11 de fevereiro de 2025
Programa ‘Café com Notícias’ alerta para perigos do uso do cigarro eletrônico
Entrevistada foi Claudiana Miranda, do Departamento de Atenção de Saúde ao adulto e idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Agência Assembleia/Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (11), na TV Assembleia, falou sobre os perigos do uso do cigarro eletrônico, que pode causar vários problemas, como doenças cardíacas, pulmonares, câncer e dependência química. A jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com Claudiana Miranda, do Departamento de Atenção de Saúde ao adulto e idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O consumo desses produtos é uma crescente no país. Somente nos últimos seis anos, o aumento foi de 600%, de acordo com dados do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec). O maior consumo ocorre entre jovens de 13 a 15 anos.
“O fato de a gente ter um aumento muito grande no uso desses dispositivos, mostra para a gente o quanto precisamos trabalhar na prevenção, principalmente junto à população de crianças, jovens, adolescentes, adultos. Nós entendemos que o uso do cigarro eletrônico, hoje, é um problema de saúde pública, por isso é importante alertar a população a esse respeito.”, afirmou Claudiana Miranda.
Ela destacou, ainda, que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, tem realizado ações para alertar a população a respeito dos malefícios que o cigarro eletrônico traz para a saúde, assim como via Secretaria de Educação, por meio do programa Saúde na Escola.
Prerrogativa errônea
Os cigarros eletrônicos foram popularizados com a prerrogativa errônea de que são uma alternativa para a interrupção do uso dos convencionais. A informação não é reconhecida pelo Ministério da Saúde e, inclusive, a comercialização, importação e propaganda dos cigarros eletrônicos é proibida pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa).
Sobre o tratamento para as pessoas que desejam parar com o uso do cigarro, seja ele eletrônico ou o convencional, Claudiana Miranda informou que estão sendo implantados nos municípios os Consultórios de Tratamento do Fumante.
“Esses espaços funcionam na atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde em parceria com a saúde mental. Porque a gente precisa trabalhar na perspectiva de que você tem a dependência à nicotina, é um transtorno que precisa ser tratado, ser trabalhado e, também, é uma questão de saúde pública”, explicou.
Claudiana Miranda ressaltou que os cigarros eletrônicos também são um risco para a saúde de quem não fuma, já que a fumaça inalada passivamente também é perigosa.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ informa sobre inscrições para feiras e exposições do calendário agropecuário de 2026
Subsecretário da Sagrima destacou o crescimento do setor no estado e reforçou a importância de os municípios garantirem…
Deputado Adelmo Soares fortalece cultura popular com 1ª edição do ‘Caxias Folia’
Evento reuniu mais de 40 blocos e levou às ruas cerca de 5 mil foliões, promovendo integração social…
Florêncio Neto destaca visão municipalista do governador Brandão e agradece por obras em Penalva
Segundo o parlamentar, Penalva tem tido um olhar especial do governador Carlos Brandão, com a execução de diversas…
Café com Notícias’ detalha ações da Campanha Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência 2026
Iniciativa busca fortalecer ações educativas, ampliar o acesso à informação e promover o planejamento familiar entre adolescentes
Diário da Manhã’ aborda trabalho da Rede de Proteção às Mulheres
Promotora explicou sobre o conjunto de serviços que oferecem acolhimento, apoio psicossocial, jurídico e de segurança a mulheres…
Antônio Pereira destaca inauguração da Estrada do Abacaxi, nova licitação da MA-138 e reforço na segurança em Imperatriz
Deputado destacou importantes ações do governo estadual
Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval
Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale
Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias
Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo