30 de setembro de 2024
‘Revista Maranhão’ alerta sobre os riscos das queimadas para a rede elétrica do estado
Assistente de serviços técnicos da Equatorial Maranhão, Sâmila Almeida destacou impactos das queimadas no sistema elétrico, além de ressaltar a importância de medidas preventivas
Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
O programa ‘Revista Maranhão’, exibido nesta segunda-feira (30) pela TV Assembleia, trouxe um importante alerta sobre os perigos que as queimadas, agravadas pelo período de seca, representam para a rede elétrica no Maranhão. A assistente de serviços técnicos da Equatorial Maranhão, Sâmila Almeida, participou do programa e destacou os impactos dessas queimadas no sistema de energia, além de ressaltar a importância de medidas preventivas.
Segundo ela, em 2024, o estado registrou um aumento de 9% nos focos de incêndio, resultando em 41 ocorrências de alto impacto diretamente relacionadas às queimadas.
“Esses eventos causam danos significativos à estrutura de fornecimento de energia, como curtos-circuitos e quedas de energia, prejudicando a população”, afirmou.
Sâmila Almeida também reforçou a necessidade de conscientização da população sobre os perigos das queimadas, especialmente nas proximidades das redes elétricas.
“A Equatorial Maranhão tem atuado com campanhas de prevenção em diversas regiões, alertando sobre os riscos do fogo e intensificando o monitoramento para minimizar os danos”, esclareceu.
O programa apresentou, ainda, dados preocupantes sobre a situação das queimadas em todo o Brasil. “Apenas no mês de agosto, o Monitor do Fogo registrou um aumento de mais de 200% em áreas queimadas. No Maranhão, em setembro, os focos de incêndio chegaram a quase 10 mil, com maior concentração na região sul do estado”, enfatizou Sâmila Almeida.
Para combater essa realidade, o Corpo de Bombeiros do Maranhão tem reforçado suas ações com a operação ‘Maranhão Sem Queimadas’. O estado também conta com uma legislação específica para prevenir e mitigar os efeitos das mudanças climáticas e das queimadas, estabelecendo diretrizes de atuação para esse tipo de emergência.
O programa “Revista Maranhão”, apresentado pela jornalista Keith Almeida, é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Carlos Lula defende autonomia das Câmaras Municipais na escolha de veículos públicos
Segundo o deputado, municípios maranhenses pedem ambulâncias e viaturas, mas governo obriga entrega de caminhonetes às Câmaras
Assembleia aprova MP que institui programa estadual de cooperação com municípios
Matéria foi encaminhada à promulgação
Dra. Vivianne destaca desafios enfrentados pelas mulheres e presta homenagem a Iracema Vale e Roseana Sarney
Parlamentar falou sobre denúncias de feminicídio
Assembleia aprova PL que institui Política de Combate à Fome e Insegurança Alimentar
Projeto prevê a retomada e fortalecimento da implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Antônio Pereira destaca avanço na descentralização da Vigilância Sanitária
Agência Assembleia Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (26), o 1º vice-presidente da…
Tratamentos atuais para a diabetes são tema do “Saúde e Bem-Estar”
O programa desta quarta-feira recebeu a médica endocrinologista Roberta Duailibe, que falou sobre o que é, diagnóstico e…
Fred Maia parabeniza Iracema Vale por vitória no STF e destaca ações do Governo no Maranhão
Parlamentar afirmou que resultado fortalece o papel histórico de Iracema Vale na condução da Alema e elogiou o…
‘Diário da Manhã’ aborda movimento Tô no Mará do Sebrae-MA e os 35 anos do ECA
Temas foram tratados pela gerente de Empreendedorismo Territorial do Sebrae-MA, Hildenê Maia, e pelo promotor Márcio Thadeu Marques