21 de dezembro de 2024
Projeto ‘Voa Maracanã’ é destaque no programa ‘Maranhão no Campo’
Iniciativa da Vale e implementado pelo Instituto Formação, o projeto beneficia famílias da zona rural de São Luís
Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado
O programa ‘Maranhão no Campo’ deste sábado (21) abordou o projeto ‘Voa Maracanã’, que, entre outras ações, capacita produtores rurais para aprimorar a produção de farinha de mandioca na zona rural de São Luís. Para falar sobre a iniciativa, o apresentador Mário Porto conversou com a presidente do Instituto Formação, Regina Cabral.
Ela explicou que o projeto tem vários parceiros e é implementado pelo Instituto Formação. “É uma iniciativa da Vale, que decidiu investir em várias famílias para combater a pobreza dimensional e, a partir desse conceito, investir em um conjunto de ações que visam melhorar a vida de famílias desse território, no caso, da comunidade Maracanã”, explicou.
O projeto ‘Voa Maracanã’ atua com famílias de diversas comunidades no território, trabalhando a formação multicultural. “Nessas dimensões da pobreza no sentido multidimensional, não é só a pobreza em relação à questão da renda, mas também na dimensão social e política”, disse a entrevistada.
A partir desse mapeamento, explicou Regina Cabral, se constrói uma linha de base e se organiza um plano de acompanhamento dessas pessoas junto às famílias. A faixa de renda para entrar no projeto é definida pela linha de pobreza apontada pelo IBGE.
A presidente do Instituto Formação destacou ainda que o projeto atua em três eixos: acompanhamento multidimensional, agricultura familiar e fortalecimento da cultura local. No eixo da agricultura familiar, o projeto tem como parceiro a Embrapa. No Maracanã, já foram implantadas Unidades de Referência Tecnológica, uma das tecnologias sociais implementadas pela Embrapa disseminada entre agricultores familiares em todo o Brasil.
Entre as ações desenvolvidas no Maracanã está o desenvolvimento e melhoramento da produção de farinha no Maranhão. “Um dos produtos mais importantes na alimentação dos maranhenses é a farinha. E uma das oficinas do projeto é voltada para o melhoramento deste produto, trabalhando também transferência de tecnologias. É um processo contínuo de capacitação das famílias e dos agricultores do território do Maracanã para cada vez mais aprimorarem e ampliarem suas evoluções”, observou Regina Cabral.
O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias
O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…
‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal
Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…
‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses
A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…
Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses
A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…
Diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema faz balanço positivo das ações em 2025
Gestora destacou os números alcançados este ano e o trabalho desenvolvido pelo setor para prestar um atendimento de…