30 de abril de 2025
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e Instituto Redes e diretora de operação do Instituto Formação
                                  
                              Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
A presença das mulheres no futebol foi o tema do programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta quarta-feira (23), pela TV Assembleia. A convidada desta edição foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e Instituto Redes e diretora de operação do Instituto Formação.
Na entrevista, a apresentadora e jornalista Márcia Carvalho destacou estudo da Federação Internacional de Futebol (Fifa), segundo o qual apenas 22% dos times femininos de todo mundo são comandados por mulheres. Além disso, reforçou a importância do esporte na vida das pessoas, e a presença das mulheres no futebol.
O objetivo do esporte é ser multifacetado, promover saúde, ajudar no desenvolvimento físico e mental, além de aprimorar a socialização e formação de valores.
A entrevistada contou como surgiu essa paixão pelo futebol em sua vida, ainda na adolescência, e falou sobre a experiência de conviver com mulheres fortes, como a sua avó. “Fui criada na Baixada Maranhense, pela minha vó, ela sempre foi muito inquieta para descobrir as coisas, o que despertou em mim essa inquietude. Quando o instituto chegou na minha região, trouxe uma ampliação para mim, o futebol que era apenas uma brincadeira, abriu espaço para outras ideias”.
Ao longo da entrevista, Diane Pereira relatou as dificuldades e as oportunidades que o instituto desenvolveu em sua vida. “Passei 5 anos em formação como participante, depois o instituto me chamou para trabalhar para eles. No começo, meu principal desafio era saber como levar o esporte para Baixada Maranhense”.
Com toda dificuldade, ela conseguiu junto com o instituto desenvolver um projeto chamado ‘Quadra Móvel’. A iniciativa leva quadras esportivas para qualquer lugar do estado. A experiência, despertou outras mulheres a se interessar pelo futebol e quebrar esse tabu que o esporte é apenas para homens.
O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). Assista à entrevista na íntegra:
Mais notícias
‘Pautas Femininas’ aborda envolvimento de mulheres com tráfico de drogas e a importância da prevenção
Promotora de Justiça, Cristiane Lago, destacou que a maioria das mulheres presas por tráfico acaba se envolvendo por…
‘Revista Maranhão’ destaca isenção do Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e geração de renda no estado
Um dos destaques foi o Programa Juro Zero, que vem fortalecendo o microempreendedorismo na região Tocantina
II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’
Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…