30 de setembro de 2024
‘Revista Maranhão’ alerta sobre os riscos das queimadas para a rede elétrica do estado
Assistente de serviços técnicos da Equatorial Maranhão, Sâmila Almeida destacou impactos das queimadas no sistema elétrico, além de ressaltar a importância de medidas preventivas
Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
O programa ‘Revista Maranhão’, exibido nesta segunda-feira (30) pela TV Assembleia, trouxe um importante alerta sobre os perigos que as queimadas, agravadas pelo período de seca, representam para a rede elétrica no Maranhão. A assistente de serviços técnicos da Equatorial Maranhão, Sâmila Almeida, participou do programa e destacou os impactos dessas queimadas no sistema de energia, além de ressaltar a importância de medidas preventivas.
Segundo ela, em 2024, o estado registrou um aumento de 9% nos focos de incêndio, resultando em 41 ocorrências de alto impacto diretamente relacionadas às queimadas.
“Esses eventos causam danos significativos à estrutura de fornecimento de energia, como curtos-circuitos e quedas de energia, prejudicando a população”, afirmou.
Sâmila Almeida também reforçou a necessidade de conscientização da população sobre os perigos das queimadas, especialmente nas proximidades das redes elétricas.
“A Equatorial Maranhão tem atuado com campanhas de prevenção em diversas regiões, alertando sobre os riscos do fogo e intensificando o monitoramento para minimizar os danos”, esclareceu.
O programa apresentou, ainda, dados preocupantes sobre a situação das queimadas em todo o Brasil. “Apenas no mês de agosto, o Monitor do Fogo registrou um aumento de mais de 200% em áreas queimadas. No Maranhão, em setembro, os focos de incêndio chegaram a quase 10 mil, com maior concentração na região sul do estado”, enfatizou Sâmila Almeida.
Para combater essa realidade, o Corpo de Bombeiros do Maranhão tem reforçado suas ações com a operação ‘Maranhão Sem Queimadas’. O estado também conta com uma legislação específica para prevenir e mitigar os efeitos das mudanças climáticas e das queimadas, estabelecendo diretrizes de atuação para esse tipo de emergência.
O programa “Revista Maranhão”, apresentado pela jornalista Keith Almeida, é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Carlos Lula cobra ações contra desigualdade racial no Dia da Consciência Negra
Parlamentar ressaltou que o Maranhão possui uma das maiores populações negras do Brasil
Importância da fisioterapia para qualidade de vida é destaque no ‘Saúde e Bem Estar’
Entrevistado foi o fisioterapeuta Leandro Marques
‘Diário da Manhã’ destaca ações da DPE para fortalecer a igualdade racial no Maranhão
O defensor público titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE, Fábio Carvalho, foi o convidado do programa…
Assembleia aprova projetos que ampliam estrutura do TJMA
Agência Assembleia O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (18), o Projeto de Lei Complementar…
Carlos Lula pede expansão do programa ‘CNH Social’
Segundo o parlamentar, o déficit atual demonstra que o Maranhão precisa avançar muito para garantir que a CNH…
CCJ dá parecer favorável a PL que institui o Festival do Coco Babaçu
Matéria foi apreciada em reunião presidida por Neto Evangelista nesta terça-feira (18)
Assembleia aprova MP que institui o programa ‘Maranhão Sustentável’
Programa objetivo doação de patrulhas mecanizadas, motocultivadores e equipamentos agrícolas a municípios e associações
Davi Brandão destaca trabalho do governo estadual e da Prefeitura de Bacabal
Ele falou, também, sobre o trabalho do secretário de Estado de Assuntos Municipais, Orleans Brandão