11 de fevereiro de 2025
Programa ‘Café com Notícias’ alerta para perigos do uso do cigarro eletrônico
Entrevistada foi Claudiana Miranda, do Departamento de Atenção de Saúde ao adulto e idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Agência Assembleia/Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (11), na TV Assembleia, falou sobre os perigos do uso do cigarro eletrônico, que pode causar vários problemas, como doenças cardíacas, pulmonares, câncer e dependência química. A jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com Claudiana Miranda, do Departamento de Atenção de Saúde ao adulto e idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O consumo desses produtos é uma crescente no país. Somente nos últimos seis anos, o aumento foi de 600%, de acordo com dados do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec). O maior consumo ocorre entre jovens de 13 a 15 anos.
“O fato de a gente ter um aumento muito grande no uso desses dispositivos, mostra para a gente o quanto precisamos trabalhar na prevenção, principalmente junto à população de crianças, jovens, adolescentes, adultos. Nós entendemos que o uso do cigarro eletrônico, hoje, é um problema de saúde pública, por isso é importante alertar a população a esse respeito.”, afirmou Claudiana Miranda.
Ela destacou, ainda, que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, tem realizado ações para alertar a população a respeito dos malefícios que o cigarro eletrônico traz para a saúde, assim como via Secretaria de Educação, por meio do programa Saúde na Escola.
Prerrogativa errônea
Os cigarros eletrônicos foram popularizados com a prerrogativa errônea de que são uma alternativa para a interrupção do uso dos convencionais. A informação não é reconhecida pelo Ministério da Saúde e, inclusive, a comercialização, importação e propaganda dos cigarros eletrônicos é proibida pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa).
Sobre o tratamento para as pessoas que desejam parar com o uso do cigarro, seja ele eletrônico ou o convencional, Claudiana Miranda informou que estão sendo implantados nos municípios os Consultórios de Tratamento do Fumante.
“Esses espaços funcionam na atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde em parceria com a saúde mental. Porque a gente precisa trabalhar na perspectiva de que você tem a dependência à nicotina, é um transtorno que precisa ser tratado, ser trabalhado e, também, é uma questão de saúde pública”, explicou.
Claudiana Miranda ressaltou que os cigarros eletrônicos também são um risco para a saúde de quem não fuma, já que a fumaça inalada passivamente também é perigosa.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Escola do Legislativo promove capacitação ‘Formação de Brigada de Incêndio’
Curso é voltado para servidores da Casa
Júnior Cascaria propõe inclusão do Festejo de São Benedito no Calendário de eventos religiosos do Maranhão
Parlamentar destacou a importância histórica, cultural e econômica da celebração, que ocorre todos os anos no município, no…
Com apoio do deputado Neto, Instituto João Evangelista volta à ativa com mutirão de atendimentos oftalmológicos
Totalmente revitalizado, o espaço voltou a oferecer atividades destinadas à promoção social, esportiva e cidadã de crianças, jovens…
Catulé Júnior anuncia viaturas e criação de Batalhão da PM em Caxias
Deputado relatou que se reuniu com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, e com o subchefe…
Adelmo Soares viabiliza primeiro Mutirão de Saúde em São Luís com recorde de público e apoio do Governo do Maranhão
Ação ofereceu consultas clínicas, exames laboratoriais e atendimentos oftalmológicos, beneficiando centenas de moradores da capital
Psicóloga Valentina Abreu orienta sobre saúde mental das mulheres
Profissional foi a entrevistada do programa ‘Saúde e Bem-Estar’ desta quarta-feira
‘Diário da Manhã’ – Contabilista explica novidades no IRPF e taxação dos altos rendimentos
Sócio e CEO da Prime Contabilidade, André Veras, falou sobre isenção de Imposto de Renda de Pessoa Física para quem…
Ampliação gradual da licença-paternidade para 20 dias é discutida no programa ‘Café com Notícias’
Assunto foi tratado pelo advogado Luiz Cláudio Frazão, presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da Ordem dos Advogados…