19 de agosto de 2024

Psicóloga fala sobre relacionamento abusivo e dependência afetiva

Sanna Brandes foi recebida no programa Pautas Femininas

Psicóloga fala sobre relacionamento abusivo e dependência afetiva

WhatsApp Image 2024-08-19 at 16.00.42

Psicóloga Psicóloga Sanna Brandes conversa com as jornalistas Régina Santana e Josélia Fonseca

Agência Assembleia

CLIQUE AQUI E ASSISTA À ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

O programa Pautas Femininas desta segunda-feira (19), da Rádio Assembleia (96,9 FM), em conexão com a Rádio Senado, recebeu a psicóloga Sanna Brandes, que falou sobre relações abusivas e dependência afetiva. O relacionamento abusivo é todo relacionamento que envolva abuso físico, psicológico, sexual, moral ou financeiro/patrimonial.

Entre outras coisas, ela falou sobre como identificar um abusador a partir de uma relação disfuncional. “É quando um dos parceiros apresenta um comportamento de controle e de mando sobre o outro. Quando ele toma total posse da vida de outra pessoa. É alguém que quer ter o domínio do outro. Aliás, uma relação abusiva não diz respeito somente aos casais”, disse Sanna Brandes, citando, ainda, ciúme excessivo, violência psicológica, verbal e até mesmo física.

A psicóloga também falou sobre as principais características de um relacionamento abusivo. “Quem abusa gosta de ser manipulador e controlador. São duas características marcantes nesses casos. Há, também, acesso de ciúmes e a vítima acaba se tornando propriedade daquele abusador”, continuou.

Sanna Brandes deu exemplos de casos levados ao seu consultório, nos quais um dos parceiros começa a se sentir desvalorizado por alguns comportamentos apresentados pelo outro lado. “Aquele relacionamento começa a ser um relacionamento doentio. Eu deixo de fazer o que eu gostaria para satisfazer a necessidade do outro. Se passa a viver a vida da outra pessoa”, disse.

Mais notícias

Carlos Lula denuncia abandono da saúde pública e cobra coerência do governo

Carlos Lula ressaltou que a situação na área da saúde é crítica

CCJ aprova projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública estadual

Projeto de Lei 236/2025 é de autoria do Poder Executivo

Ana do Gás destaca avanços em Barreirinhas e celebra união por melhorias no município

Ela destacou a inauguração do novo Centro Administrativo da cidade, entre outras coisas

Eric Costa defende PL que isenta pessoas com deficiência do pagamento do IPVA

Segundo o parlamentar, a proposta busca simplificar a vida dos contribuintes

Assembleia Legislativa faz minuto de silêncio por morte de vereador 

Armando da Taboca da Onça faleceu domingo (15), vítima de acidente de moto

Adelmo Soares destaca impactos dos investimentos no São João na geração de emprego e renda

O parlamentar afirmou que são impactos econômicos significativos, atraindo turistas e incrementando diversos setores da economia

Ana do Gás parabeniza governador por reajuste salarial para Polícia Militar e Bombeiros

Ela disse que se trata de uma conquista que representa muito mais do que os números