05 de fevereiro de 2024
Programa ‘Café com Notícias’ aborda importância do Teste da Bochechinha
Diretor científico do Lacmar, Felipe Albuquerque Marques, afirmou que o ideal é exame ser feito logo no primeiro mês de vida da criança

Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
O programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (5), na TV Assembleia, exibiu conversa com o diretor científico do Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão (Lacmar), Felipe Albuquerque Marques. Ele falou sobre a relevância do Teste da Bochechinha, que possibilita identificar mais de 340 doenças genéticas tratáveis que se manifestam na infância.
Felipe Albuquerque Marques explicou que o Teste da Bochechinha é complementar ao Teste do Pezinho e que um não exclui a necessidade do outro. “Algumas doenças até são comuns aos dois testes, porém um não substitui o outro porque, por exemplo, o Teste do Pezinho identifica doenças que não são genéticas e o da Bochechinha só investiga doenças genéticas”, detalhou.
O diretor do Lacmar destacou, ainda, que o Teste da Bochechinha não é oferecido pela rede pública de saúde, estando disponível apenas nas redes particulares. Segundo ele, com os avanços nos estudos genéticos, hoje, testes desse tipo já possuem preços mais acessíveis para a população.
Felipe Albuquerque Marques afirmou que o ideal é exame ser feito logo no primeiro mês de vida da criança, podendo ser realizado até o primeiro ano. Ele alertou que, após esse período, o teste já não é mais recomendado, tendo em vista que as doenças detectadas por ele se manifestam até os 12 primeiros meses de vida da criança.
“Depois do primeiro ano, a gente não faz mais esse teste. Por quê? Porque, como ele é preventivo, se a criança não manifestou nenhuma alteração, nenhuma patologia, nenhuma doença no primeiro ano de vida, provavelmente, esse teste não vai detectar, porque ela não vai mais manifestar isso na infância dela”, assinalou Felipe Albuquerque Marques.
Com apresentação da jornalista Elda Borges, o ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…
‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…