29 de janeiro de 2024
Professores da Creche-Escola Sementinha são capacitados sobre cotidiano de alunos neurodivergentes
Programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo
A Creche-Escola Sementinha realizou, nesta segunda-feira (29), uma capacitação com os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, voltada ao cotidiano escolar de alunos neurodivergentes. A programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo.
A palestra foi proferida pela professora e especialista em Educação Especial, Heloísa Ribeiro. Ela apresentou o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), que objetiva a elaboração de uma intervenção pedagógica para identificar barreiras e elencar as atividades necessárias ao desenvolvimento de habilidades e potencialidades dos estudantes.
“É uma estratégia que contém a direção de como percorrer esse caminho, tornando-se um mapa valioso para o professor. Consideramos que o PAEE, como proposta de organização curricular, auxilia tanto o professor, em suas práticas pedagógicas mediadas, quanto o aluno, no desenvolvimento do seu potencial”, afirmou a professora Heloísa Ribeiro.
Na ocasião, também foi abordado o Plano de Ensino Individualizado (PEI), instrumento de planejamento destinado a cada educando com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, elaborado anualmente, em que constarão todos os esforços pedagógicos mobilizados para a aprendizagem do estudante.
Segundo Bruna Borba, coordenadora pedagógica da Sementinha, a escola está trabalhando com a inclusão e, por isso, é importante saber aplicar à individualidade de cada criança, dentro dos aspectos pedagógicos, quais habilidades eles vêm adquirindo no decorrer do ano letivo.
“Essa formação visa trabalhar com mais detalhes o professor em relação a esses documentos dentro do ano letivo, porque eles são flexíveis. A gente traça esses planos para as crianças e elas podem ir evoluindo conforme as nossas expectativas, ou não. Quando isso não acontece, a gente volta e reajusta esses planejamentos”, assinalou.
Mais notícias
Presidente da Fetaema destaca avanços e desafios da agricultura familiar em entrevista ao ‘Maranhão no Campo’
Ângela Silva afirma que os últimos três anos marcaram a retomada do diálogo e fortalecimento das políticas voltadas…
Creche- Escola Sementinha realiza cerimônia de formatura de alunos da Educação Infantil
Evento marcou o fim de um ciclo e reuniu alunos, pais, professores e familiares
‘Em Discussão’ aborda atividades de extensão universitária, educação à distância e outros programas da Uema
A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da instituição, Ilka Serra, detalhou as ações do Uema Net, auxílios…
‘Diário da Manhã’ – Ocupação Barroca SLZ destaca ações culturais no Centro Histórico
Coordenadora de programação e ações educativas do projeto, Lygia Peçanha, falou sobre esta nova edição
‘Café com Notícias’ discute aumento de doenças cardiovasculares e prevenção
Conversa foi com o cardiologista Tácio Danilo Pavão, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Projeto institui Dia do Tropeiro e reconhece tropeirismo como patrimônio cultural e imaterial
Projeto é de autoria do deputado estadual Kekê Teixeira
Fred Maia repercute indicações e pede celeridade em obras para Pedreiras e Trizidela
Ele disse que algumas demandas já foram atendidas, enquanto outras ainda precisam de reforço junto ao Governo do…
Junior Cascaria celebra conquistas e anuncia novas obras para o Médio Mearim
Ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo atendimento de demandas históricas