29 de janeiro de 2024

Professores da Creche-Escola Sementinha são capacitados sobre cotidiano de alunos neurodivergentes

Programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo

Professores da Creche-Escola Sementinha são capacitados sobre cotidiano de alunos neurodivergentes

Capacitação com os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Creche-Escola Sementinha

A Creche-Escola Sementinha realizou, nesta segunda-feira (29), uma capacitação com os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, voltada ao cotidiano escolar de alunos neurodivergentes. A programação faz parte das atividades da “Semana Pedagógica 2024”, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo.

A palestra foi proferida pela professora e especialista em Educação Especial, Heloísa Ribeiro. Ela apresentou o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), que objetiva a elaboração de uma intervenção pedagógica para identificar barreiras e elencar as atividades necessárias ao desenvolvimento de habilidades e potencialidades dos estudantes.

“É uma estratégia que contém a direção de como percorrer esse caminho, tornando-se um mapa valioso para o professor. Consideramos que o PAEE, como proposta de organização curricular, auxilia tanto o professor, em suas práticas pedagógicas mediadas, quanto o aluno, no desenvolvimento do seu potencial”, afirmou a professora Heloísa Ribeiro.

Na ocasião, também foi abordado o Plano de Ensino Individualizado (PEI), instrumento de planejamento destinado a cada educando com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, elaborado anualmente, em que constarão todos os esforços pedagógicos mobilizados para a aprendizagem do estudante.

Segundo Bruna Borba, coordenadora pedagógica da Sementinha, a escola está trabalhando com a inclusão e, por isso, é importante saber aplicar à individualidade de cada criança, dentro dos aspectos pedagógicos, quais habilidades eles vêm adquirindo no decorrer do ano letivo.

“Essa formação visa trabalhar com mais detalhes o professor em relação a esses documentos dentro do ano letivo, porque eles são flexíveis. A gente traça esses planos para as crianças e elas podem ir evoluindo conforme as nossas expectativas, ou não. Quando isso não acontece, a gente volta e reajusta esses planejamentos”, assinalou.

Mais notícias

Catulé Júnior destaca avanço no licenciamento do aterro sanitário de Caxias

Há semanas, o parlamentar vinha denunciando o incômodo causado por fumaça tóxica

Assembleia aprova projeto que atualiza regras do Fundo Especial do Ministério Público 

Proposta tem como objetivo modernizar e racionalizar a gestão do FEMPE

Assembleia aprova projeto que disciplina forma de destinação de bens provenientes de processos judiciais para o Estado

Na justificativa do projeto, o governador Carlos Brandão afirmou que a iniciativa visa aperfeiçoar a gestão dos ativos…

Júnior Cascaria entrega cestas básicas à comunidade Coqueiro, na Estiva

Entrega faz parte de uma agenda social desenvolvida pelo parlamentar com o objetivo de garantir alimento na mesa…

‘Saúde e Bem-Estar’ – Especialista destaca importância de comer bem para viver melhor

Endocrinologista e nutróloga Silvana Teixeira falou sobre o tema na Rádio Assembleia

‘Diário da Manhã’ destaca balanço anual e projetos para 2026 da Escola do Legislativo

Supervisor pedagógico Efraim Lopes foi o entrevistado da edição do programa nesta quarta-feira

‘Café com Notícias’ debate discurso de ódio e violência digital

Problema, segundo Ana Cristina Bayma, da Seduc, é mais frequente nas escolas, mas campanhas preventivas e ações de…

Assembleia Legislativa aprova MP que reinstitui programa ‘Maranhão Juros Zero’

Medida proposta se justifica pela necessidade de "adequar o funcionamento do programa, garantindo maior flexibilidade operacional às instituições…