02 de junho de 2025
‘Revista Maranhão’: Especialista fala sobre como a sobrecarga de trabalho pode afetar a saúde das mulheres
A psiquiatra Tamires Cruz mostrou como identificar os sinais e destacou a necessidade de as mulheres buscarem ajuda profissional e reavaliar a rotina

Agência Assembleia / Foto: Meike Braga
Grande parte das mulheres brasileiras têm uma carga de trabalho superior à dos homens. É o chamado trabalho invisibilizado uma vez que, na maioria das vezes, cabe a elas a responsabilidade de cuidar dos filhos e da casa, atividades que não são reconhecidas e muito menos remuneradas. Obviamente, essa sobrecarga afeta diretamente a saúde mental e física, assunto que foi tema do programa Revista Maranhão desta segunda-feira (2).
Nos estúdios da TV Assembleia, a psiquiatra Tamires Cruz, especialista em Saúde Mental, falou sobre o assunto. Para a profissional, é de extrema importância reavaliar a rotina a fim de mitigar os efeitos da sobrecarga de trabalho na saúde com o intuito de não normalizar algo que, na maioria das vezes, é imposto pela sociedade já desde os primeiros anos de vida das mulheres.
“Nós mulheres, logo na infância, somos obrigadas a ser perfeitas. E nossa própria mãe já vem nos preparando, dentro de casa, para darmos certo, além da vida profissional, nos relacionamentos. Mulher tem que ser uma boa esposa, uma boa cozinheira, uma boa mãe e dar conta dos seus filhos. Quando um bebê do sexo feminino chega ao mundo, ele já chega carregando esse peso, que, muitas vezes, não vemos no sexo masculino”, disse Tamires Cruz.
‘Mãe solo’
A psiquiatra falou, inclusive, sobre a figura da “mãe solo”, aquela que assume sozinha a responsabilidade de criar os filhos e prover a casa. “Isso dobra as responsabilidades, o que acaba pesando muito mais”, completou Tamires Cruz, pontuando que, nessas situações, as mulheres acabam ficando sem tempo para o autocuidado.
A alteração de humor e comportamento são os primeiros sinais que indicam que a sobrecarga no trabalho está afetando a saúde mental das mulheres. Alterações físicas também são indicativos de problemas e, por essa razão, é indispensável a busca por ajuda o quanto antes para evitar que as consequências negativas aumentem ainda mais.
“Seja com psiquiatra, com psicólogo com terapeuta até mesmo cursos on-line. Mas é importante buscar ajuda. A pessoa não vai conseguir buscar ajuda se antes não enxergar que tem um problema”, pontuou a profissional.
Com apresentação da jornalista Keith Almeida, o programa ‘Revista Maranhão’ é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). A entrevista completa está disponível no Youtube no seguinte link: : Revista Maranhão 02/06/2025
Mais notícias
Adelmo Soares comemora sanção de lei que trata de divulgação de informações para prevenir diabetes
Ele frisou que o pré-diabetes é uma condição de saúde que indica risco de desenvolver diabetes tipo 2,…
Assembleia aprova diretrizes para incentivo à inserção de mulheres no mercado digital
Proposta objetiva promover a igualdade de oportunidades, o empoderamento econômico feminino e a inovação tecnológica
‘Saúde & Bem-Estar’ destaca os benefícios da orientação de um fonoaudiólogo durante a amamentação
Durante entrevista ao programa, Victor Figueiredo também falou sobre a campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno
Ambientalista José Carlos Arouche fala sobre sua nova obra ao ‘Diário da Manhã’
Livro “O Ambientalista Prático” será lançado neste sábado, na 2° Feira do Livro do Itaqui- Bacanga
No ‘Café com Notícias’, coordenadora do Mobiliza São Luís convida empreendedores para o evento
Inscrições estão sendo realizadas até esta quinta-feira,7, para o movimento, que reunirá empreendedores da cultura, economia solidária e…
Eric Costa defende projeto que institui Estatuto Estadual do Conselheiro Tutelar do Maranhão
Ele explicou que o PL, de sua autoria, visa fortalecer a rede de proteção das crianças e adolescentes…
Adelmo Soares reforça caráter municipalista da gestão de Carlos Brandão
Em seu pronunciamento na Alema, o parlamentar afirmou que o governo do estado tem levado ações aos 217…
Júnior Cascaria destaca investimentos do governo estadual em segurança pública
Parlamentar chamou atenção para os reajustes salariais concedidos à Polícia Militar do Maranhão