16 de setembro de 2024
Promotora fala sobre Grupo Reflexivo de Homens e Mulheres no ‘Café com Notícias’
Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de São Luís, Selma Martins falou sobre a ação desenvolvida pelo Ministério Público
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
No programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (16), na TV Assembleia, a apresentadora Elda Borges conversou com a promotora Selma Martins, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de São Luís. O assunto tratado foi o programa Grupo Reflexivo de Homens e Mulheres.
A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a mudança de atitudes de homens acusados de violência contra a mulher. Participam os que respondem a processos de violência doméstica e cumprem medidas protetivas de urgência, relativas a processos em andamento. Cada grupo dura em média dois meses e os encontros são semanais.
A promotora fez um breve balanço dos resultados obtidos com o programa, que existe desde 2020 e, atualmente, conta com uma fila de espera, apenas em São Luís, de mais de 200 homens para participar. Ela ressaltou que um dos objetivos do trabalho é o feminicídio zero.
“A gente está trabalhando desde fevereiro com o protocolo ‘Não é não’, que foi lançado juntamente com a Semu (Secretaria de Estado da Mulher) para combater a violência de gênero. Em março, a gente trabalhou o Dia Internacional da Mulher que, na verdade, é o mês, nós não cabemos mais em um dia, e aí em agosto, nós fizemos o ‘Agusto lilás’. Percorremos alguns municípios levando o protocolo Grupo reflexivo de homens e de mulheres e, agora, nós estamos trabalhando o ‘Setembro amarelo’”, detalhou.
Segundo a promotora Selma Martins, o Grupo é coordenado pelo Ministério Público, mas o Tribunal de Justiça do Maranhão também desenvolve o projeto com foco nos já condenados.
Entre as temáticas abordadas durante os encontros, estão a Lei Maria da Penha, violência, vício em álcool, drogas, pornografia e outros, saúde do homem, direitos de família e comunicação não violenta.
“Eles mudam. No meio do curso, eles já mudam e, no final, dizem realmente que era o lugar que precisava estar. Eles refletem, eles vão pensar. Lá, ninguém diz: você fez isso, você fez aquilo, você é culpado, você é inocente, eles é que fazem essa reflexão. Por isso, o nome grupo. Eles saem de lá com um novo olhar, agora sabem se relacionar, vão aprender a se relacionar, vão aprender a conversar”.
A promotora destacou, ainda, que o projeto está em fase de expansão e deve ser implementado também nas penitenciárias.
O programa ‘Café com Notícias’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Osmar Filho leva ações de saúde a Penalva e Viana
Ações incluíram consultas e exames oftalmológicos, encaminhamentos cirúrgicos e escolha de óculos, além de atendimentos com clínico geral…
‘Pautas Femininas’ discute impactos jurídicos e emocionais do abandono paterno
Convidada foi a advogada Renata Memória, especialista em Direito das Famílias e Sucessões
Escola do Legislativo inicia segunda edição do Curso de Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Poder Legislativo
O objetivo é fazer com que os participantes tenham fluência em IA e possam interagir melhor com as…
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda ações do Instituto Babu e destaca impacto social
Em entrevista, o presidente do Instituto Babu, Sílvio Babu, deu detalhes sobre os principais projetos em andamento
AlemaPlay tem divulgação reforçada em ação voltada a visitantes e servidores da Assembleia
Plataforma, que foi lançada em fevereiro deste ano, reúne conteúdos institucionais, educativos e culturais produzidos no Maranhão
Procon-MA esclarece dúvidas de ouvintes no ‘Diário da Manhã’ desta segunda-feira
Esclarecimentos foram feitos pelo chefe da Assessoria Jurídica do Procon/MA, Ricardo Cruz, no quadro Tribuna do Consumidor
‘Café com Notícias’ – Presidente do Iterma destaca resultados alcançados pelo Maranhão na COP30
Anderson Ferreira destacou que COP30 foi oportunidade estratégica para o Maranhão apresentar políticas públicas de regularização fundiária e desenvolvimento sustentável
‘Mais Saúde’ recebe oftalmologista Ráysa Ellen para esclarecer dúvidas sobre cirurgia refrativa
Especialista detalhou como o procedimento funciona e os benefícios que oferece