12 de fevereiro de 2025

Programa ‘Toda Mulher’ fala sobre o projeto ‘Amor Exigente’

Convidada foi Maria da Conceição Marques, coordenadora regional da Federação 'Amor Exigente' do Maranhão

Programa ‘Toda Mulher’ fala sobre o projeto ‘Amor Exigente’

Maria da Conceição Marques conversa com a jornalista Márcia Carvalho

Agência Assembleia

O programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta quarta-feira (12) na TV Assembleia, recebeu Maria da Conceição Marques, coordenadora regional da Federação ‘Amor Exigente’ do Maranhão. Ela é responsável por apoiar e orientar familiares de dependentes químicos.

Conceição Marques contou como funciona a federação e explicou as dificuldades dos familiares em ter um ente querido na família dependente químico. Além disso, ela reforçou que é mais doloroso para as mães. 

“A dependência química é uma doença progressiva. Ela não tem cura, mas tem tratamento. Só as mães que seguram essa barra, que é muito difícil. A mãe que passa a noite esperando um filho voltar para casa, que vai na boca de fumo, fica preocupada”.

Durante a entrevista, a coordenadora também contou experiências profissionais e reforçou os princípios básicos utilizados para ajudar essas famílias: espiritualidade e responsabilidade social. 

 “São esses princípios básicos que nos orientam a mudar de comportamento, em busca de sustentação para tratar daquele ente querido, pois uma pessoa adoecida não trata de outro doente. A droga é uma doença”, frisou.

Segundo ela, tratar os familiares dos dependentes químicos é a sustentação para um tratamento eficaz e saudável. É muito doloroso para família, e ter esse apoio é o pilar da reconstrução familiar.

O programa ‘Toda Mulher’ é exibido todas as quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval

Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale

Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias

Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo

Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval

Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio

Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão

Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado

Festa das Cores promove integração e valoriza manifestações culturais na ‘Sementinha’

A proposta envolveu crianças de todas as turmas em momentos de convivência, brincadeiras e apresentações lúdicas