30 de setembro de 2024
‘Revista Maranhão’ alerta sobre os riscos das queimadas para a rede elétrica do estado
Assistente de serviços técnicos da Equatorial Maranhão, Sâmila Almeida destacou impactos das queimadas no sistema elétrico, além de ressaltar a importância de medidas preventivas
Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
O programa ‘Revista Maranhão’, exibido nesta segunda-feira (30) pela TV Assembleia, trouxe um importante alerta sobre os perigos que as queimadas, agravadas pelo período de seca, representam para a rede elétrica no Maranhão. A assistente de serviços técnicos da Equatorial Maranhão, Sâmila Almeida, participou do programa e destacou os impactos dessas queimadas no sistema de energia, além de ressaltar a importância de medidas preventivas.
Segundo ela, em 2024, o estado registrou um aumento de 9% nos focos de incêndio, resultando em 41 ocorrências de alto impacto diretamente relacionadas às queimadas.
“Esses eventos causam danos significativos à estrutura de fornecimento de energia, como curtos-circuitos e quedas de energia, prejudicando a população”, afirmou.
Sâmila Almeida também reforçou a necessidade de conscientização da população sobre os perigos das queimadas, especialmente nas proximidades das redes elétricas.
“A Equatorial Maranhão tem atuado com campanhas de prevenção em diversas regiões, alertando sobre os riscos do fogo e intensificando o monitoramento para minimizar os danos”, esclareceu.
O programa apresentou, ainda, dados preocupantes sobre a situação das queimadas em todo o Brasil. “Apenas no mês de agosto, o Monitor do Fogo registrou um aumento de mais de 200% em áreas queimadas. No Maranhão, em setembro, os focos de incêndio chegaram a quase 10 mil, com maior concentração na região sul do estado”, enfatizou Sâmila Almeida.
Para combater essa realidade, o Corpo de Bombeiros do Maranhão tem reforçado suas ações com a operação ‘Maranhão Sem Queimadas’. O estado também conta com uma legislação específica para prevenir e mitigar os efeitos das mudanças climáticas e das queimadas, estabelecendo diretrizes de atuação para esse tipo de emergência.
O programa “Revista Maranhão”, apresentado pela jornalista Keith Almeida, é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Saúde e Bem-Estar’ aborda importância do check-up cardiovascular para prevenção de doenças
Cardiologista alertou sobre os fatores que aumentam o risco de um infarto e orientou sobre os cuidados que…
‘Toda Mulher’ destaca pesquisa que monitora mães e bebês desde o parto e produz dados que orientam políticas públicas
O estudo coordenado pela Universidade Federal do Maranhão acompanha nascimentos e revela desafios para a saúde infantil no estado
Psiquiatra fala, no ‘Diário da Manhã’ sobre interligação entre obesidade e ansiedade
Segundo Tamires Cruz, o ganho de peso, frequentemente, reflete desequilíbrios emocionais e metabólicos, assim como a magreza, necessitando…
‘Café com Notícias’: Maranhão teve queda de 25% em casos de feminicídios em 2025
A delegada Wanda Moura informou que a redução é resultado do trabalho articulado de toda a rede de…
Rádio Assembleia estreia nova grade de programação com foco na prestação de serviços
Dois novos programas chegam à grade de programação com o objetivo de levar informações de qualidade para a…
Os 15 anos da TV Assembleia são destaque no programa Diário da Manhã
O subdiretor da emissora, Gregório Dantas, falou sobre os desafios, avanços, conquistas, premiações e alta produção da TV,…
‘Café com Notícias’ debate impactos da restrição ao uso de celulares em salas de aula
Passado um ano de adoção da medida nas escolas, houve reflexos positivos no comportamento dos estudantes, rendimento escolar…
‘Pautas Femininas’ esclarece dúvidas sobre direitos dos consumidores
Diretora de Atendimento do Procon/MA foi a entrevistada