26 de fevereiro de 2025
Rodrigo Lago cobra urgência na execução das obras de reforma do Arquivo Público do Maranhão
Parlamentar destacou que os recursos federais para a reforma do prédio histórico já estão disponíveis, conforme consta no Portal da Transparência

Assecom/ Dep. Rodrigo Lago
Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (25), o deputado estadual Rodrigo Lago fez um apelo ao Governo do Estado pela imediata execução das obras de restauração do Arquivo Público do Maranhão (APEM). O parlamentar destacou que os recursos federais para a reforma do prédio histórico já estão disponíveis, conforme consta no Portal da Transparência, mas nenhuma intervenção foi iniciada até o momento.
Rodrigo Lago relembrou sua visita ao local no ano passado, ao lado do deputado Carlos Lula, e descreveu as condições precárias da estrutura. “Ali está a memória do nosso povo, da nossa gente, da nossa cultura. E a situação em que esse arquivo é guardado, de fato, não permite que essa memória se prolongue durante muito tempo”, afirmou.
Além disso, Lago falou da preocupação com o plano de transferência do acervo para contêineres, o que pode prejudicar pesquisas e comprometer a conservação dos documentos. “Anuncia-se a transferência de todo aquele acervo para contêineres, o que prejudicará certamente a pesquisa científica e preocupa muitos pesquisadores”, alertou.
O parlamentar destacou ainda a dedicação dos servidores do Arquivo Público. “Eu quero parabenizar cada um desses servidores. Muitos deles servidores efetivos que lá trabalham há muitos e muitos anos e que se dedicam diuturnamente para garantir a permanência dessa memória viva no povo do Maranhão”, parabenizou Lago.
Por fim, Rodrigo Lago cobrou do governo estadual maior sensibilidade e agilidade na execução do projeto de reforma, além de um plano adequado para a guarda temporária do acervo. “Que a cultura do nosso estado não se resuma ao Carnaval, ao São João e ao Réveillon, mas que guarde a nossa memória viva para gerações que nos sucederem”, concluiu.
Criado em 1974, o Arquivo Público do Maranhão é responsável por preservar e divulgar documentos históricos que remontam ao século XVIII. Seu acervo inclui registros do período Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas arquitetônicas e partituras musicais. Ao todo, são aproximadamente 1,5 km de documentos textuais que narram a história do estado e do Brasil.
Mais notícias
Deputado Adelmo Soares critica politização do debate sobre a saúde no Maranhão
Parlamentar condenou o ato de colocar culpa dos problemas exclusivamente no governo atual e lembrou que questões estruturais…
Davi Brandão afirma que fortalecimento do serviço de hemodiálise ampliou acesso de pacientes renais crônicos ao tratamento
Segundo ele, a ampliação do serviço no Maranhão é reflexo de uma gestão comprometida do governador Brandão com…
Eric Costa pontua investimentos do Governo do Estado em obras estruturantes e de saúde
O deputado destacou o compromisso do governador com a saúde pública, especialmente pela ampliação do sereviço de hemodiálise
Deputada Janaína destaca Expoimp e a classificação do Maranhão como zona livre da febre aftosa
Ela ressaltou ainda a agenda do governador Brandão em Imperatriz, quando levou várias ações para a Região Tocantina
Especialista destaca importância das redes sociais para o empreendedorismo no ‘Diário da Manhã’
Sílvio Guilherme destacou, no programa, que as redes sociais oferecem ferramentas poderosas para aumentar a visibilidade, engajar clientes…
‘Contraplano’ destaca incidência da Síndrome de Burnout em profissionais da saúde
Programa debateu causas do problema que é um distúrbio mental relacionado ao trabalho, resultando em um estado de…
Carlos Lula cobra prisão de prefeito acusado de matar policial militar no Maranhão
Deputado disse que caso tem gerado revolta popular e pediu providências urgentes por parte da Polícia
Crescimento de emprego formal no Maranhão em 2025 é tema do ‘Café com Notícias’
Segundo a coordenadora do Sine, Carla Alcântara, foram criadas 11.400 vagas de janeiro a maio deste ano no…