11 de fevereiro de 2025
Programa ‘Café com Notícias’ alerta para perigos do uso do cigarro eletrônico
Entrevistada foi Claudiana Miranda, do Departamento de Atenção de Saúde ao adulto e idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Agência Assembleia/Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (11), na TV Assembleia, falou sobre os perigos do uso do cigarro eletrônico, que pode causar vários problemas, como doenças cardíacas, pulmonares, câncer e dependência química. A jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com Claudiana Miranda, do Departamento de Atenção de Saúde ao adulto e idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O consumo desses produtos é uma crescente no país. Somente nos últimos seis anos, o aumento foi de 600%, de acordo com dados do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec). O maior consumo ocorre entre jovens de 13 a 15 anos.
“O fato de a gente ter um aumento muito grande no uso desses dispositivos, mostra para a gente o quanto precisamos trabalhar na prevenção, principalmente junto à população de crianças, jovens, adolescentes, adultos. Nós entendemos que o uso do cigarro eletrônico, hoje, é um problema de saúde pública, por isso é importante alertar a população a esse respeito.”, afirmou Claudiana Miranda.
Ela destacou, ainda, que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, tem realizado ações para alertar a população a respeito dos malefícios que o cigarro eletrônico traz para a saúde, assim como via Secretaria de Educação, por meio do programa Saúde na Escola.
Prerrogativa errônea
Os cigarros eletrônicos foram popularizados com a prerrogativa errônea de que são uma alternativa para a interrupção do uso dos convencionais. A informação não é reconhecida pelo Ministério da Saúde e, inclusive, a comercialização, importação e propaganda dos cigarros eletrônicos é proibida pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa).
Sobre o tratamento para as pessoas que desejam parar com o uso do cigarro, seja ele eletrônico ou o convencional, Claudiana Miranda informou que estão sendo implantados nos municípios os Consultórios de Tratamento do Fumante.
“Esses espaços funcionam na atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde em parceria com a saúde mental. Porque a gente precisa trabalhar na perspectiva de que você tem a dependência à nicotina, é um transtorno que precisa ser tratado, ser trabalhado e, também, é uma questão de saúde pública”, explicou.
Claudiana Miranda ressaltou que os cigarros eletrônicos também são um risco para a saúde de quem não fuma, já que a fumaça inalada passivamente também é perigosa.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Mais Saúde’ alerta para importância de cuidados profissionais com a saúde mental
Psicólogo Mauro Sérgio Brandão Júnior ressaltou o aumento no número de afastamentos no trabalho devido a quadros de…
Sancionada lei fruto de PL de Rodrigo Lago que protege mulheres vítimas de violência
Parlamentar comemorou a sanção e destacou a relevância da medida
‘Maranhão no Campo’ repercute temas debatidos na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente
Secretária adjunta de Recursos Ambientais da Sema, Oquerlina Costa, foi a entrevistada desta edição no programa
‘Em Discussão’ aborda políticas públicas para comunidades tradicionais do Maranhão
Secretária adjunta de Promoção do IDH Sedihpop, Kelly Araújo ressaltou que órgão é responsável pela articulação da estratégia…
Gabinete Social do deputado Catulé Júnior realiza aula inaugural de Ritbox
De acordo com parlamentar, ação atendeu a pedido de mulheres em Caxias. Aulão foi comandado pela coach Andressa…
‘Diário da Manhã’ – Jornalista Nonato Reis fala sobre lançamento de seu novo livro
“Vida de Oficial... Era só uma intimação” será lançado na terça-feira (25), às 10h, no Fórum do Calhau,…
‘Café com Notícias’ destaca Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
Secretaria adjunta de Estado de Igualdade Racial, Socorro Guterres falou sobre a data, definida pela ONU em 1966
Carlos Lula reforça apoio à criação da Frente Parlamentar da Primeira Infância no Maranhão
O deputado destacou a importância de políticas públicas para crianças de zero a seis anos e a necessidade…