05 de junho de 2024
Projeto de Júlio Mendonça prevê Dia de Combate à Intolerância Religiosa no Maranhão
O PL foi aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (5). Conforme a proposição, a data será celebrada anualmente, no dia 23 de julho

Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado
O Maranhão poderá contar com o Dia Estadual de Combate à Intolerância Religiosa, a ser comemorado anualmente no dia 23 de julho. Isso porque a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou em segundo turno, durante a sessão plenária desta quarta-feira, 5, o Projeto de Lei 147/2024, de autoria do deputado Júlio Mendonça (PCdoB), que institui a data comemorativa no estado.
Conforme a proposição, encaminhada para a sanção do governador Carlos Brandão (PSB), a iniciativa faz-se necessária em virtude dos diversos casos de intolerância religiosa registrados no estado, principalmente contra as pessoas adeptas de religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda.
O Dia Estadual de Combate à Intolerância Religiosa tem por objetivo conscientizar a população maranhense, por meio de procedimentos informativos, educativos e organizados, sobre a importância do respeito à diversidade religiosa.
A norma prevê ainda que a administração pública do estado poderá apoiar, subsidiar ou facilitar a realização e divulgação de seminários e palestras nas escolas, universidades, terreiros, comunidades, praças, teatros e equipamentos públicos com a finalidade de conscientizar a população maranhense.
Crime
Autor do projeto, o deputado Júlio Mendonça destacou o aumento na quantidade de casos de intolerância religiosa, situações essas motivadas pelo preconceito, destacando ainda que tais casos estão tipificados como crimes de acordo com o Código Penal.
“Muitas vezes, essas atitudes impregnadas na sociedade brasileira e que possuem raízes históricas e com frequência estão vinculadas ao racismo, sendo um desrespeito aos direitos humanos. É crime, de acordo com o Código Penal Brasileiro, cabendo a cada um respeitar a escolha do indivíduo. Eis então a importância do presente texto legal. Buscar a liberdade e a segurança da prática da religião é um direito fundamental”, pontuou o deputado na justificativa do projeto.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ mostra a força do agro em exposição na Expoema 2025
Programa especial deste sábado mostrou as atrações da exposição, que segue até este domingo (7), e celebrou os…
‘Em Discussão’ detalha operações realizadas pela Polícia Militar do Maranhão em bairros da Grande São Luís
Comandante do Policiamento Metropolitano da Área Oeste da Grande São Luís, tenente-coronel Manoel Alves da Silva Filho destacou…
‘Café com Notícias’ destaca importância e avanço do programa Tô Conectado
Entrevista desta sexta-feira foi com a coordenadora do Núcleo de Inovação e Educação Híbrida da Plataforma Gonçalves Dias,…
Deputado Catulé Júnior destaca gestão de Fred Campos em Paço do Lumiar
O parlamentar elogiou o desempenho do gestor e apontou a administração municipal como modelo de eficiência e resultados…
Davi Brandão destaca trabalho da prefeita de Brejo de Areia
Parlamentar relacionou diversas obras entregues pela gestora
Eric Costa repercute investimentos do Governo do Estado em Davinópolis
Entre as ações, o parlamentar destacou a obra de R$ 22 milhões que prepara a cidade para receber…
Helena Duailibe destaca avanços no atendimento em saúde de alta complexidade no Maranhão
Parlamentar apresentou estatísticas sobre o avanço das ações do governador Carlos Brandão no que diz respeito à melhoria…
Ana do Gás cobra solução para crise de abastecimento d’água em Santo Antônio dos Lopes
Parlamentar criticou a falta de atuação do poder público municipal diante da crise