27 de novembro de 2024

Plenário aprova PL que reconhece o gato-do-mato como espécie símbolo da biodiversidade do Maranhão

O Leopardus tigrinus é um pequeno felino semelhante a um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente, na categoria “vulnerável"

Plenário aprova PL que reconhece o gato-do-mato como espécie símbolo da biodiversidade do Maranhão

Sessão plenária na qual foi aprovado o Projeto de Lei 411/2024, de autoria do Poder Executivo

Agência Assembleia

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei nº 411/2024, de autoria do Poder Executivo, que reconhece o Leopardus tigrinus (gato-do-mato) como espécie símbolo da conservação da biodiversidade do Maranhão.

Na Mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Carlos Brandão afirma que pesquisas científicas demonstram que o Leopardus tigrinus precisa de proteção, pois é uma espécie que se encontra na lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção. Argumenta ainda que o Parque Estadual do Mirador é a unidade de conservação mais importante do mundo para essa espécie, pois é a única área capaz de sustentar, por si só, populações ecologicamente viáveis a longo prazo.

“O Parque Estadual do Mirador, localizado no Cerrado Maranhense, é a mais importante unidade de conservação mundial para sobrevivência do gato-do-mato (Leopardus tigrinus), também conhecido como “pintadinho”, diz o texto, que institui ainda o 17 de setembro como o Dia do Leopardus tigrinus, no âmbito do Estado do Maranhão.

O gato-do-mato é um pequeno felino de tamanho semelhante ao de um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente na categoria “vulnerável”. No Brasil, é a única espécie de carnívoro listada na categoria de ameaça “Em Perigo” na atual lista vermelha dos animais ameaçados de extinção”.

Pesquisa

A Mensagem governamental diz também que, para conservar animais ameaçados de extinção, é necessário um imenso esforço de pesquisa a fim de compreender aspectos básicos relacionados à vida dessas espécies.

Em relação ao gato-do-mato, afirma a Mensagem, os pesquisadores utilizaram múltiplas abordagens para conhecer características relacionadas à população dessa espécie de felino e as ameaças que podem afetar sua sobrevivência no Parque Estadual do Mirador, localizado no sudeste do Maranhão.

A área mantém valiosas fontes de água, cenários turísticos, vegetação e animais raros ou ameaçados de extinção. Decretado em junho de 1980, o Parque do Mirador é hoje considerada a maior reserva de proteção integral do Estado do Maranhão.

Mais notícias

Deputados e servidores participam de acolhida à imagem de Nossa Senhora da Conceição na Alema

Padroeira foi recebida pela presidente Iracema Vale e pelos deputados Florêncio Neto, Dra. Vivianne, Arnaldo Melo, Helena Duailibe e Catulé…

Aprovado PL que estabelece o selo ‘Empresas contra o Aedes Aegypti’ no Maranhão

O Projeto de Lei, aprovado pelo plenário, nesta quinta-feira, fixa que o selo será concedido às empresas que…

‘Café com Notícias’ fala sobre Prêmio Melhores ONGs do Brasil recebido pela APAE-MA

Gestora da APAE de São Luís, Cristiane Diniz, tratou sobre o reconhecimento que destaca organizações do terceiro setor com…

Carlos Lula defende autonomia das Câmaras Municipais na escolha de veículos públicos

Segundo o deputado, municípios maranhenses pedem ambulâncias e viaturas, mas governo obriga entrega de caminhonetes às Câmaras

Assembleia aprova PL que institui Política de Combate à Fome e Insegurança Alimentar

Projeto prevê a retomada e fortalecimento da implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Antônio Pereira destaca avanço na descentralização da Vigilância Sanitária

Agência Assembleia Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (26), o 1º vice-presidente da…