29 de janeiro de 2024
Professores da Creche-Escola Sementinha são capacitados sobre cotidiano de alunos neurodivergentes
Programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo
A Creche-Escola Sementinha realizou, nesta segunda-feira (29), uma capacitação com os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, voltada ao cotidiano escolar de alunos neurodivergentes. A programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo.
A palestra foi proferida pela professora e especialista em Educação Especial, Heloísa Ribeiro. Ela apresentou o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), que objetiva a elaboração de uma intervenção pedagógica para identificar barreiras e elencar as atividades necessárias ao desenvolvimento de habilidades e potencialidades dos estudantes.
“É uma estratégia que contém a direção de como percorrer esse caminho, tornando-se um mapa valioso para o professor. Consideramos que o PAEE, como proposta de organização curricular, auxilia tanto o professor, em suas práticas pedagógicas mediadas, quanto o aluno, no desenvolvimento do seu potencial”, afirmou a professora Heloísa Ribeiro.
Na ocasião, também foi abordado o Plano de Ensino Individualizado (PEI), instrumento de planejamento destinado a cada educando com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, elaborado anualmente, em que constarão todos os esforços pedagógicos mobilizados para a aprendizagem do estudante.
Segundo Bruna Borba, coordenadora pedagógica da Sementinha, a escola está trabalhando com a inclusão e, por isso, é importante saber aplicar à individualidade de cada criança, dentro dos aspectos pedagógicos, quais habilidades eles vêm adquirindo no decorrer do ano letivo.
“Essa formação visa trabalhar com mais detalhes o professor em relação a esses documentos dentro do ano letivo, porque eles são flexíveis. A gente traça esses planos para as crianças e elas podem ir evoluindo conforme as nossas expectativas, ou não. Quando isso não acontece, a gente volta e reajusta esses planejamentos”, assinalou.
Mais notícias
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…
Diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema faz balanço positivo das ações em 2025
Gestora destacou os números alcançados este ano e o trabalho desenvolvido pelo setor para prestar um atendimento de…
‘Café com Notícias’ – Fernando de Carvalho fala sobre o Natal na Catedral e outros espetáculos de final de ano
As apresentações de Fernando de Carvalho já viraram tradição natalina em São Luís e contribuem para cultivar e…
‘Pautas Femininas’ destaca produção do Complexo de Comunicação em 2025
Diretora-adjunta Glaucione Pedrozo foi entrevistada pelo programa e falou sobre o trabalho focado na comunicação pública
Revista Maranhão debate Linguagem Simples na Comunicação Pública
Juiz explicou sobre a importância do uso da linguagem simples para o repasse de informações claras aos cidadãos
ELEMA realiza primeiro curso de Garçom e Serviços de Copa visando à excelência no atendimento
Os próprios garçons do Cerimonial da Assembleia são o público-alvo da capacitação, pois atuam diretamente em eventos oficiais…
‘Café com Notícias’ aborda trabalho da Rede de Proteção às Mulheres
Trata-se de um conjunto de serviços públicos e organizações que oferecem acolhimento, orientação, apoio psicossocial, jurídico e de segurança…