11 de fevereiro de 2025

Programa ‘Café com Notícias’ alerta para perigos do uso do cigarro eletrônico

Entrevistada foi Claudiana Miranda, do Departamento de Atenção de Saúde ao adulto e idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Programa ‘Café com Notícias’ alerta para perigos do uso do cigarro eletrônico

Claudiana Miranda, da SES, conversou com a jornalista Elda Borges, no ‘Café com Notícias’

Agência Assembleia/Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (11), na TV Assembleia, falou sobre os perigos do uso do cigarro eletrônico, que pode causar vários problemas, como doenças cardíacas, pulmonares, câncer e dependência química. A jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com Claudiana Miranda, do Departamento de Atenção de Saúde ao adulto e idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O consumo desses produtos é uma crescente no país. Somente nos últimos seis anos, o aumento foi de 600%, de acordo com dados do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec). O maior consumo ocorre entre jovens de 13 a 15 anos.

“O fato de a gente ter um aumento muito grande no uso desses dispositivos, mostra para a gente o quanto precisamos trabalhar na prevenção, principalmente junto à população de crianças, jovens, adolescentes, adultos. Nós entendemos que o uso do cigarro eletrônico, hoje, é um problema de saúde pública, por isso é importante alertar a população a esse respeito.”, afirmou Claudiana Miranda.

Ela destacou, ainda, que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, tem realizado ações para alertar a população a respeito dos malefícios que o cigarro eletrônico traz para a saúde, assim como via Secretaria de Educação, por meio do programa Saúde na Escola.

Prerrogativa errônea

Os cigarros eletrônicos foram popularizados com a prerrogativa errônea de que são uma alternativa para a interrupção do uso dos convencionais.  A informação não é reconhecida pelo Ministério da Saúde e, inclusive, a comercialização, importação e propaganda dos cigarros eletrônicos é proibida pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa).

Sobre o tratamento para as pessoas que desejam parar com o uso do cigarro, seja ele eletrônico ou o convencional, Claudiana Miranda informou que estão sendo implantados nos municípios os Consultórios de Tratamento do Fumante.

“Esses espaços funcionam na atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde em parceria com a saúde mental. Porque a gente precisa trabalhar na perspectiva de que você tem a dependência à nicotina, é um transtorno que precisa ser tratado, ser trabalhado e, também, é uma questão de saúde pública”, explicou.

Claudiana Miranda ressaltou que os cigarros eletrônicos também são um risco para a saúde de quem não fuma, já que a fumaça inalada passivamente também é perigosa.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Fred Maia repercute indicações e pede celeridade em obras para Pedreiras e Trizidela

Ele disse que algumas demandas já foram atendidas, enquanto outras ainda precisam de reforço junto ao Governo do…

Junior Cascaria celebra conquistas e anuncia novas obras para o Médio Mearim

Ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo atendimento de demandas históricas

Fred Maia destaca instalação de frigorífico em Pedreiras e reforça necessidade de melhorias na infraestrutura

Fred Maia afirmou que o frigorífico tem potencial para transformar a dinâmica econômica da região

‘Café com Notícias’ detalha avanços do CNH Social e ações do Governo do Maranhão para ampliar acesso à habilitação

O diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, informou que, inicialmente, estão sendo disponibilizadas 10 mil vagas para emissão da…

Deputado Catulé Júnior celebra aprovação de PL que denomina de Humberto Coutinho a avenida de entrada de Caxias

Projeto de Lei nº 491/2025, de autoria do parlamentar, foi aprovado durante a sessão desta quarta-feira, e vai…

Dr. Yglésio diz que oposição é contraditória ao votar contra MP que atualiza estrutura de secretarias estaduais

Em seu pronunciamento, o deputado deu exemplo de algumas matérias aprovadas durante a gestão de Flávio Dino com…

Carlos Lula vota contra Medida Provisória que amplia cargos no governo

A MP nº 513/2025 foi aprovada por 31 votos a 8 e segue para sanção governamental