26 de fevereiro de 2025

Rodrigo Lago cobra urgência na execução das obras de reforma do Arquivo Público do Maranhão

Parlamentar destacou que os recursos federais para a reforma do prédio histórico já estão disponíveis, conforme consta no Portal da Transparência

Rodrigo Lago cobra urgência na execução das obras de reforma do Arquivo Público do Maranhão

Deputado Rodrigo Lago cobrou urgência na execução da reforma do Arquivo Público do Maranhão

Assecom/ Dep. Rodrigo Lago

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (25), o deputado estadual Rodrigo Lago fez um apelo ao Governo do Estado pela imediata execução das obras de restauração do Arquivo Público do Maranhão (APEM). O parlamentar destacou que os recursos federais para a reforma do prédio histórico já estão disponíveis, conforme consta no Portal da Transparência, mas nenhuma intervenção foi iniciada até o momento.

Rodrigo Lago relembrou sua visita ao local no ano passado, ao lado do deputado Carlos Lula, e descreveu as condições precárias da estrutura. “Ali está a memória do nosso povo, da nossa gente, da nossa cultura. E a situação em que esse arquivo é guardado, de fato, não permite que essa memória se prolongue durante muito tempo”, afirmou.

Além disso, Lago falou da preocupação com o plano de transferência do acervo para contêineres, o que pode prejudicar pesquisas e comprometer a conservação dos documentos. “Anuncia-se a transferência de todo aquele acervo para contêineres, o que prejudicará certamente a pesquisa científica e preocupa muitos pesquisadores”, alertou.

O parlamentar destacou ainda a dedicação dos servidores do Arquivo Público. “Eu quero parabenizar cada um desses servidores. Muitos deles servidores efetivos que lá trabalham há muitos e muitos anos e que se dedicam diuturnamente para garantir a permanência dessa memória viva no povo do Maranhão”, parabenizou Lago.

Por fim, Rodrigo Lago cobrou do governo estadual maior sensibilidade e agilidade na execução do projeto de reforma, além de um plano adequado para a guarda temporária do acervo. “Que a cultura do nosso estado não se resuma ao Carnaval, ao São João e ao Réveillon, mas que guarde a nossa memória viva para gerações que nos sucederem”, concluiu.

Criado em 1974, o Arquivo Público do Maranhão é responsável por preservar e divulgar documentos históricos que remontam ao século XVIII. Seu acervo inclui registros do período Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas arquitetônicas e partituras musicais. Ao todo, são aproximadamente 1,5 km de documentos textuais que narram a história do estado e do Brasil.

Mais notícias

Adelmo Soares reforça apoio a Orleans Brandão e destaca preparo de Iracema Vale

Parlamentar deixou claro que o grupo já possui definição sobre o nome que disputará o Governo do Estado

Presença da campeã mundial Ana Paula marca evento de handebol em Caxias e reforça atuação do deputado Adelmo Soares

Ana Paula participou de treinamentos, rodas de conversa, sessões de autógrafos e momentos de interação direta com os…

‘Revista Maranhão’ debate sobre dignidade menstrual e políticas públicas para mulheres

Advogada Sânya Aquino destaca desafios, avanços e a importância da informação para garantir direitos e dignidade feminina

Procon orienta consumidores sobre direitos e alerta para golpes, no ‘Diário da Manhã’

Ricardo Cruz, diretor do Viva Procon, explica como agir em casos de reajustes indevidos de planos de saúde,…

Deputado Adelmo Soares realiza segunda etapa de entrega de cestas básicas aos mototaxistas de Caxias

Ação, que faz parte do Programa Mototáxi Valorizado, de iniciativa do parlamentar, beneficiou 500 mototaxistas, que receberão as…

Deputado Catulé Júnior tem contribuição política reconhecida e recebe Título de Cidadão Humbertuense

Honraria foi concedida pela Câmara Municipal de Humberto de Campos em retribuição à parceria do parlamentar e contribuições…

‘Mais Saúde’ destaca impacto da obesidade e das novas medicações na saúde ocular

A oftalmologista Acácia Jordão fala sobre a abordagem integrativa na oftalmologia e alerta para efeitos oculares relacionados ao…

Presidente da Fetaema destaca avanços e desafios da agricultura familiar em entrevista ao ‘Maranhão no Campo’

Ângela Silva afirma que os últimos três anos marcaram a retomada do diálogo e fortalecimento das políticas voltadas…