06 de dezembro de 2025
Presidente da Fetaema destaca avanços e desafios da agricultura familiar em entrevista ao ‘Maranhão no Campo’
Ângela Silva afirma que os últimos três anos marcaram a retomada do diálogo e fortalecimento das políticas voltadas aos trabalhadores rurais no Maranhão
Agência Assembleia / Foto: J.R. Lisboa
A presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Maranhão (Fetaema), Ângela Silva, foi a entrevistada do programa ‘Maranhão no Campo’, exibido pela TV Assembleia neste sábado (6). Durante a conversa com o apresentador Mário Porto, ela falou sobre avanços recentes, desafios históricos e a importância da agricultura familiar para a economia e para a segurança alimentar do estado.
A entrevistada destacou que os últimos anos foram decisivos para o fortalecimento das políticas voltadas ao campo. Segundo ela, o alinhamento entre os governos estadual e federal trouxe resultados concretos. “A reeleição do presidente Lula e o alinhamento com o governador Carlos Brandão, trouxeram uma sensibilidade maior para a agricultura familiar. Para nós, tem sido um marco”, disse.
Ângela reforçou que o período foi marcado por avanços importantes, mas que ainda há muito a ser construído. Durante a entrevista, ela falou sobre a realização da última edição do tradicional Grito da Terra, manifestação que reúne trabalhadores rurais de diversas regiões do estado.
“Tivemos uma representação de mais de 100 municípios, mostrando as diferentes realidades e desafios. O Maranhão é muito diversificado, e a gente tenta organizar para que haja representatividade de fato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, explicou.
Diálogo
Ângela Silva destacou que o diálogo com a Assembleia Legislativa e outras instituições tem sido fundamental. “Ser atendida na Assembleia Legislativa, ter o apoio e o acolhimento da presidente Iracema Vale e dos deputados, é muito diferente. Isso mostra que o diálogo funciona”, declarou.
Ângela também comentou resultados práticos das reivindicações feitas pela categoria durante o Grito da Terra, como o Programa Tempo Certo e a entrega de equipamentos agrícolas. “Foi dado o primeiro passo. Tem críticas e elogios, mas o primeiro passo é importante para que a gente possa dar continuidade, melhorando e aprendendo com os agricultores e agricultoras familiares”, avaliou.
Ela lembrou ainda das dificuldades enfrentadas no campo, como os efeitos das mudanças climáticas e a diminuição da mão de obra. “A gente planta a mesma quantidade de área, mas já não colhe o mesmo. O campo está envelhecendo e precisamos atrair a juventude, dar condições para que o trabalho seja menos doloroso”, disse.
Mulheres
Primeira mulher eleita e reeleita presidente da Fetaema em 53 anos da entidade, Ângela relatou os desafios enfrentados. “Por mais que a gente tenha conquistado direitos, ainda não estamos livres do patriarcalismo, do machismo e da violência política. Mas temos conseguido avançar”, afirmou.
Ao relembrar a premiação recebida durante a última edição da Feira da Agricultura Familiar, ela se emocionou. “O troféu Babaçu conta um pouco da história das mulheres da minha família e de tantas famílias maranhenses. As quebradeiras de coco são protetoras do babaçu, que é um patrimônio do Maranhão”, concluiu.
O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Max TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
Creche- Escola Sementinha realiza cerimônia de formatura de alunos da Educação Infantil
Evento marcou o fim de um ciclo e reuniu alunos, pais, professores e familiares
‘Em Discussão’ aborda atividades de extensão universitária, educação à distância e outros programas da Uema
A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da instituição, Ilka Serra, detalhou as ações do Uema Net, auxílios…
‘Diário da Manhã’ – Ocupação Barroca SLZ destaca ações culturais no Centro Histórico
Coordenadora de programação e ações educativas do projeto, Lygia Peçanha, falou sobre esta nova edição
‘Café com Notícias’ discute aumento de doenças cardiovasculares e prevenção
Conversa foi com o cardiologista Tácio Danilo Pavão, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Projeto institui Dia do Tropeiro e reconhece tropeirismo como patrimônio cultural e imaterial
Projeto é de autoria do deputado estadual Kekê Teixeira
Fred Maia repercute indicações e pede celeridade em obras para Pedreiras e Trizidela
Ele disse que algumas demandas já foram atendidas, enquanto outras ainda precisam de reforço junto ao Governo do…
Junior Cascaria celebra conquistas e anuncia novas obras para o Médio Mearim
Ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo atendimento de demandas históricas
Fred Maia destaca instalação de frigorífico em Pedreiras e reforça necessidade de melhorias na infraestrutura
Fred Maia afirmou que o frigorífico tem potencial para transformar a dinâmica econômica da região