26 de março de 2025
Programa aborda saúde mental no ambiente de trabalho
Saúde e Bem-Estar, da Rádio Assembleia, recebeu o psicólogo Mauro Brandão Júnior
Agência Assembleia
Nesta quarta-feira (26), o programa Saúde e Bem-Estar, da Rádio Assembleia (96,7 FM), em conexão com a Rádio Senado, entrevistou o psicólogo Mauro Brandão Júnior, da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia. Na conversa com as apresentadoras Maria Sousa e Leda Lima, ele falou sobre saúde mental no ambiente de trabalho.
“O trabalho faz parte do processo de identidade das pessoas. A gente passa a maior parte de nossas vidas exercendo o fazer. O trabalho é uma produção material. Estamos falando, portanto, de estrutura, de organização do trabalho e as relações de trabalho. Tudo isso implica na questão da saúde mental no ambiente de trabalho”, destacou.
Bem-estar do trabalhador
O psicólogo revelou que, em 2023, o percentual de pessoas que se afastaram de atividades por questões mentais e comportamentais, se tornando beneficiárias do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), aumentou 38% em relação a 2022.
“As empresas perceberam que, quando se alia o bem-estar desse trabalhador com a produtividade, acaba melhorando o desempenho. Então, quando se tem um olhar cuidadoso para o trabalhador, ele passa a ter autonomia e aumenta sua carga de responsabilidade e, consequentemente, sua produtividade”, ressaltou.
Mauro Brandão disse que o programa de bem-estar do trabalhador equivale ao Equipamento de Proteção Individual (EPI).
“Hoje, a avaliação psicossocial é uma obrigatoriedade nas empresas. O poder público também está convencido de que se trata de um problema de saúde pública. A síndrome do esgotamento físico já foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma doença ocupacional. Hoje, cresce cada vez mais a consciência de que as pessoas estão se adoecendo mais”, frisou.
Terapia
Por fim, Mauro Brandão teceu considerações sobre como a terapia pode contribuir para assegurar saúde mental no ambiente de trabalho.
“A terapia é um processo de desenvolvimento pessoal e uma busca pela qualidade de vida. Há situações que as pessoas percebem que precisam de ajuda e, algumas, buscam essa ajuda. O momento ideal para fazer terapia depende do período de trabalho de cada pessoa. É bom frisar que a pessoa não precisa estar adoecida para procurar ajuda. Ela pode procurar um profissional para trabalhar o seu autodesenvolvimento”, finalizou.
Assista à entrevista na íntegra:
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios