27 de novembro de 2024

Plenário aprova PL que reconhece o gato-do-mato como espécie símbolo da biodiversidade do Maranhão

O Leopardus tigrinus é um pequeno felino semelhante a um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente, na categoria “vulnerável"

Plenário aprova PL que reconhece o gato-do-mato como espécie símbolo da biodiversidade do Maranhão

Sessão plenária na qual foi aprovado o Projeto de Lei 411/2024, de autoria do Poder Executivo

Agência Assembleia

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei nº 411/2024, de autoria do Poder Executivo, que reconhece o Leopardus tigrinus (gato-do-mato) como espécie símbolo da conservação da biodiversidade do Maranhão.

Na Mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Carlos Brandão afirma que pesquisas científicas demonstram que o Leopardus tigrinus precisa de proteção, pois é uma espécie que se encontra na lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção. Argumenta ainda que o Parque Estadual do Mirador é a unidade de conservação mais importante do mundo para essa espécie, pois é a única área capaz de sustentar, por si só, populações ecologicamente viáveis a longo prazo.

“O Parque Estadual do Mirador, localizado no Cerrado Maranhense, é a mais importante unidade de conservação mundial para sobrevivência do gato-do-mato (Leopardus tigrinus), também conhecido como “pintadinho”, diz o texto, que institui ainda o 17 de setembro como o Dia do Leopardus tigrinus, no âmbito do Estado do Maranhão.

O gato-do-mato é um pequeno felino de tamanho semelhante ao de um gato doméstico. É considerado ameaçado de extinção mundialmente na categoria “vulnerável”. No Brasil, é a única espécie de carnívoro listada na categoria de ameaça “Em Perigo” na atual lista vermelha dos animais ameaçados de extinção”.

Pesquisa

A Mensagem governamental diz também que, para conservar animais ameaçados de extinção, é necessário um imenso esforço de pesquisa a fim de compreender aspectos básicos relacionados à vida dessas espécies.

Em relação ao gato-do-mato, afirma a Mensagem, os pesquisadores utilizaram múltiplas abordagens para conhecer características relacionadas à população dessa espécie de felino e as ameaças que podem afetar sua sobrevivência no Parque Estadual do Mirador, localizado no sudeste do Maranhão.

A área mantém valiosas fontes de água, cenários turísticos, vegetação e animais raros ou ameaçados de extinção. Decretado em junho de 1980, o Parque do Mirador é hoje considerada a maior reserva de proteção integral do Estado do Maranhão.

Mais notícias

Novembro Roxo é abordado no ‘Café com Notícias’ desta terça-feira

Entrevista foi com a presidente da Sociedade de Pediatria do Maranhão, Marynéa Vale, que é neonatologista do Hospital…

‘Pautas Femininas’ destaca obra sobre protagonismo de mulheres no Parlamento

Jornalista Márcia Carvalho falou sobre o livro “Chão de Coragem: As aventuras de Júlia no Memorial”

Davi Brandão estabelece parceria para evento em Bacabal

Feirinha na Praça, promovida pela Prefeitura de Bacabal, foi realizada no domingo (9)

‘Revista Maranhão’ destaca ações do Novembro Azul no estado

Claudiana Cordeiro, coordenadora de Atenção ao Idoso da SES, conversou sobre políticas públicas voltadas à saúde masculina

Transição agroecológica e desenvolvimento agrário tratados no‘Sustentabilidade na Prática’

Assuntos foram tratados pela superintendente do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar do MDA, Suziane Machado

Assembleia Legislativa reforça prevenção ao câncer de próstata com ações do Novembro Azul

Campanha, realizada por meio da DSMO, foi aberta com roda de conversa sobre câncer de próstata e palestra…

‘Diário da Manhã’ esclarece dúvidas sobre taxas e cobranças indevidas em contas correntes e cartão de crédito

Chefe da Diretoria de Orientação e Atendimento ao Consumidor (Doac) do Viva Procon-MA, Ricardo Baldez, falou sobre o tema

Deputado Catulé Júnior acompanha inaugurações de Centro Tecnológico e Posto do Detran em Paço do Lumiar

Parlamentar participou de ato ao lado do prefeito Fred Campos, do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e demais autoridades