estadual do Mirador, localizado no sudeste do Maranhão.

A área mantém valiosas fontes de água, cenários turísticos, vegetação e animais raros ou ameaçados de extinção. Decretado em junho de 1980, o Parque do Mirador é hoje considerada a maior reserva de proteção integral do Estado do Maranhão.

Mais notícias

Osmar Filho entrega óculos do programa ‘Cuidar dos Olhos’ em São José de Ribamar

Programa tem se destacado como uma importante iniciativa social no estado

CCJ aprova MP que cria programa especial de pagamento de débitos de IPVA e ITCD

Proposta visa oferecer condições facilitadas para que os contribuintes maranhenses regularizem seus débitos com o fisco estadual

‘Contraplano’ aborda contaminação de bebidas por metanol e alerta para riscos à saúde

Programa destacou os impactos à saúde e à economia, além de divulgar medidas de prevenção e estratégias de…

Junior Cascaria celebra operação tapa-buraco na MA-381

Estrada liga os municípios de Pedreiras e Joselândia, no Médio Mearim.

Aumento da inserção da mulher no mercado de trabalho é tema de entrevista no ‘Café com Notícias’

Secretário de Trabalho e Economia Solidária (Setres), Luís Henrique Lula, foi o entrevistado desta terça-feira

Deputado Osmar Filho promove alegria no Dia das Crianças em São Luís

Evento, em parceria com a vereadora Clara, celebrou a data com brincadeiras, inclusão, sorteios e distribuição de brinquedos…

Elema promove curso de Comunicação e Oratória para servidores e público externo

Realização do curso segue uma das diretrizes da gestão da presidente Iracema Vale e fortalece o papel da…