13 de agosto de 2025
Programa ‘Saúde e Bem-Estar’ destaca os cuidados com a saúde do homem
O urologista Giuliano Moura disse que o medo de descobrir alguma doença séria afasta o homem das consultas médicas e alerta para os riscos dessa prática, já que o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer, aumenta a chance de cura

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
Nesta quarta-feira (13), o programa Saúde e Bem- Estar, da Rádio Assembleia (96.7 FM), entrevistou o médico urologista Giuliano Moura. Em conversa com as apresentadoras e radialistas Marina Sousa e Leda Lima, ele tratou, dentre outros assuntos, sobre os cuidados que os homens devem ter com a saúde.
Inicialmente, Giuliano Moura, destacou a importância de os homens procurarem um médico urologista desde a fase de adolescência. “O médico urologista trata do aparelho urinário, tanto do homem quanto da mulher, e do aparelho reprodutor masculino. Existem doenças que são prevalentes no homem como, por exemplo, o câncer de próstata. A prevenção é sempre o melhor caminho”, afirmou.
Preconceito
O médico disse que se observa uma diminuição do preconceito dos homens em relação a procurar um médico urologista e que, na verdade, não é propriamente um preconceito, mas sim o medo de descobrir alguma coisa e faltar em casa e, por isso, não procuram um médico.
“O medo de descobrir algo muito sério afasta o homem do médico urologista. Um homem de 70 anos tem 70% de chance de ter um câncer de próstata, que é o segundo câncer mais comum e o primeiro em mortalidade. Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer de próstata, maior a chance de cura. O tumor inicial tem 90% de chance de cura. A incidência aumenta a partir dos 45 anos. A idade avançada é um fator de risco do câncer de próstata”, advertiu.
Cirurgias
Giuliano Moura explicou o que são as chamadas cirurgias do freio curto e de aumento do pênis. “Todo pênis tem um freio, que chamam de cabresto, e que quando é curto pode causar desconforto no homem. Para corrigir o freio curto, pode ser feita uma pequena cirurgia. O freio pode melhorar a sensação de aumento peniano. Já as cirurgias de aumento exigem indicações muito precisas. Tem a cirurgia que se chama harmonização peniana, que é muito recomendável para aumentar o calibre peniano”, disse.
Por fim, Giuliano Moura abordou a questão do tratamento da próstata e das cirurgias possíveis. “Existem vários tipos de cirurgias da próstata. Quando a doença é benigna, ou seja, não é câncer, existem vários tratamentos, inclusive os que permitem manter a função sexual. Temos uma tecnologia chamada Rezum, que é um vapor de água que se aplica na próstata, cujo resultado mantém a ejaculação normal do paciente”, esclareceu.
A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link
Mais notícias
Projeto de Osmar Filho visa proteger crianças e adolescentes no ambiente digital
Proposta visa prevenir, combater e acompanhar casos de adultização, erotização, exploração sexual, aliciamento, entre outras práticas
Escola do Legislativo promove curso sobre fundamentos e práticas nas licitações
Capacitação objetiva aprimorar práticas relacionadas ao planejamento e execução de processos licitatórios
Assembleia realizará evento para esclarecer dúvidas sobre plano de saúde corporativo
Evento ocorrerá sexta-feira (22), no Plenarinho, e é destinado a servidores que desejam esclarecer questões acerca do benefício
“Ascensão de Orleans Brandão incomoda opositores”, diz Florêncio Neto
Em discurso na Alema, o deputado afirmou que a população maranhense vem reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo secretário
Carlos Lula cobra adesão do Maranhão ao Programa CNH Social
Parlamentar manifestou preocupação com o possível fim da obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas em autoescolas para a…
Florêncio Neto celebra os 110 anos de Penalva com entrega de várias obras
O parlamentar informou que, no sábado (9), foi entregue o primeiro trecho de asfalto ligando o município ao…
Andrea Rezende alerta sobre impactos negativos de MP sobre famílias beneficiárias do BPC
Deputada destacou a dificuldade das famílias em reunir laudos médicos e documentos em prazos tão curtos
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025 é destaque no “Diário da Manhã’
No programa, o superintendente da Secti, Eduardo Oliveira, lembra que as inscrições serão encerradas no próximo dia 18…