27 de agosto de 2025

Ricardo Arruda repercute na Assembleia avanços da regularização fundiária no Maranhão

O deputado afirmou que o programa Paz no Campo já beneficiou mais de 22 mil famílias e entregou mais de 18 mil títulos de terra em todo o estado

Ricardo Arruda repercute na Assembleia avanços da regularização fundiária no Maranhão

Deputado Ricardo Arruda disse que o avanço na área é um resultado concreto que mostra a força do programa 'Paz no Campo'

Assecom / Dep. Ricardo Arruda

O deputado estadual Ricardo Arruda (MDB) repercutiu, na sessão plenária de terça-feira (26), os avanços conquistados pelo Maranhão na área de regularização fundiária, citando como exemplo o povoado Alto Brasil, em Grajaú. Segundo o parlamentar, somente nessa comunidade, que já possui porte de cidade, mais de 500 residências já estão em processo de regularização e a meta é alcançar mais de 2 mil imóveis contemplados.

“Esse é um resultado concreto que mostra a força do programa Paz no Campo, que tem transformado a realidade de milhares de famílias”, afirmou.

Arruda destacou ainda que o programa, executado pelo Governo do Maranhão em parceria com o Tribunal de Justiça e com apoio do Iterma, já beneficiou mais de 22 mil famílias e entregou mais de 18 mil títulos de terra em todo o estado. Além disso, 27 comunidades quilombolas, reunindo mais de 2 mil famílias, também foram contempladas.

Durante sua fala, o deputado ressaltou a importância do reconhecimento nacional e internacional. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) premiou o Maranhão como referência em regularização fundiária rural, e a ONU apoiou com mais de R$ 15 milhões o programa Terra por Elas, que vai beneficiar 2.500 trabalhadoras rurais.

“O que trago aqui não é discurso, são resultados. O Maranhão é hoje referência em promover a paz no campo, e quem afirma isso não sou eu, mas o CNJ e a ONU. Até no meu município de Grajaú já vemos os frutos, como no Alto Brasil, que caminha para ter mais de 2 mil unidades regularizadas”, declarou.

Para Ricardo Arruda, a conquista não deve ser atribuída apenas ao Executivo, mas a toda uma articulação institucional que envolve também o Judiciário, os técnicos municipais e estaduais. “É uma vitória coletiva, que precisa ser reconhecida como tal”, concluiu.

Mais notícias

MP garante reserva de vagas em cursos oferecidos por instituições públicas de educação superior

Segundo a MP, ficam reservadas 50% das vagas aos alunos que tenham cursado todas as séries na rede…

‘Saúde e Bem-Estar’ – Cardiologista esclarece sobre risco de morte súbita em eventos de rua

Médico Serafim Júnior advertiu que não se pode correr de forma aleatória e que é preciso tomar cuidados…

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao motouber Franklin César com um minuto de silêncio  

Solicitações foram feitas pelos deputados Carlos Lula e Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da…

‘Diário da Manhã’ – Presidente do Inmeq-MA alerta sobre golpes em postos de combustíveis 

Eliel Gama afirmou que, no dia 11 de setembro, o Inmeq-MA treinará profissionais de oito estados para se…

Geriatra aborda saúde mental de idosos no ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira

Médica Zali San Lucas afirmou que é essencial a presença familiar e a atenção para evitar o desenvolvimento…

Carlos Lula critica organização de evento do Governo para entrega de equipamentos a estudantes

O parlamentar usou a tribuna para criticar o ato do governo na sessão plenária desta terça-feira

Plenário faz um minuto de silêncio em memória de comandante e de cabo da PM 

Solicitações das homenagens póstumas foram feitas pela presidente Iracema Vale e pelo deputado Wellington do Curso 

Júnior Cascaria agradece governador Brandão por hospital em Poção de Pedras e pavimentação no Médio Mearim

Deputado também destacou que, desde o início do seu mandato na Assembleia, o governador tem atendido a diversas…