29 de janeiro de 2024
Professores da Creche-Escola Sementinha são capacitados sobre cotidiano de alunos neurodivergentes
Programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo
A Creche-Escola Sementinha realizou, nesta segunda-feira (29), uma capacitação com os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, voltada ao cotidiano escolar de alunos neurodivergentes. A programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo.
A palestra foi proferida pela professora e especialista em Educação Especial, Heloísa Ribeiro. Ela apresentou o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), que objetiva a elaboração de uma intervenção pedagógica para identificar barreiras e elencar as atividades necessárias ao desenvolvimento de habilidades e potencialidades dos estudantes.
“É uma estratégia que contém a direção de como percorrer esse caminho, tornando-se um mapa valioso para o professor. Consideramos que o PAEE, como proposta de organização curricular, auxilia tanto o professor, em suas práticas pedagógicas mediadas, quanto o aluno, no desenvolvimento do seu potencial”, afirmou a professora Heloísa Ribeiro.
Na ocasião, também foi abordado o Plano de Ensino Individualizado (PEI), instrumento de planejamento destinado a cada educando com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, elaborado anualmente, em que constarão todos os esforços pedagógicos mobilizados para a aprendizagem do estudante.
Segundo Bruna Borba, coordenadora pedagógica da Sementinha, a escola está trabalhando com a inclusão e, por isso, é importante saber aplicar à individualidade de cada criança, dentro dos aspectos pedagógicos, quais habilidades eles vêm adquirindo no decorrer do ano letivo.
“Essa formação visa trabalhar com mais detalhes o professor em relação a esses documentos dentro do ano letivo, porque eles são flexíveis. A gente traça esses planos para as crianças e elas podem ir evoluindo conforme as nossas expectativas, ou não. Quando isso não acontece, a gente volta e reajusta esses planejamentos”, assinalou.
Mais notícias
Emoção e celebração marcam a Aula da Saudade do 5º ano da Creche-Escola Sementinha
Encontro teve momentos de comemoração, despedida e de agradecimento por parte dos pais e alunos à equipe da…
Feiras Maranhense e Nordestina da Agricultura Familiar são tema do programa ‘Em Discussão’
Os eventos acontecem até este sábado (29), na Lagoa da Jansen, com a participação de 330 expositores de…
Plenário aprova PL que institui o Dia Estadual do Pesquisador Científico
Data alusiva ao profissional deve ser comemorada todo 18 de novembro no Maranhão, segundo o Projeto de Lei,…
Alema aprova PL que institui o Dia Estadual de Conscientização da Síndrome de Tourette e do Transtorno Obsessivo-Compulsivo no Maranhão
Projeto de Lei, que segue para sanção governamental, visa ampliar o conhecimento da população sobre essas condições de…
Menopausa em foco: informação, liberdade e redescoberta marcam diálogo no ‘Toda Mulher’
Médica ressaltou que a menopausa não deve ser encarada como o fim, mas como transformação
Plenário aprova PL que institui ‘Dia Estadual do Pesquisador Científico’
Objetivo é reconhecer o trabalho de profissionais dedicados à produção e à difusão do conhecimento científico, tecnológico e…
Solange Almeida celebra conquistas históricas da educação de Igarapé do Meio
Segundo a parlamentar, o município apresentou resultados expressivos na área após a implementação de políticas públicas
Dra. Vivianne frisa importância de lei que obriga impressão do número do IMEI em notas fiscais de celulares
IMEI é um número único que funciona como uma espécie de “chassi” do celular