23 de junho de 2025

‘Revista Maranhão’ aborda as ações do Corpo de Bombeiros durante o São João

Objetivo das atividades é orientar sobre o uso adequado do fogo e de fogos de artifício para garantir a segurança das pessoas e evitar acidentes

‘Revista Maranhão’ aborda as ações do Corpo de Bombeiros durante o São João

Keith Almeida entrevistou o tenente Lucas Rocha no ‘Revista Maranhão’ desta segunda-feira

Agência Assembleia / Foto: Meiky Braga

As diversas festividades de São João espalhadas pela Região Metropolitana de São Luís e pelo interior do estado chamam atenção para a necessidade do reforço na segurança para evitar problemas relacionados a incêndios e queimaduras, uma vez que, neste período, aumentam as atividades com fogo. Nesse sentido, o Programa Revista Maranhão desta segunda-feira (23), abordou as ações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) para garantir a segurança das pessoas nesta temporada junina.

Nos estúdios da TV Assembleia, o tenente Lucas Rocha, da Companhia Independente Especializada, explicou que uma das ações da corporação neste período é orientar sobre o uso correto de fogos de artifício e do fogo para evitar acidentes. “Temos outros perigos que podem acontecer, também em decorrência da utilização dos fogos de artifício, como queimaduras e acidentes com crianças”, disse.

Outra preocupação neste período de festividades é coibir a utilização de fogos de artifício com estampidos que ultrapassem 100 decibéis. Ressalta-se que a prática é proibida no Maranhão após a sanção da Lei n.º 11.805/2022, de autoria do deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil), que prevê, inclusive, multa de mais de R$ 4 mil a quem infringir a norma.

“Aqui no âmbito da Região Metropolitana, nos meses de junho e julho, o Corpo de Bombeiros tem o planejamento de atender, fazer a prevenção e fiscalizar cerca de 11 festas juninas do poder público. Essas ações preventivas já foram iniciadas em maio”, completou o militar.

Ainda nas atividades de fiscalização, o tenente explicou que o Corpo de Bombeiros está realizando orientações no que diz respeito ao correto dimensionamento das barracas nos arraiais e a utilização de objetivos e instrumentos que venham a utilizar fogo, como churrasqueiras, por exemplo. 

Com apresentação da jornalista Keith Almeida, o programa ‘Revista Maranhão’ é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Assembleia Legislativa realiza Sessão Solene em homenagem aos 55 anos da Rádio Transmundial

Emissora de caráter cristão, a Rádio Transmundial, que tem sede em São Paulo, possui 55 filiadas em todo…

Davi Brandão destaca o trabalho e a liderança do governador Carlos Brandão, durante sessão na Assembleia Legislativa

Durante seu discurso, o parlamentar ressaltou que a liderança de Carlos Brandão permanece firme no Maranhão, independentemente de…

‘Em Discussão’ aborda as ações da Fundação Escola de Governo do Maranhão

A presidente da Fundação EGMA, Leuzinete Pereira, informou, no programa, que na segunda-feira,11, será lançado o edital da…

Preparatório on-line e gratuito para o Paes/Uema e Enem 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’

Disponibilizadas pelo Governo do Estado, por meio da Plataforma Gonçalves Dias, aulas serão retomadas na segunda-feira,11, às 19h,…

Campanha Agosto Dourado é tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

O incentivo às mães para amamentarem os filhos e à doação do leite para alimentação de outras crianças…

Deputado Aluízio Santos é homenageado com título de Cidadão Vargem-Grandense

O parlamentar agradeceu a honraria e comentou sobre o orgulho de tornar-se o mais novo cidadão vargem-grandense

Helena Duailibe celebra o Dia Nacional da Saúde e destaca avanços na área

A parlamentar ressaltou que a data vai além de um marco no calendário, sendo um convite à reflexão…

Antônio Pereira destaca visão estadista de Carlos Brandão e os investimentos estratégicos no Maranhão

O parlamentar reforçou a importância de colocar as pautas importantes para a população acima de disputas políticas menores