26 de maio de 2025
Programa ‘Café com Notícias’ conta a história do Boi de Pindaré, um dos mais antigos do Maranhão
Surgido do desmembramento do Boi de Viana, o Boi de Pindaré se afirmou, inovou e tem o histórico familiar como uma de suas tradições
Agência Assembleia / Foto: Meiky Braga
O programa “Café com Notícias”, da TV Assembleia, desta segunda-feira,26, conversou o amo Hermínio Castro e o batuqueiro Jeferson Soares, ambos do Boi de Pindaré, um dos grupos de Bumba Meu Boi de sotaque mais antigos do Maranhão que surgiu como um desmembramento do Boi de Viana.
Hermínio Castro lembrou que o Boi de Pindaré surgiu em consequência da negativa do dono do Boi de Viana à época, Zé Apolônio, a um pedido de uma senhora para pagar uma promessa de um defunto de nome Crispim, na cidade de Alcântara.
“Na ocasião, Zé Apolônio disse que não pagava promessa para defunto. E aí, João Câncio, que era mais sentimental, levou uma parte do batalhão e pagou a promessa do defunto. E como não fomos mais aceitos no Boi de Viana por termos pagos a promessa, criamos o Boi de Pindaré, no bairro Floresta. Essa é a história”, esclareceu Hermínio Castro.
Ele disse, ainda, que outra diferença do Boi de Pindaré para o de Viana é que João Câncio teve a ideia de introduzir um sotaque diferente, com o uso de três pandeiros. “Os três pandeiros representam a marcação, que bate dois por uma; o merengue, que é uma por uma, e o repinique, que é uma sequência de batidas. Esse formato foi criação de João Câncio e boi nenhum tem aqui. Somos o único”, ressaltou o amo.
Herança familiar
O batuqueiro Jeferson Soares revelou que está na brincadeira por influência do seu avô José, que ele chama de pai, que ainda é vivo e está com 86 anos de idade. “Essa inspiração vem de meu avô. E, hoje, a brincadeira tem como núcleo as famílias. A minha família é uma delas. E vai passando de uma para outra. Assim, mantemos nossa cultura e tradição”, frisou.
Importância de Coxinho
O amo Hermínio Castro destacou a importância do amo e fundador do Boi de Pindaré, Bartolomeu dos Santos, conhecido por Coxinho, falecido em 1991. “Coxinho é inesquecível para nós. Ele alavancou a nossa cultura. Ele soltou o canto que cantou e encantou a todos. Seu estilo de cantar era único”, salientou.
O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Deputado Adelmo Soares realiza mutirão de catarata e pterígio em Caxias
Ação foi realizada na Macrorregional de Caxias e atende pacientes de diversos municípios do Leste Maranhense
Infectologista destaca aprendizados, desafios e fortalecimento do SUS no programa ‘Mais Saúde’
Maria dos Remédios Branco falou sobre a pandemia de Covid-19
‘Maranhão Rural’ destaca reforma tributária e desafios ao produtor rural
Programa recebeu o advogado tributarista e especialista em Direito do Agronegócio Delcio Neto
Catulé Júnior pede sindicância para investigar denúncias em hospital de Caxias
Parlamentar relatou casos de assédio moral, maus-tratos e aparelhamento político
‘Papo Cidadão’ estreia com dicas de combate ao assédio no Carnaval e como o bom humor faz diferença no tratamento de crianças
A jornalista Milena Dutra recebeu a delegada Kazumi Tanaka e a pediatra Angélica Veiga na estreia do programa,…
Ginecologista esclarece dúvidas sobre métodos contraceptivos e reposição hormonal no ‘Diário da Manhã’
Médica alertou para a importância do acompanhamento de um especialista para garantir escolha adequada, personalizada e segura para…
Projeto “Eu Te Conheço Carnaval” é destaque no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
Espetáculo estreará neste sábado, na Concha Acústica da Lagoa, e fará o público reviver o mais autêntico Carnaval…
Assembleia Legislativa do Maranhão instalará Frente Parlamentar Católica
Solenidade será realizada na próxima terça-feira, às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa