05 de julho de 2025

Programa desenvolvido na terra indígena Araribóia é destaque no ‘Maranhão no Campo’

Executada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Embrapa, iniciativa visa combater a fome e atenuar mudanças climáticas

Programa desenvolvido na terra indígena Araribóia é destaque no ‘Maranhão no Campo’

Mário Porto recebeu Ricarte Almeida no programa deste sábado

Agência Assembleia / Foto: Meiky Braga

O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Ricarte Almeida Santos, foi o entrevistado da edição do programa ‘Maranhão no Campo’ exibido neste sábado (5), pela TV Assembleia. O tema da conversa com o apresentador Mário Porto foi o projeto ‘Sistema de Produção de Referência para Mitigação do Clima e da Fome na Terra Indígena Araribóia’, realizado pelo órgão em parceria com a Embrapa.

“É importante esse trabalho junto aos povos da terra Araribóia porque é sabido que os territórios indígenas sofrem todo tipo de ataque e especulação e isso tem despertado no governo brasileiro uma preocupação. Por isso, a Embrapa vem ouvir os indígenas, saber das suas práticas produtivas, dos gargalos que eles enfrentam, conflitos e problemas, para unir conhecimento científico e saberes tradicionais e encontrar um novo conhecimento capaz de mitigar as questões do clima e garantir segurança alimentar e nutricional, combatendo a fome nesse território”, defendeu Ricarte Almeida Santos.

O secretário adjunto explicou que o programa funciona como uma ponte criada pelo Governo do Estado e a Embrapa para criar a conexão de saberes que possam alcançar políticas públicas. “A gente se une nesse tripé: política pública, pesquisa e direito dos povos originários para que a gente produza uma agricultura reconhecendo os sistemas produtivos dos povos indígenas, possa estabelecer maior equilíbrio climático, preservando os territórios desses povos, e garantindo as condições de produção de alimentos e combate à fome”, pontuou.

Tecnologia e pesquisa 

Durante a entrevista, Ricarte Almeida defendeu a criação de mecanismos para ampliar a produção de alimentos agregando tecnologia e pesquisas a partir de escolas técnicas indígenas, universidades indígenas e acompanhamento da produção desses povos. O secretário fez alusão à inclusão dos povos indígenas nos programas oficiais dos governos federal e estaduais.

O território Araribóia abrange uma área de 413 mil hectares, englobando partes dos municípios de Arame, Amarante, Grajaú, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas e Santa Luzia. Esse território é reconhecido por suas mais de 150 aldeias, onde vivem 10.318 indígenas, de acordo com o IBGE de 2022. A população é composta pelos povos Awa Guajá, Awa Isolados e Guajajaras.

O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Mais notícias

Copa Davi Brandão de Futsal estreará em São Luís Gonzaga com mais de R$ 10 mil em premiações

A abertura ocorrerá no próximo dia 7, reunindo atletas da categoria adulto masculino; evento tem como objetivo o…

Helena Duailibe homenageia Corpo de Bombeiros pelo Dia Nacional da categoria

A deputada relembrou ações emblemáticas da corporação que, segundo ela, evidenciam o preparo e o senso de missão…

Deputada Helena Duailibe parabeniza governador Carlos Brandão por reajuste a policiais e bombeiros

Segundo a parlamentar, a medida reflete o compromisso do governador com a valorização dos profissionais da segurança pública

Café com Notícias – Empreendedorismo e redes sociais é tema de conversa com especialista

Silvio Guilherme revelou que há um estudo que mapeia de oito a 12 comportamentos que definem o sucesso…

‘Em Discussão’ aborda a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão

Edição local ocorrerá de 21 a 24 de outubro com o objetivo de fortalecer a popularização da ciência…

Comandante do BBMar destaca, no ‘Diário da Manhã’, o lançamento da Operação Praia com Segurança

Thiago Paiva informou que diversas atividades estão sendo realizadas, como orientações aos pais e filhos sobre prevenção e…

Projeto de Osmar Filho que cria Patrulha Digital Infantil segue para análise das comissões temáticas

A proposição visa criar um núcleo especializado de prevenção e combate aos crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes…

Deputado Antônio Pereira anuncia investimentos do Governo do Estado na Região Tocantina

Instalação de Viva Procon, recuperação de MAs, reforma de Mercado Municipal, urbanização de orla e construção de campos…