12 de maio de 2025

‘Revista Maranhão’ fala sobre o crime de “stalking” contra as mulheres

Advogada Ivane Rodrigues, especialista em violência contra a mulher, foi a convidada do programa nesta segunda-feira

‘Revista Maranhão’ fala sobre o crime de “stalking” contra as mulheres

Ivane Rodrigues, advogada criminalista e familiarista, com a jornalista Keith Almeida

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Nesta segunda-feira (28), o programa ‘Revista Maranhão’, da TV Assembleia, abordou um novo tipo de violência contra as mulheres, no Brasil, que é o chamado crime de “stalking”, caracterizado pela perseguição sistemática, pela internet, às mulheres.  Quem abordou o tema foi a advogada criminalista e familiarista, especialista em violência contra a mulher, Ivane Rodrigues.

Inicialmente, o programa destacou a Medida Protetiva Online, que é mais um instrumento de proteção à violência contra as mulheres e se encontra disponível no site do Ministério Público Estadual (MPE), na aba Ao cidadão, no endereço mpma.mp.br, que permite que a vítima peça ajuda com segurança e sem precisar ir à delegacia.

A advogada ressaltou a importância do crime de “stalking”, tipificado em 2021 na legislação penal brasileira, ser pauta no jornalismo da TV Assembleia por se tratar de um tema muito importante, que é a perseguição contra as mulheres, hoje tão comum nos relacionamentos na era da internet.

“A medida protetiva é uma tentativa de cessar qualquer tipo de violência ou ameaça de violência ou perigo. Então, a medida protetiva online também cabe nos casos de crime de “stalking”, que é a perseguição reiterada e contínua. Quando uma pessoa está sendo perseguida, ela está em perigo e precisa de proteção”, esclareceu.

Cuidados

Ivane Rodrigues alertou para os cuidados que precisam ser adotados pelas pessoas que são vítimas de “stallking”.

“Se não houver o fim do relacionamento de forma saudável, a pessoa precisa cessar o contato com a outra, imediatamente, para não ficar vulnerável a esse tipo de prática, hoje, bastante comum nos relacionamentos. Evite frequentar os mesmos lugares e, se isso não for suficiente, busque ajuda. Você precisa ficar atenta”, frisou.

E complementou: “A redes sociais, hoje, estão cada vez mais presentes em nossas vidas e elas expressam a nossa imagem. Então qualquer tipo de dano ou ofensa precisa receber uma resposta de proteção imediata por parte da vítima, para que o autor da ofensa não prospere em sua perseguição”.

Outras temáticas

O programa também abordou uma pesquisa realizada, em 2023, que revela que 44% dos adolescentes estão viciados em celular, com o agravante de que essa dependência das telas tem aumentado os casos de ansiedade e insônia. E, ainda, uma exposição denominada “A luz ludovicense”, em cartaz na Procuradoria Geral de Justiça, no bairro Calhau, que tem como foco um novo olhar para as belezas da capital maranhense.

Com apresentação da jornalista Keith Almeida, o programa ‘Revista Maranhão’ é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ destaca 23ª edição do Fest Flora em Paço do Lumiar

Secretária municipal de Agricultura enfatizou o papel do evento no incentivo ao empreendedorismo das mulheres floristas e agricultoras…

Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB

As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…

‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão

Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…

Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo

Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…

‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão

Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico

Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…

Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale

Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…

‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença

Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto