05 de fevereiro de 2025
Programa ‘Toda Mulher’ recebe a ex-deputada estadual Helena Barros Heluy
Exercendo o mandato entre 2001 e 2011, ela marcou história nos 190 anos da Alema com uma trajetória voltada para a conquista e efetivação dos direitos das mulheres

Agência Assembleia/ Foto: Meiky Braga
Assista à entrevista na íntegra
O primeiro programa ‘Toda Mulher’ deste ano, quando a Assembleia Legislativa do Maranhão comemora 190 anos de instalação falou sobre protagonismo feminino na política. A convidada desta edição foi a ex-deputada estadual Helena Barros Heluy, que também é advogada, jornalista, professora e ex-vereadora.
“Como se diz lá na minha terra, quando eu me entendi, eu já estava na política”, afirmou ela, ao lembrar de ter convivido na infância com familiares mulheres fortes e que já vivenciavam a política.
Exercendo o mandato na Alema entre 2001 e 2011, Helena Barros Heluy tem uma trajetória voltada para a conquista e efetivação dos direitos das mulheres no estado, o que lhe valeu o reconhecimento do Diploma Bertha Lutz, entregue pelo Senado Federal.
“Dos Três Poderes, o poder Legislativo é o que me fascina, pelo que ele pode ser e fazer. O Legislativo é bonito, e ele bem vivido e bem trabalhado, com essa consciência, ele se sentirá e agirá como representante do povo”, declarou.
E foi esse pensamento que a conduziu. “Uma das primeiras preocupações minhas era de qualquer que fosse o projeto de lei, a iniciativa a conversa, tinha que vir de uma reivindicação popular”, observou.
A ex-deputada estadual disse que nunca deixou que atitudes preconceituosas a barrassem. “Eu não procurava ver se aquilo estava tendo, eu queria era agir e ser o meu ser completo, dentro desse segmento mesmo de cidadania”, analisa.
A relação com a política, na visão dele, deve ser sempre presente. “Você não sai da política. Se você sai da política, você deixa de ser uma cidadã. Você, às vezes, fica recolhida. Quando me perguntam: mas, a senhora deixou a política? Eu digo: não, eu estou atenta”.
Durante a conversa com a jornalista Márcia Carvalho, Helena Barros Heluy lembrou projetos de lei de sua autoria que marcaram época, como o da Lei das Filas; histórias da época em que foi parlamentar e a trajetória de outras grandes mulheres que marcaram a política maranhense e nacional.
O programa ‘Toda Mulher’ é exibido todas as quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Carlos Lula denuncia abandono da saúde pública e cobra coerência do governo
Carlos Lula ressaltou que a situação na área da saúde é crítica
CCJ aprova projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública estadual
Projeto de Lei 236/2025 é de autoria do Poder Executivo
Ana do Gás destaca avanços em Barreirinhas e celebra união por melhorias no município
Ela destacou a inauguração do novo Centro Administrativo da cidade, entre outras coisas
Eric Costa defende PL que isenta pessoas com deficiência do pagamento do IPVA
Segundo o parlamentar, a proposta busca simplificar a vida dos contribuintes
Assembleia Legislativa faz minuto de silêncio por morte de vereador
Armando da Taboca da Onça faleceu domingo (15), vítima de acidente de moto
Adelmo Soares destaca impactos dos investimentos no São João na geração de emprego e renda
O parlamentar afirmou que são impactos econômicos significativos, atraindo turistas e incrementando diversos setores da economia
Diretoria de Saúde inicia campanha de vacinação para servidores e parlamentares
Campanha oferece imunizantes contra diversas doenças
Ana do Gás parabeniza governador por reajuste salarial para Polícia Militar e Bombeiros
Ela disse que se trata de uma conquista que representa muito mais do que os números