14 de setembro de 2025
Programa ‘Mais Saúde’ aborda terapias regenerativas com especialista em ortopedia e medicina esportiva
Entrevistado foi o ortopedista e médico do esporte Thairon Medeiros
Agência Assembleia
No programa ‘Mais Saúde’ deste domingo (14), exibido na TV Assembleia, o apresentador Ismael Gama recebeu o ortopedista e médico do esporte Thairon Medeiros, que levou informações sobre as chamadas terapias regenerativas, alternativas inovadoras para acelerar a recuperação de lesões e melhorar a qualidade de vida de pacientes.
Segundo o especialista, essas terapias abrangem desde medicamentos sintéticos injetáveis e biológicos até o uso de substâncias do próprio organismo para controlar a dor e estimular a cicatrização. “O corpo tem um tempo natural de reparo, como no caso da cicatrização óssea ou lesões musculares, que pode variar de seis semanas a três meses. As terapias regenerativas ajudam justamente a reduzir esse tempo, promovendo retorno precoce às atividades”, explicou.
O tratamento é indicado principalmente para lesões musculares, devido à alta capacidade de regeneração, e, também, para doenças articulares, como a artrose, que pode ser tratada com aplicações de ácido hialurônico. Cada caso, no entanto, exige avaliação individual, com exames de imagem e análise das expectativas do paciente, além da consideração de alternativas cirúrgicas quando necessárias.
O ortopedista reforçou que fatores como idade, saúde metabólica e acompanhamento multidisciplinar influenciam diretamente nos resultados. “Quanto mais jovem, maior a capacidade de regeneração. Mas é preciso cuidar de doenças como diabetes, investir em suplementação e fisioterapia, além de promover uma assistência global ao paciente”, destacou.
Além das aplicações injetáveis, existem terapias não invasivas, como laserterapia, radiofrequência e fisioterapia, que aceleram o processo de cicatrização. A suplementação com vitaminas e aminoácidos também pode ser associada.
Cuidados e contraindicações
Apesar dos benefícios, o especialista alertou para possíveis efeitos colaterais e contraindicações, como em pacientes com histórico de câncer, infecções ativas, gestantes ou pessoas em uso de anticoagulantes. “As complicações variam de acordo com o local da aplicação e exigem acompanhamento especializado”, frisou.
Entre as condições que mais levam pacientes aos consultórios e prontos-socorros estão as dores lombares e de coluna, principais causas de afastamento do trabalho. Nesse contexto, as terapias regenerativas podem ajudar no controle da dor e até acelerar a recuperação pós-cirúrgica, como em casos de fraturas.
Recomendações para atletas e pacientes crônicos
O médico também aproveitou para orientar novatos na corrida, alertando para riscos associados a fatores como obesidade e hipertensão. “É importante buscar avaliação médica antes de iniciar competições, manter-se hidratado, usar roupas adequadas e respeitar os limites do corpo, sempre com acompanhamento de um profissional de educação física”, disse.
Já para pessoas que convivem com dores crônicas, o primeiro passo deve ser a procura por um ortopedista ou médico da dor. O tratamento pode incluir desde medicamentos até a prescrição de atividade física orientada, sempre com cautela para evitar a superdosagem e garantir segurança ao paciente.
No encerramento, Thairon Medeiros ressaltou que as terapias regenerativas não substituem o tratamento médico convencional, mas são aliadas importantes, inclusive em processos cirúrgicos, oferecendo novas perspectivas para a recuperação e o bem-estar dos pacientes.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios