30 de setembro de 2024

‘Revista Maranhão’ alerta sobre os riscos das queimadas para a rede elétrica do estado

Assistente de serviços técnicos da Equatorial Maranhão, Sâmila Almeida destacou impactos das queimadas no sistema elétrico, além de ressaltar a importância de medidas preventivas

‘Revista Maranhão’ alerta sobre os riscos das queimadas para a rede elétrica do estado

Sâmila Almeida conversou com a jornalista e apresentadora Keith Almeida, no ‘Revista Maranhão’

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

Assista à íntegra do programa

O programa ‘Revista Maranhão’, exibido nesta segunda-feira (30) pela TV Assembleia, trouxe um importante alerta sobre os perigos que as queimadas, agravadas pelo período de seca, representam para a rede elétrica no Maranhão. A assistente de serviços técnicos da Equatorial Maranhão, Sâmila Almeida, participou do programa e destacou os impactos dessas queimadas no sistema de energia, além de ressaltar a importância de medidas preventivas.

Segundo ela, em 2024, o estado registrou um aumento de 9% nos focos de incêndio, resultando em 41 ocorrências de alto impacto diretamente relacionadas às queimadas. 

“Esses eventos causam danos significativos à estrutura de fornecimento de energia, como curtos-circuitos e quedas de energia, prejudicando a população”, afirmou.

Sâmila Almeida também reforçou a necessidade de conscientização da população sobre os perigos das queimadas, especialmente nas proximidades das redes elétricas.

“A Equatorial Maranhão tem atuado com campanhas de prevenção em diversas regiões, alertando sobre os riscos do fogo e intensificando o monitoramento para minimizar os danos”, esclareceu.

O programa apresentou, ainda, dados preocupantes sobre a situação das queimadas em todo o Brasil. “Apenas no mês de agosto, o Monitor do Fogo registrou um aumento de mais de 200% em áreas queimadas. No Maranhão, em setembro, os focos de incêndio chegaram a quase 10 mil, com maior concentração na região sul do estado”, enfatizou Sâmila Almeida.

Para combater essa realidade, o Corpo de Bombeiros do Maranhão tem reforçado suas ações com a operação ‘Maranhão Sem Queimadas’. O estado também conta com uma legislação específica para prevenir e mitigar os efeitos das mudanças climáticas e das queimadas, estabelecendo diretrizes de atuação para esse tipo de emergência.

O programa “Revista Maranhão”, apresentado pela jornalista Keith Almeida, é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).     

Mais notícias

Programa ‘Mais Saúde’ destaca papel dos profissionais de Educação Física na promoção de mudanças de vida

Denise Martins ressaltou que a atividade física deve ser encarada como ferramenta essencial de prevenção e cuidado contínuo

‘Maranhão no Campo’ informa sobre inscrições para feiras e exposições do calendário agropecuário de 2026

Subsecretário da Sagrima destacou o crescimento do setor no estado e reforçou a importância de os municípios garantirem…

Deputado Adelmo Soares fortalece cultura popular com 1ª edição do ‘Caxias Folia’

Evento reuniu mais de 40 blocos e levou às ruas cerca de 5 mil foliões, promovendo integração social…

Florêncio Neto destaca visão municipalista do governador Brandão e agradece por obras em Penalva

Segundo o parlamentar, Penalva tem tido um olhar especial do governador Carlos Brandão, com a execução de diversas…

Café com Notícias’ detalha ações da Campanha Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência 2026

Iniciativa busca fortalecer ações educativas, ampliar o acesso à informação e promover o planejamento familiar entre adolescentes

Diário da Manhã’ aborda trabalho da Rede de Proteção às Mulheres

Promotora explicou sobre o conjunto de serviços que oferecem acolhimento, apoio psicossocial, jurídico e de segurança a mulheres…

Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval

Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale