29 de janeiro de 2024

Professores da Creche-Escola Sementinha são capacitados sobre cotidiano de alunos neurodivergentes

Programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo

Professores da Creche-Escola Sementinha são capacitados sobre cotidiano de alunos neurodivergentes

Capacitação com os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Creche-Escola Sementinha

A Creche-Escola Sementinha realizou, nesta segunda-feira (29), uma capacitação com os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, voltada ao cotidiano escolar de alunos neurodivergentes. A programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo.

A palestra foi proferida pela professora e especialista em Educação Especial, Heloísa Ribeiro. Ela apresentou o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), que objetiva a elaboração de uma intervenção pedagógica para identificar barreiras e elencar as atividades necessárias ao desenvolvimento de habilidades e potencialidades dos estudantes.

“É uma estratégia que contém a direção de como percorrer esse caminho, tornando-se um mapa valioso para o professor. Consideramos que o PAEE, como proposta de organização curricular, auxilia tanto o professor, em suas práticas pedagógicas mediadas, quanto o aluno, no desenvolvimento do seu potencial”, afirmou a professora Heloísa Ribeiro.

Na ocasião, também foi abordado o Plano de Ensino Individualizado (PEI), instrumento de planejamento destinado a cada educando com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, elaborado anualmente, em que constarão todos os esforços pedagógicos mobilizados para a aprendizagem do estudante.

Segundo Bruna Borba, coordenadora pedagógica da Sementinha, a escola está trabalhando com a inclusão e, por isso, é importante saber aplicar à individualidade de cada criança, dentro dos aspectos pedagógicos, quais habilidades eles vêm adquirindo no decorrer do ano letivo.

“Essa formação visa trabalhar com mais detalhes o professor em relação a esses documentos dentro do ano letivo, porque eles são flexíveis. A gente traça esses planos para as crianças e elas podem ir evoluindo conforme as nossas expectativas, ou não. Quando isso não acontece, a gente volta e reajusta esses planejamentos”, assinalou.

Mais notícias

Fred Maia repercute indicações e pede celeridade em obras para Pedreiras e Trizidela

Ele disse que algumas demandas já foram atendidas, enquanto outras ainda precisam de reforço junto ao Governo do…

Junior Cascaria celebra conquistas e anuncia novas obras para o Médio Mearim

Ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo atendimento de demandas históricas

Fred Maia destaca instalação de frigorífico em Pedreiras e reforça necessidade de melhorias na infraestrutura

Fred Maia afirmou que o frigorífico tem potencial para transformar a dinâmica econômica da região

‘Café com Notícias’ detalha avanços do CNH Social e ações do Governo do Maranhão para ampliar acesso à habilitação

O diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, informou que, inicialmente, estão sendo disponibilizadas 10 mil vagas para emissão da…

Deputado Catulé Júnior celebra aprovação de PL que denomina de Humberto Coutinho a avenida de entrada de Caxias

Projeto de Lei nº 491/2025, de autoria do parlamentar, foi aprovado durante a sessão desta quarta-feira, e vai…

Dr. Yglésio diz que oposição é contraditória ao votar contra MP que atualiza estrutura de secretarias estaduais

Em seu pronunciamento, o deputado deu exemplo de algumas matérias aprovadas durante a gestão de Flávio Dino com…

Carlos Lula vota contra Medida Provisória que amplia cargos no governo

A MP nº 513/2025 foi aprovada por 31 votos a 8 e segue para sanção governamental