27 de novembro de 2024
Plenário aprova PL que reconhece o gato-do-mato como espécie símbolo da biodiversidade do Maranhão
O Leopardus tigrinus é um pequeno felino semelhante a um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente, na categoria “vulnerável"
Agência Assembleia
O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei nº 411/2024, de autoria do Poder Executivo, que reconhece o Leopardus tigrinus (gato-do-mato) como espécie símbolo da conservação da biodiversidade do Maranhão.
Na Mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Carlos Brandão afirma que pesquisas científicas demonstram que o Leopardus tigrinus precisa de proteção, pois é uma espécie que se encontra na lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção. Argumenta ainda que o Parque Estadual do Mirador é a unidade de conservação mais importante do mundo para essa espécie, pois é a única área capaz de sustentar, por si só, populações ecologicamente viáveis a longo prazo.
“O Parque Estadual do Mirador, localizado no Cerrado Maranhense, é a mais importante unidade de conservação mundial para sobrevivência do gato-do-mato (Leopardus tigrinus), também conhecido como “pintadinho”, diz o texto, que institui ainda o 17 de setembro como o Dia do Leopardus tigrinus, no âmbito do Estado do Maranhão.
O gato-do-mato é um pequeno felino de tamanho semelhante ao de um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente na categoria “vulnerável”. No Brasil, é a única espécie de carnívoro listada na categoria de ameaça “Em Perigo” na atual lista vermelha dos animais ameaçados de extinção”.
Pesquisa
A Mensagem governamental diz também que, para conservar animais ameaçados de extinção, é necessário um imenso esforço de pesquisa a fim de compreender aspectos básicos relacionados à vida dessas espécies.
Em relação ao gato-do-mato, afirma a Mensagem, os pesquisadores utilizaram múltiplas abordagens para conhecer características relacionadas à população dessa espécie de felino e as ameaças que podem afetar sua sobrevivência no Parque Estadual do Mirador, localizado no sudeste do Maranhão.
A área mantém valiosas fontes de água, cenários turísticos, vegetação e animais raros ou ameaçados de extinção. Decretado em junho de 1980, o Parque do Mirador é hoje considerada a maior reserva de proteção integral do Estado do Maranhão.
Mais notícias
‘Em Discussão’ – Diretora da Aged detalha 2ª etapa da Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos no Maranhão
Assunto foi tratado pela diretora de Defesa e Inspeção Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Kamilla Vidigal
Alunos do Senai visitam exposições e acervo do Memorial do Legislativo Maranhense
Estudantes participaram de uma palestra sobre a Campanha do Novembro Azul e de uma explanação, feita pela consultora…
Psicóloga aborda desafios das mães solos brasileiras no programa ‘Café com Notícias’
Juliana Noronha destacou que a rotina das mães solos costuma ser marcada por sobrecarga constante
Plenário aprova programa de valorização de protetores e cuidadores de animais
Programa reconhece trabalho de pessoas e entidades que atuam no resgate, cuidado e manutenção de animais
João Batista Segundo destaca ações do governo estadual em Pinheiro
Parlamentar disse também que foi a Porto Rico
‘Café com Notícias’ esclarece as principais mudanças no Imposto de Renda 2026
Contador e empresário André Veras afirmou que proposta em discussão pelo Governo Federal representa uma das maiores atualizações…
Escola do Legislativo promove capacitação ‘Formação de Brigada de Incêndio’
Curso é voltado para servidores da Casa
Júnior Cascaria propõe inclusão do Festejo de São Benedito no Calendário de eventos religiosos do Maranhão
Parlamentar destacou a importância histórica, cultural e econômica da celebração, que ocorre todos os anos no município, no…