12 de agosto de 2025

Reforço gratuito para o Enem e Paes é tema do ‘Café com Notícias’ desta terça-feira

O professor Pedro Alcântara explicou que as aulas acontecem de forma on-line, às 19h, pela plataforma Gonçalves Dias, e são destinadas a estudantes que não têm condições de pagar um curso preparatório

Reforço gratuito para o Enem e Paes é tema do ‘Café com Notícias’ desta terça-feira

Elda Borges e o professor Pedro Alcântara conversam durante o café desta terça-feira sobre reforço gratuito para estudantes

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

O programa Café com Notícias desta terça-feira (12), apresentado pela jornalista Elda Borges, entrevistou o professor Pedro Alcântara, superintendente de Informação e Avaliação do Desempenho Educacional da Secretaria de Educação do Maranhão. 

Ele falou sobre a plataforma Gonçalves Dias, programa on-line e gratuito de reforço do Governo do Estado para alunos que irão realizar o Enem e o Paes/Uema.

“Desde 2020, durante o mês de julho, nós oferecemos essa plataforma com aulas, atividades e preparo para candidatos dos dois concursos. Temos participantes de todo o país, sejam eles de escolas públicas ou privadas, já tivemos mais de 1 milhão de visualizações dos nossos materiais”, disse o professor.

O superintendente informou, ainda, que quase 26 mil estudantes participaram do preparatório durante o mês de julho, com aulas presenciais. “Além das aulas, nós oferecemos café da manhã, atividades culturais e recreativas, para quebrar um pouco a rotina de estudos e deixar o candidato mais leve”, explicou. 

A plataforma Gonçalves Dias conta com professores capacitados e especialistas nos conteúdos que já atuam em outros cursos preparatórios, além de nas redes de ensino pública e privada. As aulas iniciaram-se no dia 11 deste mês e estão sendo transmitidas pelo YouTube, de segunda a sexta-feira, às 19h.

“As aulas continuarão até o dia do vestibular, tanto do Enem quanto do Paes. É uma iniciativa importante do Governo do Estado para quem não tem condições financeiras de pagar um cursinho, que custa em média R$1.000”, concluiu. 

A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link:

Mais notícias

Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval

Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale

Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias

Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo

Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval

Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio

Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão

Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado

Festa das Cores promove integração e valoriza manifestações culturais na ‘Sementinha’

A proposta envolveu crianças de todas as turmas em momentos de convivência, brincadeiras e apresentações lúdicas