27 de novembro de 2024
Plenário aprova PL que reconhece o gato-do-mato como espécie símbolo da biodiversidade do Maranhão
O Leopardus tigrinus é um pequeno felino semelhante a um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente, na categoria “vulnerável"
Agência Assembleia
O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei nº 411/2024, de autoria do Poder Executivo, que reconhece o Leopardus tigrinus (gato-do-mato) como espécie símbolo da conservação da biodiversidade do Maranhão.
Na Mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Carlos Brandão afirma que pesquisas científicas demonstram que o Leopardus tigrinus precisa de proteção, pois é uma espécie que se encontra na lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção. Argumenta ainda que o Parque Estadual do Mirador é a unidade de conservação mais importante do mundo para essa espécie, pois é a única área capaz de sustentar, por si só, populações ecologicamente viáveis a longo prazo.
“O Parque Estadual do Mirador, localizado no Cerrado Maranhense, é a mais importante unidade de conservação mundial para sobrevivência do gato-do-mato (Leopardus tigrinus), também conhecido como “pintadinho”, diz o texto, que institui ainda o 17 de setembro como o Dia do Leopardus tigrinus, no âmbito do Estado do Maranhão.
O gato-do-mato é um pequeno felino de tamanho semelhante ao de um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente na categoria “vulnerável”. No Brasil, é a única espécie de carnívoro listada na categoria de ameaça “Em Perigo” na atual lista vermelha dos animais ameaçados de extinção”.
Pesquisa
A Mensagem governamental diz também que, para conservar animais ameaçados de extinção, é necessário um imenso esforço de pesquisa a fim de compreender aspectos básicos relacionados à vida dessas espécies.
Em relação ao gato-do-mato, afirma a Mensagem, os pesquisadores utilizaram múltiplas abordagens para conhecer características relacionadas à população dessa espécie de felino e as ameaças que podem afetar sua sobrevivência no Parque Estadual do Mirador, localizado no sudeste do Maranhão.
A área mantém valiosas fontes de água, cenários turísticos, vegetação e animais raros ou ameaçados de extinção. Decretado em junho de 1980, o Parque do Mirador é hoje considerada a maior reserva de proteção integral do Estado do Maranhão.
Mais notícias
Eric Costa destaca destinação de emenda parlamentar para beneficiar produtores da ‘Estrada do Arroz’
Iniciativa atende a uma antiga demanda das associações dos produtores da 'Estrada do Arroz'
Frente Parlamentar Católica realiza reunião com foco em moradia e ecologia integral
Encontro contou com a presença dos deputados Helena Duailibe, Ricardo Arruda e Adelmo Soares
CCJ dá parecer favorável a PL que permite fornecimento de spray de pimenta e armas de choque a mulheres com medida protetiva
Projeto de lei é de autoria do deputado Neto Evangelista
Florêncio Neto chama atenção para déficit no atendimento escolar em Turiaçu
Deputado afirmou que repassou a situação à titular da Secretaria de Estado da Educação
Junior Cascaria destaca força de Orleans Brandão com grande mobilização popular no MA
Cascaria classificou o lançamento da pré-candidatura de Brandão como um marco na política maranhense
Aluizio Santos destaca importância da implantação de unidade do IFMA em Chapadinha
Implantação é fruto da parceria entre o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o Ministério da Educação
Projeto Escolas Verdes é tema do ‘Sustentabilidade na Prática’
O IEMA foi reconhecido pela UNESCO com o selo de “Escola Verde”, consolidando uma política educacional que integra…
‘Diário da Manhã’ detalha investimentos da Caema para melhoria e ampliação do acesso à água e ao esgotamento sanitário no Maranhão
O presidente da companhia, Marco Aurélio Freitas, falou sobre investimentos no Sistema Italuís e em estações de tratamento…