02 de junho de 2025

‘Revista Maranhão’: Especialista fala sobre como a sobrecarga de trabalho pode afetar a saúde das mulheres

A psiquiatra Tamires Cruz mostrou como identificar os sinais e destacou a necessidade de as mulheres buscarem ajuda profissional e reavaliar a rotina

‘Revista Maranhão’: Especialista fala sobre como a sobrecarga de trabalho pode afetar a saúde das mulheres

A jornalista Keith Almeida recebeu a psiquiatra Tamires Cruz, no programa desta segunda-feira, e conversou com ela sobre sobrecarga de trabalho das mulheres, ‘mãe solo’ e a importância da busca de ajuda

Agência Assembleia / Foto: Meike Braga

Grande parte das mulheres brasileiras têm uma carga de trabalho superior à dos homens. É o chamado trabalho invisibilizado uma vez que, na maioria das vezes, cabe a elas a responsabilidade de cuidar dos filhos e da casa, atividades que não são reconhecidas e muito menos remuneradas. Obviamente, essa sobrecarga afeta diretamente a saúde mental e física, assunto que foi tema do programa Revista Maranhão desta segunda-feira (2).

Nos estúdios da TV Assembleia, a psiquiatra Tamires Cruz, especialista em Saúde Mental, falou sobre o assunto. Para a profissional, é de extrema importância reavaliar a rotina a fim de mitigar os efeitos da sobrecarga de trabalho na saúde com o intuito de não normalizar algo que, na maioria das vezes, é imposto pela sociedade já desde os primeiros anos de vida das mulheres.

“Nós mulheres, logo na infância, somos obrigadas a ser perfeitas. E nossa própria mãe já vem nos preparando, dentro de casa, para darmos certo, além da vida profissional, nos relacionamentos. Mulher tem que ser uma boa esposa, uma boa cozinheira, uma boa mãe e dar conta dos seus filhos. Quando um bebê do sexo feminino chega ao mundo, ele já chega carregando esse peso, que, muitas vezes, não vemos no sexo masculino”, disse Tamires Cruz.

‘Mãe solo’

A psiquiatra falou, inclusive, sobre a figura da “mãe solo”, aquela que assume sozinha a responsabilidade de criar os filhos e prover a casa. “Isso dobra as responsabilidades, o que acaba pesando muito mais”, completou Tamires Cruz, pontuando que, nessas situações, as mulheres acabam ficando sem tempo para o autocuidado.

A alteração de humor e comportamento são os primeiros sinais que indicam que a sobrecarga no trabalho está afetando a saúde mental das mulheres. Alterações físicas também são indicativos de problemas e, por essa razão, é indispensável a busca por ajuda o quanto antes para evitar que as consequências negativas aumentem ainda mais.

“Seja com psiquiatra, com psicólogo com terapeuta até mesmo cursos on-line. Mas é importante buscar ajuda. A pessoa não vai conseguir buscar ajuda se antes não enxergar que tem um problema”, pontuou a profissional.

Com apresentação da jornalista Keith Almeida, o programa ‘Revista Maranhão’ é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). A entrevista completa está disponível no Youtube no seguinte link: : Revista Maranhão 02/06/2025

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ destaca 23ª edição do Fest Flora em Paço do Lumiar

Secretária municipal de Agricultura enfatizou o papel do evento no incentivo ao empreendedorismo das mulheres floristas e agricultoras…

Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB

As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…

‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão

Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…

Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo

Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…

‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão

Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico

Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…

Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale

Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…

‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença

Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto