01 de agosto de 2025
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança se evada da escola e que é necessário ação conjunta de órgãos para que ela volte e se mantenha na instituição

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, foi a entrevistada desta sexta-feira (1º) no programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, apresentado pela jornalista Elda Borges. O tema central foi o projeto Busca Ativa Escolar, que tem contribuído para o retorno de crianças e adolescentes às salas de aula em todo o país.
Segundo Ofélia, a iniciativa já garantiu o reingresso a escola de mais de 300 mil crianças no Brasil, sendo 33 mil somente no Maranhão. Para ela, é fundamental combater a ideia de que a evasão escolar faz parte da realidade brasileira.
“Não é normal e natural que uma criança saia da escola, seja qual for o motivo. É preciso o engajamento dos órgãos competentes para compreender as razões da evasão, de modo que, quando a criança retorne, o processo não se repita. Para isso que serve a Busca Ativa Escolar”, explicou.
A coordenadora destacou que o enfrentamento à evasão demanda ação conjunta e contínua de diferentes instituições, como prefeituras, secretarias de saúde, assistência social e Ministério Público.
Selo Unicef
Na entrevista, Ofélia Silva ressaltou a relevância do Selo Uniecef, iniciativa que há 25 anos reconhece e incentiva avanços na promoção dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal.
Atualmente, 85% dos municípios maranhenses já aderiram ao Selo UNICEF, o que, segundo ela, evidencia o compromisso das prefeituras com a educação.
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que combina metodologia social e ferramenta tecnológica, disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e apoio do Congemas e do Conasems.
O objetivo é identificar, registrar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, oferecendo subsídios concretos para a formulação de políticas públicas voltadas à garantia de direitos.
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