14 de maio de 2024

“Professores vão receber precatórios com 15% de prejuízo”, diz Othelino Neto

O deputado destacou também os esforços, junto à Procuradoria-Geral da República, para que os recursos do Fundef fiquem, inteiramente, com os professores

“Professores vão receber precatórios com 15% de prejuízo”, diz Othelino Neto

Na tribuna, Othelino Neto defendeu os professores no sentido de que recebam integralmente os recursos dos precatórios do Fundef

O deputado estadual Othelino Neto voltou à tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (14), para falar sobre o cronograma do pagamento dos precatórios do Fundef aos professores do estado e manifestar total indignação pela redução do abono por conta dos 15% que foram para as bancas de advogados, além dos 40% destinados a outros objetivos após as últimas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o parlamentar, responsabilidades estas do Sinproesemma, que defendeu os honorários absurdos, e do governo do estado que ingressou no STF para usar esses 40% em outras despesas e áreas fora da educação.

“Amanhã, há de ser o grande dia dos professores receberem o abono que lhes é de direito, mas vão receber com 15% a menos. E aí eu quero enfatizar isso para cada professor e cada professora. Vocês vão receber com 15% a menos, graças ao Sinproesemma e à omissão do governo do Maranhão”, disse Othelino Neto.

Na tribuna, o deputado destacou também os esforços, junto à Procuradoria-Geral da República (PGR), para que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) fiquem, inteiramente, com os professores por justiça e por direito.

Segundo o parlamentar, o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão (PT), é uma voz solitária na defesa dos interesses dos professores e, no Legislativo, além dele, os deputados Carlos Lula (PSB) e Rodrigo Lago (PCdoB) também reagiram e enfrentaram o tema, inclusive representando também junto à PGR.

“Mas os professores, finalmente, vão receber. Vão ficar com esse prejuízo – que não é devido e que, com fé em Deus, haverá de ser revertido para que esses 15%, que são muito valorosos para os professores, não parem nos bolsos de quem não merece. E aqui não é uma fala contra escritório nenhum receber honorários, que eu acho que quem trabalha deve receber; acontece que esses não são devidos e estão sendo retirados de forma grotesca, de forma absurda, dos professores do Maranhão. Então, que fique registrado, senhores professores e senhoras professoras, vocês vão receber amanhã, se Deus quiser, o abono, mas vão receber com 15% de prejuízo, pela omissão do governo do Maranhão”, comentou na tribuna o deputado.

Decisão

Othelino Neto lamentou que, até agora, esteja autorizado pela recente decisão do STF, provocada pelo governo do estado, tirar os 40% dos juros que corresponderão, a o final, a R$ 900 milhões, da educação e colocar para outras áreas.

“Ou seja, ao invés de investir nas atuais e nas futuras gerações – recuperando e equipando escolas, construindo novas unidades, inclusive indígenas – vão cair na vala comum, pagando contas acumuladas por um governo que não sabe gerir as suas próprias finanças e que, por isso, virou o exemplo de calote no Brasil, inclusive aprovando uma lei que institucionaliza o calote, a famigerada Lei do calote. Finalizo esta fala registrando, com alegria, o pagamento que acontecerá amanhã, mas, claro, com a frustração de ver que os professores tiveram 15 % dos valores que lhes são de direito, confiscados graças à omissão do governo do Maranhão”, frisou.

Mais notícias

‘Diário da Manhã’ destaca o jiu jitsu como instrumento de evangelização e socialização

Jadson Rodrigues explicou, no programa, que as atividades integram projeto desenvolvido em comunidades por um grupo de amigos…

Programa “Em Discussão” debate o projeto “Mãos que Transformam”

O secretário de Estado Extraordinário de Políticas para as Comunidades, Fabiano Furtado, destacou as ações desenvolvidas pelo órgão…

‘Café com Notícias’ destaca o aumento dos casos de bronquiolite no Maranhão e a nova vacina de prevenção

A neonatologista Marynea Vale explicou, no programa, que fatores como as variações climáticas, a queda das temperaturas e…

Carlos Lula critica incoerência da Câmara Federal em votações sobre cassações parlamentares

Deputado afirma que decisão que manteve mandato de Carla Zambelli afronta a Constituição

Cláudio Cunha celebra título de cidadão imperatrizense e destaca avanços na Baixada Maranhense

Parlamentar agradeceu aos vereadores do município, em especial ao vereador Elias Holanda, autor da homenagem

Júnior Cascaria propõe auxílio financeiro para artesãos maranhenses em períodos de baixa demanda

Parlamentar afirmou que a medida visa garantir a produtividade desses trabalhadores fortalecendo o emprego e renda

Adelmo Soares destaca liderança de Iracema Vale, ações do governo e avanços em Caxias

Deputado comentou o cenário político estadual em conversa no programa Ponto Final, na Rádio Mirante News