27 de agosto de 2025
Programa ‘Toda Mulher’ debate sobre as implicações da Adultização infantil
Advogada Vivian Bauer, entrevistada do programa, ressaltou que a adultização não é um fenômeno novo, mas que o avanço da internet agravou a situação

Agência Assembleia
O programa ‘Toda Mulher’ da TV Assembleia abordou, na edição desta quarta-feira (27), um tema que tem ganhado destaque nas redes sociais e na sociedade: a adultização infantil. O fenômeno, que acontece quando crianças e adolescentes são tratados como adultos antes do tempo, foi amplamente discutido após um vídeo viral na internet expor os perigos dessa prática. Durante o programa, a especialista em direito da família Vivian Bauer conversou com a apresentadora Márcia Carvalho sobre as implicações legais e sociais dessa questão que atinge milhares de famílias.
A advogada ressaltou que a adultização não é um fenômeno novo, mas que as transformações tecnológicas e o avanço da internet agravaram a situação. “É importante as pessoas observarem e analisarem o que isso não é de hoje. Essa adultização perpassou por diversas gerações, de formas diferentes e com naturalizações diferentes, conforme a tecnologia foi evoluindo. Porém, esta geração cresceu nesse meio da internet, onde o acesso aos conteúdos adultos é facilitado, o que potencializa os riscos e dificulta o acompanhamento dos pais”, explica a especialista.
Ela também chamou atenção para a “parentalidade distraída”, quando os responsáveis estão fisicamente presentes, mas mentalmente ausentes, permitindo que as crianças sejam expostas a responsabilidades e comportamentos inadequados para a idade. Outro ponto que foi abordado na entrevista é o impacto da exposição digital e o direito à imagem das crianças.
Proteção
Vivian Bauer destacou que “uma vez que uma foto ou vídeo cai na internet, não há como controlar seu uso e, muitas vezes, essas crianças crescem com vergonha do constrangimento causados pela utilização indevida dessas imagens”. A especialista alertou para a importância da proteção integral, prevista no artigo 227 da Constituição Federal, que nem sempre é respeitada pelas famílias e pela sociedade.
A advogada também falou sobre o desconhecimento das leis de proteção à criança e ao adolescente, mesmo entre os pais e responsáveis. “A Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente são documentos complexos, e o acesso ao conhecimento desses direitos e deveres deveria começar nas escolas, para que crianças, jovens e famílias estejam mais bem informados”, afirmou. Segundo ela, a falta desse conhecimento contribui para que a adultização e a exposição indevida continuem acontecendo em diferentes contextos sociais.
O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Carlos Lula cobra postura do Governo do Maranhão diante da morte de motorista de aplicativo
O parlamentar afirmou que, apesar dos números apresentados pelo governo, os dados oficiais mostram o avanço da criminalidade
Florêncio Neto destaca entrega de mais de mil cartões do ‘Maranhão Livre da Fome’ em Bacabal
Segundo o parlamentar, a iniciativa é importante para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social
Combate a incêndios florestais no Maranhão é tema de entrevista no ‘Café com Notícias’
Entrevista foi com o tenente coronel José Lisboa, coordenador dos programas sociais do Corpo de Bombeiros
Vice-prefeito de Bom Lugar declara apoio ao deputado Davi Brandão e movimenta o cenário político do Maranhão
Com base eleitoral sólida, Sérgio Miranda fortalece ainda mais a abrangência de Davi Brandão no estado
Catulé Júnior celebra sanção de lei de sua autoria que homenageia o Comendador Alderico Silva em Caxias
Por meio de lei de autoria do parlamentar, o prédio do Centro de Ciências da Saúde da Uema,…
Ricardo Arruda repercute na Assembleia avanços da regularização fundiária no Maranhão
O deputado afirmou que o programa Paz no Campo já beneficiou mais de 22 mil famílias e entregou…
MP garante reserva de vagas em cursos oferecidos por instituições públicas de educação superior
Segundo a MP, ficam reservadas 50% das vagas aos alunos que tenham cursado todas as séries na rede…
‘Saúde e Bem-Estar’ – Cardiologista esclarece sobre risco de morte súbita em eventos de rua
Médico Serafim Júnior advertiu que não se pode correr de forma aleatória e que é preciso tomar cuidados…