29 de janeiro de 2024
Professores da Creche-Escola Sementinha são capacitados sobre cotidiano de alunos neurodivergentes
Programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo
A Creche-Escola Sementinha realizou, nesta segunda-feira (29), uma capacitação com os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, voltada ao cotidiano escolar de alunos neurodivergentes. A programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo.
A palestra foi proferida pela professora e especialista em Educação Especial, Heloísa Ribeiro. Ela apresentou o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), que objetiva a elaboração de uma intervenção pedagógica para identificar barreiras e elencar as atividades necessárias ao desenvolvimento de habilidades e potencialidades dos estudantes.
“É uma estratégia que contém a direção de como percorrer esse caminho, tornando-se um mapa valioso para o professor. Consideramos que o PAEE, como proposta de organização curricular, auxilia tanto o professor, em suas práticas pedagógicas mediadas, quanto o aluno, no desenvolvimento do seu potencial”, afirmou a professora Heloísa Ribeiro.
Na ocasião, também foi abordado o Plano de Ensino Individualizado (PEI), instrumento de planejamento destinado a cada educando com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, elaborado anualmente, em que constarão todos os esforços pedagógicos mobilizados para a aprendizagem do estudante.
Segundo Bruna Borba, coordenadora pedagógica da Sementinha, a escola está trabalhando com a inclusão e, por isso, é importante saber aplicar à individualidade de cada criança, dentro dos aspectos pedagógicos, quais habilidades eles vêm adquirindo no decorrer do ano letivo.
“Essa formação visa trabalhar com mais detalhes o professor em relação a esses documentos dentro do ano letivo, porque eles são flexíveis. A gente traça esses planos para as crianças e elas podem ir evoluindo conforme as nossas expectativas, ou não. Quando isso não acontece, a gente volta e reajusta esses planejamentos”, assinalou.
Mais notícias
Davi Brandão participa da formatura do IEMA Pleno em Bacabal e reforça seu apoio à educação e à juventude
Parlamentar destacou o papel do IEMA e do Governo do Estado na educação pública e reafirmou o compromisso…
Deputado Adelmo Soares é homenageado pelo Clube das Samaritanas da Loja Maçônica Duque de Caxias
Homenagem é um reconhecimento às contribuições que o parlamentar tem dado às Samaritanas, que realizam um importante papel…
‘Em Discussão’ detalha a Operação Lei Seca, que cobrirá a Grande Ilha
Blitze serão realizadas durante o Pré-Carnaval e o Carnaval, nas principais avenidas da Região Metropolitana, por equipes do…
Especialista alerta, no ‘Diário da Manhã’, sobre os males do cyberbullying
Enne Thomé afirmou que esse fenômeno é perene, acompanha a vítima 24 horas e exacerba o sofrimento, falou…
Fibromialgia e direitos dos pacientes são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’
Condição complexa, a doença exige tratamento multidisciplinar e foi reconhecida legalmente como deficiência, o que garante aos pacientes,…
Carlos Lula denuncia exclusão de blocos tradicionais do Carnaval do Maranhão
O parlamentar reforçou que os blocos alternativos desempenham papel central na preservação do carnaval tradicional maranhense
Programa Rádio Podcast Esporte em Debate estreia na Rádio Alema
O novo programa é exibido toda quinta-feira, no horário das 11h às 12h, trazendo as principais informações do…
Gabinete Militar da Assembleia realiza treinamento para a abertura dos trabalhos legislativos de 2026
Participaram do momento preparatório, a Cavalaria e a Banda de Música da Polícia Militar, cadetes do Corpo de…