29 de janeiro de 2024
Professores da Creche-Escola Sementinha são capacitados sobre cotidiano de alunos neurodivergentes
Programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo
A Creche-Escola Sementinha realizou, nesta segunda-feira (29), uma capacitação com os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, voltada ao cotidiano escolar de alunos neurodivergentes. A programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo.
A palestra foi proferida pela professora e especialista em Educação Especial, Heloísa Ribeiro. Ela apresentou o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), que objetiva a elaboração de uma intervenção pedagógica para identificar barreiras e elencar as atividades necessárias ao desenvolvimento de habilidades e potencialidades dos estudantes.
“É uma estratégia que contém a direção de como percorrer esse caminho, tornando-se um mapa valioso para o professor. Consideramos que o PAEE, como proposta de organização curricular, auxilia tanto o professor, em suas práticas pedagógicas mediadas, quanto o aluno, no desenvolvimento do seu potencial”, afirmou a professora Heloísa Ribeiro.
Na ocasião, também foi abordado o Plano de Ensino Individualizado (PEI), instrumento de planejamento destinado a cada educando com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, elaborado anualmente, em que constarão todos os esforços pedagógicos mobilizados para a aprendizagem do estudante.
Segundo Bruna Borba, coordenadora pedagógica da Sementinha, a escola está trabalhando com a inclusão e, por isso, é importante saber aplicar à individualidade de cada criança, dentro dos aspectos pedagógicos, quais habilidades eles vêm adquirindo no decorrer do ano letivo.
“Essa formação visa trabalhar com mais detalhes o professor em relação a esses documentos dentro do ano letivo, porque eles são flexíveis. A gente traça esses planos para as crianças e elas podem ir evoluindo conforme as nossas expectativas, ou não. Quando isso não acontece, a gente volta e reajusta esses planejamentos”, assinalou.
Mais notícias
Osmar Filho cumpre agenda política e intensifica ações sociais em São Luís e interior
Deputado participou de encontro com lideranças, apoiou evento esportivo em Morros e realizou novas edições do programa “Cuidar…
Carlos Lula apoia movimento de reocupação do Centro com cultura
“Viva o Centro” reuniu multidão em apoio à revitalização do Centro Histórico
Câmara Empresarial da Mulher é destaque no ‘Pautas Femininas’
Jenilce Pavão abordou fortalecimento do empreendedorismo feminino e atuação institucional no Maranhão
Revista Maranhão apresenta projeto que leva noções de Direitos Humanos e Constituição a escolas públicas
Cristiano Sardinha falou sobre a importância dos jovens terem conhecimentos sobre Direitos Humanos e suas aplicabilidades
‘Em Discussão’ destaca ações de grande alcance social desenvolvidas pelo Governo do Estado
À frente das Secretarias das Cidades e de Monitoramento de Ações Governamentais do Governo do Estado, Alberto Bastos…
Lei Antonio Brunno garante direitos a pacientes com câncer no Maranhão
A Lei nº 12.140/2023, o Estatuto da Pessoa com Câncer, de autoria do deputado Carlos Lula, assegura atendimento,…
‘Diário da Manhã’: Procon-MA dá dicas para que consumidor não seja vítima de práticas abusivas
Órgão tem atuado por informação clara para o consumidor e para que não caia em golpes nas compras…
Conlagos apresenta, no ‘Café com Notícias’, soluções regionais para resíduos sólidos e iluminação pública
O diretor Executivo do Conlagos, Augustus Gomes, destacou as ações do consórcio no apoio e orientação dos municípios…